O fordismo teve como consequências, diríamos positivas, a racionalização das tarefas e o aumento do controlo da qualidade dos produtos, o aumento da produtividade, o surgimento de um novo conceito de fábrica, espaço mais amplo capaz de permitir a linha de montagem onde se opera o trabalho em cadeia; e, ao mesmo tempo, ...
O Fordismo, apesar de ser bom para os empresários que investiam no negócio, era negativo para os funcionários. Esses não recebiam mais qualificação, executavam um trabalho repetitivo e desgastante e, além disso, recebiam baixos salários, já que o intuito era reduzir os preços da produção.
Como consequência, destaca-se o deslocamento das indústrias em direção aos países pobres e emergentes. Cabe destacar que a crise do Fordismo não significou o fim deste modelo de produção, mas sim que ele deixou de ser o principal modelo utilizado, passando a exercer um papel secundário.
No auge do modelo fordista/taylorista, o destaque se dava pelo grande número de trabalhadores que em tempo mínimo construíam parceladamente um automóvel. Já na era da acumulação flexível o número de trabalhadores é reduzido ao mínimo possível e que apesar disso conseguem alcançar o índice máximo de produtividade.
A ideia era aumentar ainda mais a produção em um menor espaço de tempo. ... Frederick Taylor criou um sistema que baseava a produção no tempo de movimento dos trabalhadores, criando um mecanismo que adaptava o colaborador ao tempo da máquina. Dessa forma, havia mais produtividade, menos desperdícios e interrupções.
39 curiosidades que você vai gostar
A Produção em massa faz uso intensivo de capital, ou seja, utiliza uma alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Com o custo do trabalho mais baixo e alta taxa de produção, a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, em comparação com outros modos de produção.
Como funciona o Fordismo na prática
Ford implementou nas suas fábricas um sistema de esteiras rolantes, em que os veículos eram direcionados para os trabalhadores montadores, que ficavam parados. ... Além disso, os trabalhadores passaram a se especializar em uma única atividade, sem conhecer o processo de forma integrada.
O fordismo é um sistema de produção industrial baseado na fabricação em larga escala, na especialização do trabalho e na linha de montagem. ... O modelo foi inicialmente utilizado na indústria automobilística e trouxe redução de tempo e de custo em relação ao sistema anterior, que era quase artesanal.
Consequências do Taylorismo
O Taylorismo promoveu aumento na produtividade, de modo que eram necessários menos trabalhadores e menos horas de trabalho para produzir a mesma quantidade de produtos. ... Além disso, o aumento na produtividade também leva a aumento nos lucros das empresas.
Qual salmo para quem está doente?
Como usar o Kindle pela primeira vez?
Como pagar boleto com o número do código de barras?
Porque os judeus saíram de Israel?
Como recuperar arquivo da área de trabalho?
Quanto um bezerro engorda em um ano?
Quem julga o Governador em caso de crime de responsabilidade?
O que é cst-100 na nota fiscal?
Quais são as três características do Romantismo?
Qual tipo de vinho é bom para o coração seco ou suave?