Os principais sintomas que indicam que a mulher está entrando na menopausa e que também pode surgir após a menopausa são:
Menstruação irregular. ...
Ondas de calor. ...
Suores noturnos. ...
Dificuldade para dormir ou insônia. ...
Alterações de humor. ...
Secura vaginal. ...
Diminuição do desejo sexual. ...
Incontinência urinária.
A menopausa pode ter início após os 40 anos, mais especificamente entre os 45 e os 55 anos de idade. Ou seja, quando a menstruação passa a ser mais irregular e surgem sintomas como ondas de calor, pele ressecada e maior produção de suor, por exemplo.
São sinais e sintomas característicos da pré-menopausa:
Inicialmente há um encurtamento do ciclo menstrual que passa de 28 para 26 dias, por exemplo;
Posteriormente há maior intervalo entre as menstruações;
Pode eventualmente ocorrer uma menstruação abundante;
Irritabilidade;
Insônia,
Diminuição do desejo sexual.
A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.
A menopausa é precoce quando acontece antes dos 40. Se ela chega entre 40 e 45, não é precoce, mas é considerada uma "menopausa cedo" porque ocorre bem antes da média, algo em torno dos 49 anos. Após os 53, é tardia. Vale esclarecer que a menopausa é a data em que a mulher menstrua pela última vez.
26 curiosidades que você vai gostar
Sinais e sintomas
Ondas de calor (fogacho) O fogacho, também chamado de afrontamento, são as famosas ondas de calor que ocorrem na perimenopausa. ...
Suores noturnos. A sudorese noturna é uma variante dos fogachos. ...
Distúrbios do sono. ...
Menstruação irregular. ...
Depressão. ...
Ansiedade. ...
Variações súbitas do humor. ...
Secura vaginal.
O cérebro, pele, músculos e emoções são afetados pela queda dos níveis de estrogênio; ondas de calor, suores noturnos, problemas de sono, ansiedade, mau humor e perda de interesse por sexo são comuns. Problemas na bexiga e secura vaginal também são normais durante esse período.
Dores musculoesqueléticas, artralgias e dores difusas estão entre as mais comuns. Já um estudo, publicado na revista da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, mostrou que, para a maioria das mulheres na menopausa que afirmam sentir dor, os locais de maior acometimento são a coluna vertebral, os joelhos e os ombros.
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.
As dores são a contração do útero eliminando todo o material que sairá como menstruação. A dor, pode ser encontrada em duas variações e intensidades: 1) Primária: que é quando aparece até o terceiro ano após o início da menstruação e dura de 1 a 2 dias. Ela pode continuar até a menopausa.
Muitas mulheres na menopausa experimentam sentimentos persistentes de fraqueza, cansaço e apatia, mesmo depois de uma boa noite de sono. No entanto, também podem ser um sinal de problemas de tireoide ou deficiência de ferro. Portanto, é fundamental o acompanhamento de um médico.
Reflexo do aumento de alguns hormônios, principalmente do estrógeno, a TPM perdura até a faixa etária que vai dos 45 aos 60 anos, quando chega o climatério – período que antecede a menopausa.
Assim, alguns sinais e sintomas que podem indicar que a primeira menstruação está próxima são:
Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas;
Crescimento das mamas;
Aumento dos quadris;
Pequeno aumento de peso;
Aparecimento de espinhas no rosto;
Climatério. É a fase em que o corpo da mulher se prepara para a menopausa. Esse período começa por volta dos 38 anos e é marcado por irregularidades na menstruação (o fluxo pode não descer de tempos em tempos) e pelas primeiras ondas de calor.
Os principais sintomas que indicam que a mulher está entrando na menopausa e que também pode surgir após a menopausa são:
Menstruação irregular. ...
Ondas de calor. ...
Suores noturnos. ...
Dificuldade para dormir ou insônia. ...
Alterações de humor. ...
Secura vaginal. ...
Diminuição do desejo sexual. ...
Incontinência urinária.
5 maneiras de reduzir o efeito da menopausa nas mulheres
Praticar atividades físicas e exercícios. ...
Ter bons hábitos de sono. ...
Manter uma alimentação saudável. ...
Fazer reposição hormonal. ...
Estar em dia com os check-ups.
A dor de cabeça tende a aumentar de intensidade e se tornar mais frequente na menopausa devido as alterações hormonais típicas desta fase. Assim, fazer a reposição hormonal pode ser uma boa estratégia para combater este e outros sintomas como insônia, aumento de peso e as ondas de calor.
Embora seja raro, existem mulheres que podem apresentar os sintomas de menopausa antes dos 40 anos de idade, sendo conhecida como menopausa precoce. Normalmente, quanto mais cedo surgirem os primeiros sintomas, mais cedo a mulher irá entrar realmente na menopausa.
A primeira menstruação costuma durar entre 3 a 8 dias e depois desaparece. Não espere nenhuma alteração nítida no seu aspecto imediatamente após a menarca. Se você não contar, ninguém vai saber que você já menstruou.
Embora muitas meninas comecem a menstruar entre os 11 e 13 anos de idade, você pode ter sua primeira menstruação a qualquer momento entre os 9 e os 16 anos. Todos têm seu próprio “relógiobiológico” e o seu é diferente de todas as outras pessoas.
Depois da primeira menstruação, o clitóris fica mais sensível. Os pelos nas regiões íntimas, como na virilha, se tornam mais espessos e podem inclusive sofrer alterações de cor. Outras alterações variam muito de menina para menina – e de caso a caso.
De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa pode provocar alterações de humor, insônia, ansiedade e melancolia. Além disso, mulheres que já sofreram com problemas de saúde mental no passado são mais propensa a apresentar sintomas quando a última menstruação se aproxima.
Para confirmar a menopausa, o ginecologista indica a realização de alguns exames de sangue, como a dosagem de FSH, LH, prolactina. No caso de ser confirmada a menopausa, o médico pode recomendar que seja feita uma densitometria óssea para avaliar a parte óssea da mulher.
Os sintomas do climatério podem começar a surgir entre os 40 e os 45 anos de idade e podem durar até 3 anos, sendo os mais comuns as ondas de calor, ciclo menstrual irregular, diminuição do desejo sexual, cansaço e alterações bruscas do humor.
Tomar chá de camomila. O chá de camomila pode ser usado na menopausa com o objetivo de diminuir as alterações de humor comuns na menopausa. Assim, a mulher pode sentir-se mais calma e mais tranquila durante esse período.
Como se originou o nome jogo da velha?
Como Marie e Pierre se conheceram?
Como surgiu o romantismo e como foi sua história no Brasil?
Como funciona a fisiologia do sistema nervoso?
Como o sabão limpa as impurezas?
Como fazer sequenciamento genético?
Qual a função do modificador em inglês?
Como aplicar a pomada metronidazol na gravidez?
O que significa a palavra texto Defina em poucas palavras?
Como calcular volume de uma pirâmide hexagonal?
Qual é a forma de obter resultado de frações irredutivel?
Como o tecido adiposo pode ser classificado?
Como usar o multímetro amperímetro?