Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno ocorrerá durante uma hora e 43 minutos em seu pico, mais especificamente entre 16h30 e 18h13, no horário de Brasília.
O eclipse parcial da Lua de novembro de 2021 poderá ser observado na madrugada desta sexta-feira (19). É o eclipse lunar parcial mais longo do século, o mais longo em quase 600 anos, e é também conhecido como um eclipse de Microlua e de Lua de Sangue .
O início do eclipse parcial começa às 5h29 UTC (2h29 AM hora Brasil), no primeiro lugar onde fica visível. O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil).
O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC. A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.
No Brasil, o centro do eclipse vai ocorrer entre 5h30 e 5h40 da manhã, pouco antes de a Lua se pôr. De acordo com o professor Costa, para ter uma visão boa em território nacional é preciso que o céu esteja limpo.
29 curiosidades que você vai gostar
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro.
Já a "lua de sangue" poderá ser vista em qualquer lugar. A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".
Eclipse Lunar Total (16)
O eclipse lunar total será visível Nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia. E sim, poderemos assistir ao espetáculo aqui no Brasil. O eclipse total durará das 00h30 às 01h54, mas a Lua também será parcialmente eclipsada entre 23:28 e 02:55.
O eclipse lunar parcial poderá ser visto em toda a América do Norte, e em grande parte da América do Sul (inclusive Brasil), Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O fenômeno terá início por volta das 4h19, no horário de Brasília, e uma duração de pouco mais de três horas.
Próximo eclipse em 2021
O próximo eclipse, em 2021, será um eclipse solar, no dia 4 de dezembro, em 12:22 graus de Sagitário.
O fenômeno está previsto para começar por volta das 4h, no horário de Brasília, e terá uma duração média de uma hora.
Horário do Eclipse Lunar de novembro de 2021
O evento começará por volta das 4 horas e 19 minutos (horário de Brasília). O pico do eclipse para os brasileiros assistires será às 6 horas da manhã.
Dependendo de sua localização, você poderá ter um vislumbre de parte do eclipse da super lua de 26 de maio de 2021. O eclipse total no Brasil começará às 6h47 do horário de Brasília e deve durar 14 minutos.
O eclipse lunar de 16 de maio de 2022 será um eclipse lunar total, o primeiro de dois eclipses lunares totais do ano.
O primeiro eclipse do ano acontecerá em abril, no dia 30. Será um eclipse solar durante a fase da Lua Nova. Ele será um eclipse parcial em Touro e não visível no Brasil. Em pouco mais de duas semanas depois, teremos um eclipse total, agora lunar, em Escorpião, no dia 16 de maio e ele será visível no Brasil.
De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 16 de Maio de 2022 e o próximo eclipse solar será 30 de Abril de 2022. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.
Fases da lua: Outubro de 2021
No dia 20 de outubro, inicia-se a lua cheia que vai até o dia 28 de outubro, onde novamente inicia-se a lua minguante, que é a lua que estamos hoje.
A cor vermelha da Lua, assim como o nascer e o pôr do Sol mais avermelhados, são resultados da maneira que a luz se comporta na atmosfera terrestre, intensificada pela presença de partículas de poeira no ar.
O eclipse em questão terá início às 6h47, no horário de Brasília. O evento deve durar cinco horas, mas ficará em sua “fase total”, ou seja, com a lua totalmente coberta, por apenas 14 minutos. Esse momento em específico deve ocorrer entre 8h11 e 8h25.
Nesta quarta-feira (26/05), ocorrerá o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e poderá ser visto da maior parte da América do Sul. A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".
A Lua chegará à fase Cheia em 26 de maio de 2021, às 08h e 13min (UTC -3).
O ápice acontece às 6h02min. O eclipse também poderá ser visto do Oceano Pacífico e do Ártico, parte das Américas, centro-leste da Ásia, Nova Zelândia e noroeste da Europa.
O próximo eclipse lunar parcial esconderá 97% do satélite natural, no dia 19 de novembro, e terá exatamente 03h28m23s, de acordo com a NASA. No entanto, no Brasil, só será possível ver o fenômeno por cerca de 2h, pois a lua já estará muito abaixo do horizonte durante a segunda metade do evento.
Quando podemos denominar um movimento de movimento social?
Quem tem extensão de cílios pode chorar?
O que é ritmo marcado dos tambores?
É considerado bem móvel de acordo com o Código Civil?
Como trabalhar com direito nos Estados Unidos?
Qual a melhor cera para depilar a virilha?
Qual foi o Papa que proibiu o casamento dos padres?
Quem ama o dinheiro nunca ficará satisfeito Salomão?
Quantos minutos são 3 00 e 45?
Como calcular a potência de um transformador em KVA?
Quantos ml tem uma ampola de Sculptra?
Quais são os tipos de igrejas evangélicas?
Quando a pessoa só fezes mole o que significa?