O dia 29 de junho é marcado pela celebração da memória de São Pedro, um dos santos mais tradicionais da Igreja Católica.
É o santo que dá continuidade aos festejos juninos com o Dia de São Pedro comemorado neste 29 de junho — dando sequência às festas ocorridas nos dias 13, com Santo Antônio, e, com São João —, em festa compartilhada com São Paulo.
O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. São Pedro nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão).
“Quando São João Batista nasceu a sua mãe, Isabel, teria feito uma fogueira. Essa fogueira teria avisado à sua prima, Maria, sobre o nascimento”, contou o seminarista Syllas Emanuel. E, encerrando as homenagens aos santos juninos, vem o dia 29 de junho, dedicado a São Pedro, conhecido como o Guardião das Portas do Céu.
Datas comemorativas do dia 29 de Junho de 2019: Dia da Telefonista. Dia de São Pedro e São Paulo. Dia do Papa.
34 curiosidades que você vai gostar
Foi São João quem criou o batismo e que batizou o primo Jesus.No dia 29 de junho é comemorado o Dia de São Pedro. Nas tradições do catolicismo popular, principalmente o brasileiro, o Dia de São Pedro é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, quadrilha e os demais componentes das festas juninas.
Brasil. Feriados comemorativos da festa de São Pedro e São Paulo: Estado de Alagoas.
Os formatos das fogueiras são diferenciados por homenagem a cada santo. Na festa de Santo Antônio, a fogueira tem formato quadricular; na de São Pedro, o formato é triangular; e a festa de São João possui uma fogueira com o formato arredondado na base, formando uma pirâmide.
A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.
A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses e grandes fogueiras, assim como acontece no Dia de São João. Os cristãos ortodoxos também realizam esta festa, mas o fazem no dia 12 de julho.
Tradicional festa popular que precede a Quaresma católica; embora não seja um feriado nacional, é rara a sua não utilização na prática. ... É um feriado comum instituído em vários municípios do Brasil, apesar de não ser um feriado nacional.
São Pedro foi o primeiro Bispo de Roma, sendo por isso, considerado o primeiro Papa pela Igreja Católica. Este pescador tornou-se apóstolo e acompanhou todos os atos da vida de Jesus. O trabalho exercido antes de seguir o messias fez com que fosse considerado o santo dos pescadores. Ele é "O porteiro do céu".
A gente já sabe que os santos homenageados durante as festas juninas são Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (29 de junho) e São João (24 de junho) – é muito comum, e você já deve ter percebido, que as festas juninas sejam chamadas também de Festa de São João.
Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
A fogueira seria uma das heranças da festa de Adônis, por exemplo. Para os católicos, a fogueira foi o sinal que Santa Isabel combinou com Maria, mãe de Jesus, para avisar o nascimento de São João. A prática de acender fogueiras na véspera do nascimento de São João foi trazida para o Brasil pelos jesuítas.
Uma lenda católica conta que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
A fogueira é um marco nos festejos juninos. ... Já a que celebra São João, no dia 24 de junho e é a data mais comemorada, tem sua base redonda, fazendo com que a mesma, quando acesa, fique num formato cônico. Já a fogueira de São Pedro, que é celebrado no próximo dia 29, tem sua base triangular.
A fogueira também faz parte do cenário da festa. De origem pagã, ela simboliza proteção contra os maus espíritos. A tradição foi mantida pelos católicos, que dedicaram uma forma de fogueira diferente para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João e a triangular de São Pedro.
Existem três tipos de fogueira, uma para cada santo junino. A fogueira de São João tem forma de um cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são empilhadas formando um quadrado. Já a fogueira de São Pedro tem a forma de um triângulo.
VIII – 29 de junho, São Pedro, terça-feira (ponto facultativo); IX - 08 de julho – Independência de Sergipe, quinta-feira (feriado estadual); ... XVI - 25 de dezembro, Natal, sábado (feriado nacional); XVII - 31 de dezembro, véspera de ano novo, sexta-feira (ponto facultativo).
Embora seja celebrado no Brasil inteiro e até no mundo, com maior ou menor intensidade, o Dia de São João não é feriado nacional.
Os feriados de âmbito estadual são aqueles correspondentes á data magna do Estado, e devem ser verificados junto á legislação estadual.
O Dia de São Miguel Arcanjo é celebrado em 29 de setembro. Esta data é celebrada pelos cristãos, judeus e muçulmanos como uma homenagem a um dos sete espíritos puros de Deus e dos três arcanjos mais conhecidos: São Miguel, o "anjo do arrependimento e da justiça".
Como mudar a data do débito automático de banco?
Como mudar o cartão do Amazon Prime?
Que tipo de dados o enfermeiro coleta?
Como mudar material de construção fortnite?
Como podem ser classificados os combustíveis?
Como mudar o nome do Prompt de Comando?
O que faz uma empresa de monitoramento?
Qual é o valor do carnê do Baú?
Como configurar o roteador D-link?
Como eliminar a gordura da costela?
Como tirar o gosto de fígado da carne?
Como tirar o gosto de cebola dos alimentos?
O que o Cd-rw faz que o CD-r Não faz?