Que quer dizer peculato?

Pergunta de Mauro Moura em 30-05-2022
(44 votos)

O que é o peculato: “Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.”

O que é o que é peculato?

Funcionário público que se apropria ou desvia bens a que tem acesso, em razão de seu cargo, comete crime de peculato. ... O crime de peculato tem como objetivo punir o funcionário público que, em razão do cargo, tem a posse de bem público, e se apropria ou desvia o bem, em benefício próprio ou de terceiro.


O que é um crime de peculato?

O peculato-furto acontece quando o funcionário furta um bem público mesmo sem ter posse sobre o bem. ... Existe também o peculato mediante erro de outrem (ou peculato estelionato), que acontece quando o servidor, no exercício do cargo, se apropria de um bem por conta do erro de outra pessoa (cidadão ou outro servidor).

Quais os tipos de crimes de peculato?

A lei penal classifica o peculato das seguintes maneiras:Peculato-apropriação (artigo 312, caput, primeira parte);Peculato-desvio (artigo 312, caput, segunda parte);Peculato-furto (artigo 312, §1º);Peculato-culposo (artigo 312, § 2º e 3º);Peculato-estelionato (artigo 313);

Qual é o peculato próprio e quais são suas espécies?

O peculato-apropriação configura-se, por exemplo, quando o funcionário público fica com um bem que recuperou em uma operação policial. Já o peculato-desvio ocorre quando aquele funcionário público dá um destino diferente ao dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel que tenha a posse também em razão do cargo.

Peculato - Arts 312 e 313 do CP (Facilitando o Direito Penal)


31 curiosidades que você vai gostar

Qual é o peculato impróprio?

Em contrário, há no 1º do mesmo artigo o peculato impróprio, que é o peculato furto, praticado por aquele funcionário que, não apenas se apropria nem desvia, mas subtrai dinheiro, valor ou bem beneficiando-se da facilidade que o cargo lhe proporciona.

O que é peculato próprio é impróprio?

Peculato próprio e impróprio

Crimes próprios, são crimes que só podem ser cometidos por pessoas específicas, como é o caso do peculato, que só pode ser cometido por funcionários públicos. Para o direito penal, o que importa é o exercício da função pública, independentemente do indivíduo que praticou o ato.

Quais são os crimes próprios?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo. Podemos citar como exemplo o crime de infanticídio, que só pode ser cometido pela mãe, sob influência do estado puerperal (art.

O que é concussão exemplo?

Caracteriza-se quando o funcionário exige, para si ou para outro, vantagem indevida em razão do cargo que ocupa. Pode ser usado o mesmo exemplo do policial que exige dinheiro para não lavrar um flagrante. Ele está usando a autoridade de sua função para exigir o dinheiro.



Outras questões

Como ligar elevador de carro trifásico?

Como pagar o Veloe?

Como pagar a fatura do cartão do Bradesco?

Onde pago com PayPal?

Como pagar a última parcela de um financiamento Bradesco?

Como fazer para se bronzear mais rápido no sol?

Como liberar espaço no quarto?

Como colocar currículo na Riachuelo?

Como se brinca a brincadeira carrinho de mão?

Quais máquinas aceitam mercado pago?

Qual o objetivo da atividade Esconde-esconde?

Como pegar bronze com água e sal?

Tem como pagar o Netflix pelo mercado pago?

Como utilizar o cartão virtual do Banco do Brasil?

Como se cadastrar no Não Me Perturbe?

Posso solicitar o boleto do cartão Magazine Luiza por telefone?

Onde cadastrar serviços?

O que posso pagar com ame?

Como faço para ativar um aparelho no Netflix?

Como é que se brinca de barra manteiga?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com