União de facto ou união estável é o instituto jurídico que estabelece legalmente a convivência entre duas pessoas, que para tanto seja aprovada que a "união estável" é similar ao casamento civil.
Basicamente podemos dizer que há união estável quando duas pessoas se unem, de forma duradoura, contínua, e com convivência pública, com o objetivo de constituir família. O Código Civil Brasileiro reconhece a união estável como forma de entidade familiar, estabelecendo quatro requisitos.
Ao contrário do que a maioria imagina, o casamento e a união estável têm o mesmo status. Ambos são entidades familiares, com o mesmo grau de importância, afirma o advogado Mario Delgado, diretor de Assuntos Legislativos do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).
Os direitos adquiridos com a união estável são os mesmos que os adquiridos em casamento no regime comunhão parcial de bens. Dessa forma, tudo o que o casal construir ou adquirir após o início da união estável será dividido em caso de separação. O casal pode optar por outro regime de união estável.
Enquanto o estado civil muda quando há casamento, quando há União Estável, não há nenhuma mudança. O casamento é mais formal pois, necessita do Registro Civil, sendo emitida uma certidão de casamento. Já na União Estável, pode existir ou não a formalização.
21 curiosidades que você vai gostar
Contrato de união estável impede casamento? Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.
União civil: é uma formação social específica composta por pessoas do mesmo sexo. Portanto, não existe na Itália o casamento de pessoas do mesmo sexo. Para isso, existe a “união civil”. Ao casal unido civilmente, não há a obrigação de fidelidade que é prevista no casamento.
Na união estável, a separação de bens ocorre com base no regime legal, ou seja, na comunhão parcial de bens. No entanto, você e sua companheira podem celebrar um contrato e dispor sobre o tema. Assim, escolherão o regime de bens da união estável.
Quem estava em um relacionamento sério com um segurado que morreu pode ter direito à pensão por morte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para isso, é preciso apresentar ao instituto provas da união estável de ao menos dois anos antes da data do falecimento.
Quando o juiz homologa o que significa?
Como consultar parcelas de empréstimo Bradesco?
Como é calculado o capital circulante líquido sua equação?
Como deve ser a análise de resultados?
Como desobstruir os folículos pilosos?
Quem recebe 2 cotas do auxílio emergencial?
Quanto é o ingresso para tomorrowland?
Quanto custa a abdominoplastia?
O que são pensamentos obsessivos?
Como calcular tijolos por metro quadrado?