Ibn al-Haytham sabia melhor. Ele foi o primeiro cientista da história a insistir que tudo deve ser comprovado através de um determinado método para descobrir novas informações – o método científico.
Galileu Galilei, no século 17, foi o primeiro a fazer experimentos para comprovar teorias.
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
História Hoje: Galileu Galilei, o pai da ciência moderna | Radioagência Nacional.
O Pai da Ciência, sem qualquer dúvida foi Galileu Galilei. Galileu Galilei foi um físico e matemático nascido em Pisa e falecido em Florença, Itália, que viveu entre 1564 e 1642.
31 curiosidades que você vai gostar
A ciência antiga tinha como base o dogmatismo: era especulativa e partia de interpretações da Bíblia. Baseava-se na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. É o caso da teoria geocêntrica, ou seja, a teoria que postulava que a terra é o centro do universo.
A filosofia, considerada a base de todas as ciências, a história, e a medicina foram áreas de uma proeminente produção no período. Até então apenas a religiosidade era a responsável por dar respostas às questões humanas: as doenças eram justificadas pela vontade dos deuses, os eventos históricos também.
Conhecido como pai da ciência moderna, Galileu Galilei foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas.
Na teoria que ficou conhecida como “lei da queda dos corpos”, Galileu propôs que a velocidade de corpos em queda era determinada pela gravidade, não pelo peso de cada objeto.
A Igreja Católica condenou Galileu Galilei por heresia em 1633, após uma batalha de quase 20 anos entre o astrônomo italiano e o Vaticano. Mas a descoberta de um documento mostra como o famoso astrônomo, matemático e físico modificou um texto que ele mesmo tinha escrito para tentar evitar um confronto com a Igreja.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
No final do século 19 surgiu, baseado em um conjunto de normas metodológicas --influenciadas pelo positivismo e pelo historicismo--, a disciplina da historiografia.
Vale ressaltar que há grandes descobertas ao longo da história que vão desde a descoberta do fogo, passando pela criação da roda e invenção da escrita, até a descoberta do DNA e criação da internet.
O conhecimento científico surgiu da necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. Com este tipo de conhecimento o homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimentos ao nosso redor.
Descobertas espaciais
Galileu ficou conhecido por levar seu nome à astronomia mundial defendendo a teoria do heliocentrismo, que acreditava que o Sol estava no centro do universo.
No método científico
Além de suas grandes descobertas, ideias e invenções, a elaboração de um método científico está entre suas maiores contribuições. Galileu instaurou o modelo mecanicista, experimentalista e matemático que marcaria o nascimento da Ciência Moderna, com influência em todas as ciências.
Galileu Galilei: biografia, invenções, ideias e descobertas!Termômetro.Telescópio.Relógio de pêndulo.Compasso.
Galileu Galilei foi um importante astrônomo, físico e matemático italiano. Ele é considerado um marco da revolução científica nas áreas da física e da astronomia. Os estudos de Galileu foram fundamentais para o desenvolvimento da mecânica (movimento dos corpos) e a descoberta sobre os planetas e os satélites.
O motivo da discórdia? Galileu defendia a tese de Copérnico de que a Terra não ficava no centro do Universo, e sim orbitava o Sol. Com uma interpretação literal da Bíblia, a Igreja Católica não aceitava que essa teoria fosse tratada como verdade - apenas como hipótese.
Os gregos não inventaram a ciência.
Mas os helenos, por volta do século 6 a.C., popularizaram o exercício de compreender os fenômenos da Terra a partir da razão, descartando mitos e forças sobrenaturais. Na época, esses pensadores eram chamados de “filósofos naturais”.
A ciência tem seu início antes de qualquer narração histórica, pois quando os primeiros habitantes criaram técnicas para caçar, colher seu alimento, fazer o fogo e fazer suas casas já estavam criando técnicas. Ou outras palavras: estavam fazendo ciência.
Especificamente, o interesse por ciência na Idade Média era intenso, porém bem diferente do que foi feito a partir do século XVI. Até por volta do século XV, a visão que se tinha da natureza era, em grande medida, influenciada pela filosofia natural aristotélica, isto é, pela física e a metafísica de Aristóteles.
A Ciência Antiga, desenvolvida pelos gregos, possui uma característica mais teórica. A intenção dos antigos gregos era conhecer a natureza, mas sem interferir nela. Por se distanciar da ação sobre o conhecimento produzido, a Ciência Antiga mostra-se como uma ciência teorética.
Quanto custa faculdade de veterinária?
Como conseguir fazer uma abdominoplastia pelo SUS?
Como tirar mancha de sol do pé?
Como deixar a porta USB ligado?
O que acontece quando a gente faz um boletim de ocorrência contra uma pessoa?
Qual é o segundo show mais caro do Brasil?
Quais são os picos de crescimento?
Quais tipos de infecções existem?
Qual o recuo da primeira linha ABNT?
Como posso reclamar de um advogado?
Qual a criptomoeda mais promissora?
Como evitar desperdício de superprodução?