O CO2 é o GEE mais relevante e, globalmente, tem origem principalmente (87%) na queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, o gás natural e o petróleo. O desmatamento é a segunda principal atividade responsável pelas emissões de Dióxido de Carbono, seguida das atividades industriais como a produção de cimento.
A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo. Já na decomposição, ocorre a liberação de gás carbônico e água.
O funcionamento de fábricas, o uso de transportes urbanos e rodoviários, a geração de energia elétrica e o aquecimento dos lares vêm sendo obtidos pela queima de derivados desses combustíveis fósseis que em sua combustão, emitem grandes quantidades de dióxido de carbono para a atmosfera.
A queima de combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral e, especialmente, petróleo) ocorre principalmente pelo setor de produção de energia (termelétricas), industrial e de transporte (automóveis, ônibus, aviões, etc.).
Como vimos, o carbono, na forma CO2 é um dos maiores agentes do efeito estufa na Terra, na medida em que retém o calor irradiado na atmosfera, impedindo a sua dissipação. No Brasil as principais fontes de emissão dos GEE é o desmatamento, queimadas e setor de produção.
40 curiosidades que você vai gostar
Nas duas regiões o principal impulsionador de emissões de gases de efeito estufa é a Agropecuária. No Nordeste o rebanho bovino e a alta demanda por energia nas capitais estão entre os principais emissores de GEE.
A principal fonte de gás carbônico é a queima de combustíveis fósseis (carvão, gasolina, diesel) e as queimadas das florestas. Nestes últimos 140 anos, a temperatura do nosso planeta aumentou em média 0,76 oC. Pode parecer pouco, mas esse aumento já foi suficiente para abalar o clima do planeta.
Desde 1850, a China emitiu 284 bilhões de toneladas de dióxido de carbono, de acordo com uma nova análise da Carbon Brief, organização inglesa especializada em clima, energia e política. Os EUA, por outro lado, se industrializaram décadas antes e liberaram 509 bilhões de toneladas — quase o dobro.
De acordo com dados recém lançados pelo SEEG, o Brasil emitiu 2,2 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE) em 2019. O setor de Energia foi responsável por 19% dessas emissões, enquanto o de Processos Industriais e Uso de Produtos (PIUP) teve responsabilidade por 5% do total emitido no país.
O lobo da estepe livro por hermann hesse?
Como acabar com o chulé dos pés e sapatos?
Quanto custa tirar um passaporte?
Quanto tempo dura uma conjuntivite?
O que é a arte do renascimento?
Para que serve o ácido hialurônico?
Qual o volume de som permitido por lei?