Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.
A enumeração ou lista de itens pode começar, nesse caso, com letra inicial maiúscula ou minúscula. A escolha se dará em função não dos dois-pontos, mas dos itens em si. Se são relativamente curtos e você quer dar a eles maior ligação, inicie-os com minúscula e termine com ponto e vírgula.
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha. Há opções, mas é preciso observar essa coerência.
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Pode ainda se utilizar de temos como "primeiro", "segundo" e "terceiro" ou "inicialmente", "posteriormente", etc. Veja os exemplos: "Eduardo acordou, falou com sua noiva, tomou café da manhã, tomou banho e saiu para o trabalho." "Primeiro, Maria chegou no trabalho e falou com seus colegas.
O ponto e vírgula separa itens enumerados em listas, bem como explicações ou instruções divididas em itens. É comumente utilizado em leis, decretos e editais, bem como em manuais de instrução e em receitas culinárias.
Confira abaixo os dez sinais de pontuação utilizados na nossa língua, assim como as situações em que devem ser empregados, seguidas de exemplos.
Ponto, dois-pontos e travessão são exemplos de sinais de pontuação que utilizamos. ... Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.
Fazemos o ponteiro 'anterior' receber o ponteiro 'atual', e depois fazemos o 'atual' receber o próximo elemento da lista, que é o 'atual->prox'. Se queremos chegar na posição 4, por exemplo, devemos fazer esse procedimento 3 vezes, pois partimos da primeira posição da lista.
Ou seja, para excluir, basta apontarmos o elemento anterior ao que queremos retirar, para aquele elemento que vem DEPOIS do que queremos retirar. E pronto. A lista continua ligada, mas sem o elemento 'atual', na qual retornamos, sem antes decrementar a variável tam, já que retiramos uma estrutura da lista.
Hoje faremos a criação de uma lista baseada em outra lista. Para isso veremos um exemplo de DESLOC e CORRESP. Nesta lista de dados temos as sucursais e os vendedores que compõem cada uma. Selecione as células B1:E1 referente as sucursais e nomeie o intervalo como Sucursais.
Nesta lista de dados temos as sucursais e os vendedores que compõem cada uma. Selecione as células B1:E1 referente as sucursais e nomeie o intervalo como Sucursais. Selecione o intervalo A1:E6 e nomeie o intervalo como Vendedores. Clique em OK, teremos criado a primeira lista, que trará as sucursais cadastradas.
O que posso fazer para secar a barriga?
Como descartar folhas de caderno?
O que é densidade óssea normal?
O que significa a palavra gratidão em hebraico?
Qual é a velocidade máxima do papa-léguas?
Quem paga o frete de devolução da mercadoria?
O que significa transindividuais ou difusos?
Qual a idade máxima para entrar na efomm?
Como ativar o arquétipo do amor?
O que é o metabolismo oxidativo?
Quanto tempo dura o Mini-lifting?
Como diagnosticar o rotavírus?
Quais produtos de piscina não podem ser misturados?
Pode tomar vitamina D todos os dias?