Salomão na velhice disse assim: “Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre. O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.” (Eclesiastes 1:3-5).
Nessa linha, geralmente se invoca um preceito bíblico dizendo que o trabalho envolve aquilo que alcançamos do suor do próprio rosto. Segue a passagem sempre citada: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela fostes formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Bíblia Sagrada, Gênesis 3.19).
Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Eclesiastes 3. Tudo tem o seu tempo determinado — Tudo o que Deus faz durará eternamente — Deus julgará o justo e o ímpio. 1 Tudo tem o seu tempo determinado, e todo propósito debaixo do céu tem o seu tempo: ... 10 Tenho visto o trabalho que Deus deu aos filhos dos homens, para que se aocupem com ele.
Recebemos o Mandamento de Trabalhar
O trabalho tem sido o meio de vida na Terra desde que Adão e Eva deixaram o Jardim do Éden. ... Adão e Eva trabalharam nos campos para conseguirem seu próprio sustento e o de seus filhos (ver Moisés 5:1). O Senhor disse ao povo de Israel: “Seis dias trabalharás” (Êxodo 20:9).
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O aforismo é encontrado na Segunda Epístola aos Tessalonicenses 3:10, cuja autoria é tradicionalmente atribuída ao Apóstolo Paulo (com Silas e Timóteo), onde se lê: εἴ τις οὐ θέλει ἐργάζεσθαι μηδὲ ἐσθιέτω
Os temas de Eclesiastes são a dor e a frustração engendradas pela observação e meditação sobre as distorções e desigualdades do mundo, a utilidade dos atos humanos e as limitações da sabedoria e da retidão.
Em Eclesiastes 3:1, diz que Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Por isto devemos entender que o tempo e dado a nos de graça por Deus, no entanto, ele e tão valioso que não tem preço.
A confusão vem quando olhamos para o tempo chronos e desprezamos o kairós, o tempo de Deus. Quando esperamos o tempo de Deus, não o nosso tempo, tudo é diferente. ... Algo que temos que guardar em nosso coração é que há um tempo determinado por Ele. “Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado”.
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