Quando me refiro a seu ou dele utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o lhe quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.
Basicamente estamos a solicitar algo, de alguém – “que me dê”; pelo que também devemos estender esta dúvida a “dê-me”. Dai-me é usado na segunda pessoa do plural (dai-me eles; elas; vós). Dai-me paz e tranquilidade. Dá-me é usado na segunda pessoa do singular (dá-me tu).
Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."
A forma correta é Deus o/a abençoe.
O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe. É errado usar o pronome oblíquo lhe nesta situação, já que o pronome exerce a função de complemento indireto dos verbos.
A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til.
...
Exemplos com abençoeQue Deus te abençoe.Estamos esperando que o padre abençoe este casamento.Espere que eu me abençoe antes de prosseguirmos.Abençoe-se antes de entrar na igreja.
35 curiosidades que você vai gostar
Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja. Se usado o pronome pessoal oblíquo lhe , como se fosse objeto indireto, o verbo seria transitivo indireto. Mas esse uso não está estipulado no critério da Gramática Normativa.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
2) Eu vou informar-lhe da situação. 3) Eu vou falar-lhe da situação. A frase 1) está inteiramente correcta, porque o verbo informar é transitivo directo; exige, pois, complemento directo, que é o pronome pessoal la, que está em vez do nome da pessoa: A Maria, a Joana, etc.: eu vou informar a Maria.
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
A forma correta de escrita é deste de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem hífen. Deste tem dois significados: a) é a contração da preposição de com o pronome ou determinante demonstrativo este fazendo referência a alguém ou algo próximo do emissor.
No dia a dia dos falantes é habitual o uso da próclise, ou seja, da colocação pronominal antes do verbo. Contudo, a próclise está, neste caso, errada do ponto de vista gramatical por introduzir a oração com um pronome oblíquo: Me dê licença, por favor. Me dê cinco minutos do seu tempo.
a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
No português de Portugal, a frase mais correcta é a segunda (A carta foi-lhe enviada por mim), porque é a mais natural, a que todos dizem. Mas dizemos (mais correctamente) lhe foi, em frases como as seguintes e outras: Sabes/Sabes muito bem/Bem sabes que a carta lhe foi enviada por mim.
O mesmo que: previno, ensino, comunico, advirto, aviso, inteiro, intimo, notifico.
A frase está correta. Estou lhe enviando a ficha de inscrição. Você errou! O correto é: Estou-lhe enviando... ou Estou enviando-lhe...
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Dicas para o uso dos porquês
Por que: Escrito separado e sem acento, este “por que” é usado em frases interrogativas e também como a união de "por com um pronome relativo. ... Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!
só devemos utilizar o lhe quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa. Ex.: Deus lhe abençoe a família. / Deus lhe abençoe a casa que irá morar.
O verbo abençoar, nesse caso, exige a regência direta. * Dizer "Deus te abençoe" é correta quando usada de maneira coloquial. - Quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa, você utiliza o "lhe". Ex.: Deus lhe abençoe a família.
Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).
Colocação pronominal
Os pronomes oblíquos átonos podem aparecer antes, depois ou até no meio do verbo para o qual eles servem de complemento. → Próclise: aparecem antes do verbo quando alguma palavra atrai os pronomes oblíquos para perto delas, como outros pronomes, preposições ou palavras com sentido negativo.
De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.
Qual é a melhor área da engenharia?
Quais são as ações reivindicatórias?
Quantos vulcões adormecidos existem no Brasil?
Como tirar mancha de marcador de texto?
É possível fazer lipo com anestesia local?
Quais são os diferentes tipos de poder?
Como funciona um sistema conservacionista?
Quem é mais forte Sasuke ou Madara?
Como calcular OG e FG cerveja?
Quais cidades de Minas Gerais é feriado Dia 8 de dezembro?
Quanto custa para fazer um tanque?
Pode reutilizar fita de medir glicose?
Qual brother ganhou mais seguidores?
O que é o processo de qualidade?
Quais são os estágios do tumor em ordem de acontecimento?