A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa ¹⁄₈₁ da sua massa.
Essa distância é, em média, de 384.042 quilômetros, com uma variação de mais ou menos 2 centímetros, mas Murphy quer uma precisão ainda maior.
É o segundo objecto mais brilhante nos céus. As suas dimensões (diâmetro 3474 km - maior que Plutão), e composição (densidade 3.34 - da mesma ordem que Marte) principalmente se comparadas com as da Terra, permitem-nos considerá-la um planeta telúrico de pleno direito.
Os astronautas foram enviados em direção da Lua pelo terceiro estágio do Saturno V, separando-se do resto do foguete e viajando por três dias até entrarem na órbita da Lua.
Principais Características da Lua
Seu diâmetro é de 3 475 km, que é 3,67 vezes menor que o diâmetro da Terra. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384 400 km. Essa é uma distância muito grande. Para termos uma ideia, poderíamos colocar 30 planetas do tamanho da Terra alinhados entre elas.
32 curiosidades que você vai gostar
Fases da lua: Outubro de 2021
No dia 20 de outubro, inicia-se a lua cheia que vai até o dia 28 de outubro, onde novamente inicia-se a lua minguante, que é a lua que estamos hoje.
Assim como a descoberta de água na Lua transformou o nosso conhecimento sobre o vizinho celestial mais próximo da Terra, estudos recentes confirmam que a Lua efetivamente possui uma atmosfera consistindo de alguns gases pouco usuais, incluindo sódio e potássio, que não são encontrados nas atmosferas da Terra, Marte e ...
O Sol está a 150 milhões de quilômetros da Terra (DS) e a Lua a cerca de 400 mil quilômetros (DL). Os seus diâmetros reais (dS e dL) são tais que a estas distâncias são vistos com os mesmos tamanhos aparentes projetados na abóbada celeste (θ = dS/DS ≈ dL/DL ≈ 0,5 grau).
É muito fácil concluirmos que a Lua é “sem ar”, afinal, sua baixa massa não garante uma gravidade suficiente para segurar gases ou partículas como a Terra.
Além disso, apresenta um relevo muito irregular onde se destacam os mares, as crateras e as montanhas. As montanhas lunares alcançam alturas entre 4.000 metros e 8.500 metros , aproximadamente, e podem ser encontradas isoladas ou em cadeias. Os mares correspondem às regiões mais escuras observadas na Lua.
Apesar de densa, a atmosfera lunar não durou muito: em apenas 70 milhões de anos, a Lua ficou sem ar. Um dos motivos é que nosso satélite natural não tem um campo magnético, que teria protegido a atmosfera da varredura dos ventos solares. Além disso, a gravidade lunar é menor e tem menos poder de reter gases.
Cortar o cabelo na lua crescente
O padrão que predominar durante a lua crescente é o que progredirá durante todo o ciclo lunar. Nesta lua, o mais indicado é cortar as pontas do cabelo para ter um crescimento rápido e com bastante brilho.
Crescente: momento de desenvolvimento e investimento. Cheia: traz intensidade e emoção: é onde a energia costuma estar mais forte, fonte de muito misticismo! Minguante: final do ciclo lunar, momento de introspecção e encerramentos.
Até recentemente, as estimativas variavam de 30 a 200 milhões anos após o surgimento do Sistema Solar. Agora, um trabalho com a participação de um pesquisador brasileiro, dá uma data mais precisa: 4,51 bilhões de anos atrás, ou seja, 50 milhões de anos após a aparição do Sol e seus planetas.
Cada vez que se somar o ciclo à data do nascimento de uma pessoa dá um “aniversário mensal” da Lua. Um pequeno truque usado pelos astrônomos ajuda nessa soma. Imagine que uma pessoa nasceu às 11h30 do dia 20 de março d 1968. Pode-se dizer que, a contar do primeiro dia do ano, ela nasceu no dia de número 80,4792.
Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela se formou, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, do impacto de um grande corpo celeste com o planeta, e desde então realiza a sua órbita ao redor dele e também do Sol.
A distância da Terra à Lua, por exemplo, é medida com o auxílio de um raio laser. Um poderoso feixe de luz é apontado para nosso satélite e se reflete num espelho colocado lá em uma das missões Apollo. Um sensor, então, capta a luz que volta e mede o tempo que ela levou para percorrer todo o caminho.
Nesta escala de o diâmetro da Terra que é 12,740 km, vale 5.0 cm. O diâmetro do Sol que é aproximadamente um pouco mais 100 vezes o diâmetro da Terra e vale 1,400,000 km, nesta escala terá um diâmetro de quase 550 cm. A Lua tem a dimensão de 1.4 cm e se encontra a um pouco menos de 4,0 cm da Terra.
O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
Na Lua, não havendo atmosfera, não haverá, consequentemente, pressão atmosférica. Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica chamam-se barómetros.
Estudo afirma que a Lua tem “bolsões” de gás carbônico que podem ser usados para gerar combustível e cultivar plantas.
Na Astrologia, a Lua no mapa astral representa nossa relação com a figura materna. O astro fala de uma projeção, de um modo como enxergamos nossa mãe. Portanto, a Lua aborda muito mais nossa mãe "interna" do que a figura real de quem nos gerou ou quem nos cria.
Como vetorizar uma imagem colorida?
O que é proposição de uma pergunta?
Quais são os problemas respiratórios mais comuns?
Qual é o certo que hora e ou que horas são?
O que é imposto de transmissão causa mortis?
Sou pai separado posso viajar com meu filho?
Quais regiões da América Latina são as mais urbanizadas?
Quais são os maiores salários da NFL?
Porque as baratas não saem no frio?
Quanto tempo leva para se divorciar?
Em que ano foi a maior inflação do Brasil?
Quanto o banco pode reter do salário?
Qual a diferença entre a máquina de lavar 220 e 110?