LEI Nº 5.379, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1967. Provê sôbre a alfabetização funcional e a educação continuada a adolescentes e adultos.
O Mobral propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos, visando “conduzir a pessoa humana a adquirir técnicas de leitura, escrita e cálculo como meio de integrá-la a sua comunidade, permitindo melhores condições de vida”.
Em 2 de julho de 1969 foi promulgado o Decreto-Lei n. ° 665, alterando o Artigo 8. ° da Lei n. ° 5.379 de 15/12/67 (fundação do MOBRAL).
Embora formalmente criado em 1968, o MOBRAL só foi efetivamente implementado a partir de 1971, durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, cujo ministro da Educação era Jarbas Passarinho.
Se de início o objetivo era alfabetizar apenas a população urbana entre 15 e 35 anos, a partir de 1974 o MOBRAL inclui a faixa entre 9 e 14 anos. A atuação do MOBRAL também se diversificou, passando a promover outros programas, a partir do envolvimento das comunidades locais.
44 curiosidades que você vai gostar
O seu objetivo era incentivar a alfabetização de adultos e proporcionar acesso da cultura a todas as pessoas.
Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) surgiu em 1989 em São Paulo durante a gestão de Paulo Freire na secretaria municipal de educação de São Paulo, com uma proposta que reunia Estado e Organizações da Sociedade Civil, para combater o analfabetismo entre jovens e adultos.
A Educação Popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. No Brasil, Paulo Freire foi um dos principais disseminadores deste método. Embora o movimento tenha surgido antes, ele ganhou força nos anos 60, no contexto de resistência às ditaduras militares.
Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.
O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.
O Mobral, que durou quase duas décadas, foi um dos programas de educação mais caros que o Brasil já teve, mas que fracassou, especialmente porque seus objetivos eram ideológicos e não condiziam com a realidade da EJA.
Em 1989 surgiu o MOVA, uma das maiores experiências práticas inspiradas nas ideias freireanas. “A educação acontecia nos locais onde eles moravam. Então, se utilizou de associações e espaços comunitários para que líderes comunitários pudessem ser formados e efetivar essa alfabetização”, explica Francisca.
A Fundação Educar realizou um importante projeto de alfabetização de jovens e adultos, por meio de parcerias com diversas entidades representativas dos movimentos populares da Baixada Fluminense (federações e associações de moradores, clubes de mães, comunidades eclesiais de base etc.).
A história do movimento de Educação Popular das décadas de 1950 e 1960 foi marcada por uma conturbada conjuntura econômica e política, isto na esfera nacional e mundial.
O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
Pessoa lesada, lerda, que não entende direito as coisas, ou demora muito para entender, que é fácil de ludibriar.
Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.
Há instituições de ensino que seguem o método Paulo Freire em diversos países. É o caso da Revere High School, escola em Massachusetts que em 2014 foi avaliada como a melhor instituição pública de Ensino Médio nos Estados Unidos.
UNESCO. (2005). Educação popular na América Latina: diálogos e perspectivas. Brasília: MEC/ UNESCO/ CEAAL.
O estudo desenvolvido neste artigo apresenta um relato histórico sobre dois dos grandes movimentos educacionais de cultura popular que existiram no Brasil, com a intenção de alfabetizar jovens e adultos: o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento de Cultura Popular (MCP).
Brandão (1984, p. 72), deixa mais claro esse conceito da metodologia: "A educação popular é mais um modo de presença assessora e participante do educador comprometido, do que um projeto próprio de educadores a ser realizado sobre pessoas e comunidades populares.
O Projeto MOVA-Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no país entre jovens e adultos, comemora o marco de mais de 200 mil educandos atendidos.
Sistematizados por Paulo Freire (1991) os Círculos de Cultura estão fundamentados em uma proposta pedagógica, cujo caráter radicalmente democrático e libertador propõe uma aprendizagem integral, que rompe com a fragmentação e requer uma tomada de posição perante os problemas vivenciados em determinado con- texto.
MOVA - Tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo. Caracteriza-se como um movimento que dá oportunidades para jovens e adultos que necessitam de apoio na alfabetização.
A Educação popular nasceu fora da escola, no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas educativas, tanto as que acontecem nos espaços ...
Qual a diferença entre sistema de arquivos NTFS e FAT?
Quanto custa um boi de 30 arrobas?
Qual foi a maior de todas as eras?
O que são determinantes sociais ambientais e econômicos?
Qual é a capital do cinema mundial?
Como colocar referência Bibliografica com mais de 3 autores?
Como se escreve seiscentos mil reais em números?
Como fazer máscara para tirar cravos e espinhas caseiro?
Quais são as três ferramentas que temos no alicerce do sistema Lean de produção?
Como surgiu o processo de urbanização no mundo?
Porque dormir mal dá dor de cabeça?
Onde ficam os arquivos deletados do WhatsApp?
Quanto Alanzoka ganhou em 2020?
Pode usar água destilada no radiador?