Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
É insuportável estar na sua presença. Orações sem sujeito são formadas com verbos impessoais, sempre conjugados na 3.ª pessoa do singular, como: Verbos que indicam fenômenos atmosférico e da natureza, como os verbos chover, nevar, ventar, anoitecer, escurecer,… Todos os dias chove no fim da tarde.
Vejam que o sujeito veio no final da oração. Quando acontece de o predicado vir antes do sujeito, dizemos que a oração está na ordem inversa. A ordem direta da oração acima seria: O menino *caiu no chão. O sujeito também pode vir no meio da oração.
A despeito do sujeito ser um termo essencial na oração, o sujeito inexistente pode se manifestar pelo desconhecimento ou desinteresse do agente que executa a ação.
Os objetos de uma oração referem-se aos termos que completam o sentido do verbo, ou seja, assim como o complemento nominal e o agente da passiva, esses termos são considerados termos integrantes da oração.
Em que século surgiu o Maculelê?
Como o ambiente influencia no fenótipo?
Como foi a viagem de Cristóvão Colombo para a América?
Como ocorre a formação e a interpretação da imagem?
Como ocorre digestão dos carboidratos?
Qual a definição de força nuclear forte?
Como o amendoim pode ser utilizado na indústria?
Por que os vírus são ditos acelulares?
Como ocorre o processo de fermentação Brainly?
Como ocorre a indução eletromagnética em geradores de corrente elétrica?
Qual é a relação entre os sistemas digestório respiratório e circulatório?
Quais são as possíveis interações da radiação eletromagnética com os alvos na superfície da Terra?
Como acontece a formação dos gametas?
O que é ionização de um ácido?
Que tipos de fatores ambientais podem influenciar metilação do DNA?