Explicação: Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.
As de origem sedimentar são chamadas de rochas clásticas; as de origem química e mineral são chamadas de rochas químicas; e aquelas oriundas de restos de animais são chamadas de rochas orgânicas.
As rochas metamórficas resultam da transformação de outras rochas através da submissão dessas a condições específicas de temperatura e pressão. ... Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas; quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas.
As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. ... Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.
1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas.
As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.
Possuem uma textura vítrea, posto que o esfriamento do magma ocorre de maneira rápida. De tal modo, nesse tipo de rocha magmática, os minerais se fundem rapidamente, o que impossibilita visualizar cada cristal que a compõe. Segundo a quantidade de silício (Si) presente na rocha magmática, elas são classificadas de três maneiras:
Exemplos de rochas magmáticas extrusivas são o basalto e a obsidiana. As rochas intrusivas ou plutônicas são resultado de um lento resfriamento do magma, ...
Rochas Magmáticas Intrusivas: também chamadas de "rochas plutônicas ou abissais", esse tipo de rocha ígnea é formado no interior da crosta terrestre e seu processo de formação é mais lento. Possuem uma textura fanerítica na qual se notam os cristais de cada mineral que a compõe.
São ricas em olivinas e piroxênios, que são minerais pobres em SiO 2, e ricos em ferro e magnésio, o que lhes confere uma coloração escura. O gabro é o exemplo intrusivo das rochas máficas, de coloração cinza-escura, granulação fina e minerais máficos, como piroxênio abundante, não contém quartzo, e plagioclásio moderado.
Como o carbono vai para o corpo das pessoas?
Qual a relação entre entre o VC é a boa formação de pastagens?
Como o senso comum pode ser obtido?
Que maneira o ser humano atua na modificação do relevo?
Como regular binóculo Celestron?
Como é feita a regulagem do GNV?
Como o ser humano aprendeu a falar?
Quais as formas de aquisição de propriedade?
Como a utilização desse pronome contribui para a coesão textual?
Como regular o ganho do módulo com multímetro?
Como diminuir o barulho do pressurizador de água?
Como o ser humano chegou ao continente americano pela rota asiática?
Como regular mola de dobradiça?
Como regular a pá do ventilador de teto?
Como ser a melhor namorada para um homem?
Como se descobre que está grávida?