O eclipse parcial poderá ser observado totalmente na América do Norte e em alguns países da América do Sul. Aqui no Brasil, apenas o início do fenômeno poderá ser observado, previsto para às 4h20, no horário de Brasília. O ápice deve ocorrer por volta das 6h, horário de Brasília.
O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil).
Onde e quando acontecerá
O eclipse parcial começa a ser visto a partir das 5h29 UTC (2h29 AM no horário do Brasil) no primeiro local. O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC.
O eclipse parcial começa por volta das 4h19 de Brasília, e deve durar pouco mais de 3h. Porém, ele pode ser observado uma hora antes, quando a Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Nesse momento, o satélite escurece, ainda que de forma sutil.
A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), coincidindo com o início do eclipse solar total. O fenômeno chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37. Durante um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra se alinham de forma que o Sol é bloqueado quando visto de dentro da sombra da Lua na Terra.
19 curiosidades que você vai gostar
Neste sábado (4), acontecerá o último eclipse solar do ano, mas a olho nu, o único lugar onde este eclipse solar total pode ser visto é na Antártica. Um eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas.
O fenômeno está previsto para começar por volta das 4h, no horário de Brasília, e terá uma duração média de uma hora.
Do calendário de 2021 de eclipses, três já ocorreram, sendo dois da Lua, um total e um parcial - que aconteceu em 19 de novembro -, e um terceiro que foi um eclipse solar anular em meados de junho. O último que ocorrerá agora em dezembro também será um eclipse solar, no entanto, dessa vez total.
Próximo eclipse em 2021
O próximo eclipse, em 2021, será um eclipse solar, no dia 4 de dezembro, em 12:22 graus de Sagitário.
O primeiro eclipse do ano acontecerá em abril, no dia 30. Será um eclipse solar durante a fase da Lua Nova. Ele será um eclipse parcial em Touro e não visível no Brasil. Em pouco mais de duas semanas depois, teremos um eclipse total, agora lunar, em Escorpião, no dia 16 de maio e ele será visível no Brasil.
São quatro eclipses em 2022: dois eclipses solar e dois lunares. O eixo astrológico dos fenômenos neste ano será Touro-Escorpião.
Contamos-lhe as datas, horas exatas e locais precisos, de onde poderá observar os eclipses do Sol e da Lua neste ano de 2022. Não os perca, agende-os! Este ano de 2022 terá quatro eclipses, dois totais da Lua (Lua de Sangue), e dois eclipses do Sol parciais.
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol. O eclipse de maio será totalmente visível na América do Sul, segundo a Nasa, ao contrário do fenômeno de novembro.
Já a "lua de sangue" poderá ser vista em qualquer lugar. A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".
Superlua de Sangue : eclipse lunar acontece dia 26 de maio. A próxima quarta-feira (26) será agitada para os fãs da astronomia, com dois fenômenos envolvendo o satélite natural da Terra. Nesta data, teremos a maior superlua de 2021, com um eclipse, popularmente chamado “Superlua de Sangue”.
No território brasileiro, fenômeno poderá ser visto apenas em parte, uma vez que ocorrerá próximo do amanhecer. O primeiro eclipse lunar de 2021 ocorrerá no final da madrugada de 26 de maio.
A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar. Os eclipses (solares e lunares) ocorrem somente quando a Lua cruza o plano da eclíptica próximo ao instante de Lua Nova.
Próximos eclipses
O eclipse na Antártida foi o último em 2021. Antes disso, houve um eclipse solar “anular”, visto em várias cidades da América do Norte. O próximo eclipse solar acontecerá no dia 30 de abril de 2022 e ficará visível na parte sudeste do Oceano Pacífico e trechos da América do Sul.
Segundo o astrônomo, o próximo eclipse solar que poderá ser visto no Brasil acontece em 14 de outubro de 2023. A faixa de totalidade poderá ser avistada na Região Norte do país, mas outros estados vão conseguir acompanhar um eclipse parcial em menor ou maior grau, dependendo do local.
Segundo as previsões, as pessoas dos signos de Áries, Peixes, Câncer e Capricórnio têm grandes chances de crescimento financeiro neste ano, e a gente te conta mais do porquê aqui!
Eclipse total em 1994
O último eclipse solar total que pode ser visto do Brasil ocorreu em 1194, no dia 3 de novembro. Nessa data, a manhã virou noite para os residentes do sul do país. Antes dele, o último eclipse solar foi em 1991, na região amazônica.
Após o evento lunar desta sexta-feira (19), o próximo eclipse com boa visibilidade aqui no Brasil será uma total em maio de 2022.
A oportunidade é singular, já que, depois do dia 4, o próximo eclipse solar total acontece apenas no dia 20 de abril de 2023.
Horário do Eclipse Lunar de novembro de 2021
O evento começará por volta das 4 horas e 19 minutos (horário de Brasília). O pico do eclipse para os brasileiros assistires será às 6 horas da manhã.
Como sair com filhote antes das vacinas?
O que é o conceito minimalista?
Qual a velocidade máxima permitida nas vias?
Quais livros da Bíblia foi escrito por Salomão?
Como pode ser classificada a matéria?
O que jogar na terra para adubar?
Como saber se a empresa declarou a raiz?
O que se pode fazer com conchas do mar?
O que o Presidente da CIPA pode fazer?
Quais calibres são de uso restrito?
O que significa estar com o corpo inflamado?
Quando vai fazer frio em SP 2022?
O que foi o Consulado na era napoleônica?
Como reclamar da linha de ônibus?
Para que serve o remédio formoterol e budesonida?