é um filme brasileiro de 2015, do gênero drama, escrito e dirigido por Anna Muylaert. O filme é protagonizado por Regina Casé e trata dos conflitos que acontecem entre Val, uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira.
ElencoRegina Casé Personagem : Val.Camila Márdila. Personagem : Jéssica.Michel Joelsas. Personagem : Fabinho.Karine Teles. Personagem : Barbara.Lourenço Mutarelli. Personagem : Carlos.Helena Albergaria. Personagem : Edna.Luis Miranda.Theo Werneck.
O longa aborda a desigualdade social no Brasil a partir da relação entre a empregada doméstica nordestina e seus patrões paulistanos. Trata-se de um drama, com passagens cômicas propiciadas pela personagem Val, a empregada interpretada por Regina Casé (1954).
Depois de deixar a família no interior de Pernambuco e passar anos trabalhando como babá e empregada doméstica em São Paulo, Val recebe um telefonema da filha, que quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Quando a garota chega, no entanto, a convivência é difícil.
QUE HORAS ELA VOLTA? apresenta uma crítica ao direito e à sociedade brasileira, que mesmo após a abolição da escravidão, manteve o trabalho doméstico acorrentado a uma legislação atrelada a uma episteme de servidão.
31 curiosidades que você vai gostar
Temas de Redação > Preconceito Linguístico
No filme "que horas ela volta", a doméstica Val e sua filha são zombadas por seus patrões devido ao sotaque nordestino. Já fora das telas, isso é uma realidade no Brasil, por ainda existirem pessoas que não respeitam o outro ou suas culturas.
Causas do preconceito linguístico
Segundo Bagno, a causa fundamental do preconceito linguístico é a utilização da língua por parte das elites econômicas, políticas e intelectuais como forma de dominação para oprimir a classe mais pobre e manter a segregação social, ou seja, é uma ferramenta de exclusão.
O preconceito linguístico é, segundo o professor, linguista e filólogo Marcos Bagno, todo juízo de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Ele está diretamente ligado a outros preconceitos (regional, cultural, socioeconômico etc.)
Exemplos de preconceito linguístico no Brasil
rir de pessoas que cometem erros simples (como falar "poblema" ao invés de problema); dizer que uma pessoa fala “errado” porque não segue as regras da gramática; julgar que é mais certo falar “você” ao invés de “tu” (são apenas diferenças regionais);
Para que serve o paquímetro Osseo?
Quais as características do lançamento tributário?
O que é particípio passado em espanhol?
Para que serve o parecer técnico?
Quais são os principais indicadores do subdesenvolvimento?
Quais atitudes não devemos ter relacionado à segurança da informação dentro do ambiente corporativo?
Qual é o objeto de estudo da Física?
Como identificar o tipo de diarreia?
O que são agregados para a construção civil?
Quem pode tomar a vacina do HPV no SUS?
O que causa necrose em cicatriz?
Quanto fatura um Rig de mineração?
Quantos bairros tem a cidade de São Paulo?
É possível comprar um sítio sem dinheiro?