Que ou que?

Pergunta de Sérgio Machado Oliveira em 31-05-2022
(60 votos)

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

Quando se usa o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.


Que ou que exemplos?

Não recebe acento quando estiver ocupando a função de pronome substantivo e pronome adjetivo. Exemplos: - pronome adjetivo: “Que horas são?”; “Que iniciativa bacana!” - pronome substantivo: “Que eles fizeram com você?”; “Que aconteceu por aqui hoje?”

O quê ou de que?

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Em que ou em qual lugar?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Que ou quê? Quando acentuar o "que"


29 curiosidades que você vai gostar

Em que ou a qual?

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Onde ou em que frases?

Onde ou aonde só vão ser pronomes relativos quando puder ser substituído na frase por “O lugar em que”. Veja o exemplo: “Aonde ela foi, ninguém gosta de ir” fica “O lugar em que ela foi, ninguém gosta de ir”.

Que você ou de que você?

Embora seja comum a omissão da preposição de, sendo já essa omissão aceita pelos falantes da língua, a preposição de deverá estar presente nessas palavras, segundo as regras da regência verbal e nominal, introduzindo um complemento preposicionado.

Para quê ou para o quê?

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê?



Outras questões

Quais são os bairros da zona sul de São Paulo?

Para que serve Vitamina D3 7000?

Quando surgiu a gíria?

Como criar link para adicionar evento na agenda?

O que é preciso para desenvolver um projeto social?

Quem deve recolher CIDE?

Qual fazer primeiro Botox ou preenchimento?

Qual rádio toca música brasileira?

Qual a justificativa para o surgimento do contrato social Segundo John Locke?

Tem outono no Brasil?

O que representa os símbolos presentes nas partituras?

Quem é o inimigo de Afrodite?

Quem é cardiopata pode tomar sertralina?

Quando o aposentado não precisa declarar Imposto de Renda?

Como saber se o bebê está coçando a gengiva?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com