B Karl Marx. Você acertou! De acordo com o livro-base p. 94, "Foi nesse contexto intelectual que surgiu a filosofia de dois autores contemporâneos a Hegel: Karl Marx e Friedrich Engels".
A Premissa: A Dialética Hegeliana
Daí ele assinala que a Razão se explica a si própria, como também afirmar que a Razão é quem dirige a história. Para isso escreveu a Ciência da Lógica para poder traçar o corpo de categorias que, numa relação de movimento, caracterizariam a dialética.
Podemos distinguir na crítica de Marx à Filosofia do direito de Hegel três eixos principais: 1º Critica a separação e oposição entre sociedade civil e Estado; 2º Critica a especulação idealista, que inverte sujeito e predicado; 3º Critica a alienação política, que impede o povo de controlar o Estado.
Marx critica o papel mediador que Hegel atribui aos Estados: Os estamentos protegem o Estado da turba inorgânica apenas por meio da desorganização dessa turba. Mas os estamentos devem, ao mesmo tempo, fazer a mediação de tal forma que os interesses particulares das comunas, corporações e dos indivíduos não se isolem.
101. A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta a visão negativa do conceito de ideologia em Marx: Nota: 10.0 A Ideologia é um conjunto de ideias. B Visão positiva da realidade, otimista e que é presente somente na política.
29 curiosidades que você vai gostar
Em síntese, para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.
Isso porque Hegel, grosso modo, era idealista, isto é, via a Razão como determinante da realidade objetiva, enquanto Marx era materialista e pensava justamente o contrário: que era o mundo material que condicionava a ideia que fazíamos dele.
Consequentemente, podemos resumir a diferença entre a dialética marxista e a hegeliana nas seguintes palavras: a dialética hegeliana considera o mundo das ideias como verdadeiro criador da realidade, enquanto Marx considera a realidade material agente de criação das ideias.
Qual é a diferença de citologia Papanicolau?
Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre e canela?
Qual a diferença entre congruência e igualdade?
O que é o agregado na construção civil?
Qual é a comida típica do Rio de Janeiro?
Quantas pessoas são dependentes de álcool no Brasil?
Quanto ganha um nutricionista de futebol?
Quem inventou o planejamento estratégico?
Como desativar a função WPS do roteador?
Qual a diferença entre o Pentateuco e a Torá?
O que é limpeza de pele com Ledterapia?
Como soprar canela no dia primeiro?