As oferendas para Exu, orixá conhecido por comer de tudo, são entregues do lado de fora, na rua. Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estradas. As cerimônias religiosas, essas, sim, são no mais das vezes privadas.
Banquete despachado: oferendas para os orixásEXU. Prato – Milho amarelo com azeite-de-dendê. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OGUM. Prato – Inhame assado com azeite-de-dendê e feijão-fradinho torrado no fogo. ... OXUM. Prato – Omolocum, prato feito com. ... IEMANJÁ ... OXALÁ ... IANSÃ ... IANSÃ
“A comida para Exu é feita com farinha que vem da terra e com alimentos quentes, porque Exu mexe com materialidade, sexualidade, uma energia quente. Para Oxalá, que é um extremo oposto, é um orixá de serenidade, então você serve canjica fria, já que ele mexe com calma, paz, plenitude”.
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel.
Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados. Velas, charutos ou cigarros são sempre bem-vindos.
31 curiosidades que você vai gostar
Exu recebeu a missão fazer a comunicação entre os seres humanos e o plano divino e, como é uma entidade de grande importância, representa o início da comunicação. Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu.
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.
Farofa de cachaça ou mi-ami-ami otim é uma farofa preparada com farinha e cachaça, muito utilizada nos rituais de Exu, padê e limpeza de corpo. O povo do santo também chamam de farofa de cachaça toda farofa feita com aguardentes, vinhos ou qualquer bebida alcoólica.
Dessa forma, toda oferenda para agradar Exu deverá ser feita do lado de fora da casa, de preferência na rua, para que ele aceite o seu ebó de bom grado.
Para o Jornal 140, ele escolheu uma das receitas de seu livro Comida de Santo que se Come, a Canjica de milho branco, que é um dos pratos prediletos de Oxalá.
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
O que o Tranca Rua gosta de beber? Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns.
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Prece ao Orixá Exu
“Exu, tu que és regente do vazio, o vitalizador, o esgotador dos excessos humanos e de suas ilusões vãs, auxilia-nos. Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida.
Faça a saudação: “Laroiê Exu (ou Pombagira), Exu (ou Pombagira) ê Mojubá!”. Você vai ver que o caminho se abre, as respostas se afirmam. Quer saber mais sobre o trabalho de Marina Gold ou entrar em contato com ela, clique aqui.
Bebidas, colares, pulseiras e maçãs colocadas à mesa são algumas oferendas também à pomba gira, outra entidade espiritual que faz parte da noite.
Exu: mia ìyèfun: farofa de dendê.
“É um ritual comum para orixá Exú, que é o guardião das estradas, do caminho, louvamos na rua. Quando jogamos farinha na rua é uma reverência”, diz. Sem tabu, ele desmistifica o que a ignorância fez chamar de “coisa do capeta”. “Não cultuamos o demônio.
FAROFA DE FESTA PARA POMBA GIRA Doure a farinha de mandioca com o óleo e a cebola em fogo baixo, mexendo sem parar por 10 minutos. Acrescente a farinha de pão, misture bem e logo desligue. Espere esfriar. Acrescente as amendoas moídas e misture bem.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Para saber se uma pessoa tem pomba-gira, a primeira coisa que você precisa investigar é se existe mediunidade de incorporação. A maioria das pessoas não sabe, mas existem vários tipos de mediunidade.
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
Linha de Malei - Exu Rei. Linha de Mossurubi - Exu Kaminaloá Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Exu Pantera Negra. Linha Mista - Exu dos Rios/Exu das Campinas.
O que fazer com uma pessoa que se acha?
Como interpretar o resultado do ping?
O que pode causar trombose venosa profunda?
Quais celulares da Xiaomi são homologados pela Anatel?
Quanto tempo leva para cair no sistema o pagamento do IPVA?
Como consultar meu RPV pelo CPF?
Como os deficientes visuais estudam?
Qual o correto lhe dar ou lidar?
O que é um aditamento simplificado?
Como saber se o abacaxi está podre?
Qual o ganho de peso ideal para um recém-nascido?
Como identificar se o adolescente está com depressão?
Como identificar um siamês puro?
Como saber se o alho é nacional ou importado?
Como identificar sílabas poéticas?