Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal; Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.
O sistema nervoso central é formado por duas partes básicas: o encéfalo e a medula espinhal. O encéfalo está contido no interior da caixa craniana, e a medula espinhal está contida no interior da coluna vertebral, no canal vertebral.
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:Medula espinhal. A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. ... Cérebro. ... Bulbo ou medula oblonga. ... Cerebelo. ... Ponte. ... Sistema Nervoso Voluntário. ... Sistema Nervoso Autônomo.
Sistema nervoso periférico Os nervos cranianos são doze pares de nervos, ligados ao encéfalo, que se relacionam com a cabeça e o pescoço. Recebem o nome de nervos cranianos em virtude de sua origem. São eles: Três deles são sensoriais e levam informações ao encéfalo (centrípetos - olfativo, óptico e auditivo).
Nervos cranianosI. Nervo Olfatório.II. Nervo Óptico.III. Nervo Oculomotor; IV. Nervo Troclear; VI. Nervo Abducente.V. Nervo Trigêmeo.VII. Nervo Facial.VIII. Nervo Vestibulococlear.IX. Nervo Glossofaríngeo.X. Nervo Vago.
20 curiosidades que você vai gostar
Originados na medula espinhal, os nervos raquidianos (nervos espinhais) são nervos mistos que se ramificam ao longo da medula. Eles são responsáveis pela inervação de parte da cabeça, do tronco e dos membros superiores. Eles são compostos por 31 pares, sendo: 8 pares de nervos cervicais.
Nervos espinhais: são aqueles que partem da região da medula espinhal. Existem 31 pares de nervos espinhais e eles recebem denominação de acordo com a região da coluna vertebral de onde emergem. Desses 31 pares: 8 pares são de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo.
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. Os nervos são fibras nervosas agrupadas em feixes, enquanto os gânglios são acúmulos de neurônios que estão fora do sistema nervoso central.
Os nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e o óptico, que ligam-se respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo.
→ Nervos cranianos
Nervos cranianos partem do encéfalo, em doze pares, conectando-o a órgãos do sentido e músculos, principalmente os localizados na região da cabeça.
Possui três funções gerais; (1) recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça; (2) contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal (lado esquerdo do cérebro ...
O principal componente desse sistema é a célula neuronal (o neurônio), altamente especializada na recepção e condução de impulsos de natureza elétrica, possuindo grande variedade quanto ao tamanho, forma e função. ...
As células nervosas, que também são chamadas de neurônios, são um dos principais componentes desse sistema. Os neurônios são um tipo de célula que tem como especialidade receber e conduzir impulsos para as outras células. Além dos neurônios, as células gliais também compõem o tecido nervoso.
O encéfalo fica protegido pelo crânio, enquanto que a medula espinhal fica protegida pela coluna vertebral. O encéfalo é uma estrutura que se forma quando se inicia o desenvolvimento embrionário, e à medida que o embrião se desenvolve ele se diferencia em três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico.
A sua função é conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzindo os impulsos e coordenando as atividades musculares e reflexos.
O sistema nervoso simpático é responsável pelas alterações no organismo em situações de estresse ou emergência. ... O sistema nervoso parassimpático tem a função de fazer o organismo retornar ao estado de calma em que o indivíduo se encontrava antes da situação estressante.
Os nervos cranianos compõem o sistema nervoso periférico e são eles que fazem a conexão com o encéfalo (sistema nervoso central). ... Assim, eles são classificados em nervos motores, sensitivos ou mistos (quando possuem as duas funções – motora e sensitiva).
O nervo óptico é um nervo exclusivamente sensitivo, cujas fibras conduzem impulsos visuais, classificando-se como aferentes somáticas especiais.
O nervo óptico é sensitivo, visto que é formado por fibras aferentes somáticas especiais, cuja função é conduzir os impulsos visuais.
São nervos cranianos: nervo olfatório, nervo óptico, nervo oculomotor, nervo troclear, nervo abducente, nervo trigêmeo, nervo facial, nervo vestíbulo-coclear, nervo glossofaríngeo, nervo vago, nervo acessório e nervo hipoglosso. Os nervos espinhais, por sua vez, inervam o tronco, membros e algumas regões da cabeça.
Esses nervos, que são encontrados no número de 31 pares, são os responsáveis por inervar o tronco, membros e uma porção da cabeça. Existem, no total, oito pares de nervos cervicais, doze pares de nervos torácicos, cinco pares de nervos lombares, cinco pares de nervos sacrais e um nervo coccígeo.
O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é dividido em telencéfalo, diencéfalo, cerebelo e tronco encefálico.
É muito comum, também, classificar os nervos de acordo com a região do sistema nervoso à qual estão ligados: os nervos cranianos são aqueles ligados ao encéfalo, enquanto os raquidianos ou espinais são ligados à medula espinhal. No corpo humano existem 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos.
Cada nervo espinhal é formado pela união das raízes dorsal e ventral. A raiz dorsal é a parte da medula espinhal onde se localizam os neurônios sensoriais. Nela encontra-se o gânglio, região dilatada onde estão os corpos dos neurônios sensoriais somáticos e visceral.
Introdução. Os nervos espinhais se originam da medula espinhal, que é protegida pela coluna vertebral. A coluna é formada pelas vértebras cervicais (7), as torácicas (12), as lombares (5), o sacro e o cóccix. A maioria dos nervos espinhais saem da medula pelos forames intervebrais.
Como foram criados os ângulos?
Qual é a origem da comida japonesa?
O que é bom pra poder tirar Maresia de alumínio?
Quais são os 3 tipos de relevo que podemos encontrar no Japão?
Porque a Catedral de Maringá foi construída?
Porque o Piauí foi colonizado pelo interior?
Como é calculado o tempo de viagem no Google Maps?
Quando foi criada a lei contra o racismo?
Como age o Pantogar no organismo?
Quem inventou o casamento no civil?
Porque que todas as garrafas de vinho são de 750 ml?
Por que o Palmeiras tem dois títulos brasileiro em 1967?
Quais substâncias são usadas no clareamento dental?
Como o Japão alcançou o desenvolvimento econômico que apresenta hoje?
O que a Constituição de 1891 define a respeito do direito ao voto?