Na puberdade, entre 300.000 e 500.000 oócitos. Aos 30 anos, conserva-se por volta de 12% de sua reserva ovariana, uns 316.800 oócitos. Após os 40, apenas cerca de 3% do total, cerca de 79.200 oócitos.
Acima dos 30 anos a gravidez não deixa de ser uma possibilidade, mas as chances dela acontecer naturalmente são menores e só diminuem com o passar dos anos. Há alguns meios de manter a fertilidade para quem tem vontade de engravidar ainda mais tarde. Uma das técnicas mais populares é através do congelamento dos óvulos.
Ela nasce com aproximadamente 1 a 2 milhões de óvulos, porém chega à puberdade com cerca de 300 a 500 mil. Quando a mulher chega aos 30 anos de idade, a fertilidade começa a diminuir, e após os 35, passa a reduzir-se acentuadamente, ano após ano.
Quando a mulher nasce, ela tem cerca de 5 milhões de óvulos, e quando começa menstruar a quantidade passa ser em média de 500 mil óvulos.
Enquanto o homem produz espermatozoides o tempo todo, a mulher só libera um ou dois óvulos uma vez por mês. Por isso, o período fértil corresponde aos dias no ciclo menstrual em que a gravidez é possível, sendo o momento ideal para a mulher engravidar.
37 curiosidades que você vai gostar
A resposta para o primeiro questionamento é que sim, é possível ovular mais de uma vez por ciclo. Isso, no entanto, normalmente não cria dois períodos férteis diferentes, mas sim dois óvulos para fecundação. Ou seja, dois óvulos são liberados ao mesmo tempo e ficam disponíveis nas trompas uterinas.
A maioria das mulheres têm aproximadamente 300.000 óvulos em seus ovários na puberdade. Para cada óvulo que amadurece e é liberado (ovulado) durante o ciclo menstrual, pelo menos 500 a 1000 não amadurecem totalmente e são reabsorvidos pelo corpo.
Contagem de Folículos Antrais (CFA) – realizado por ultrassom transvaginal, o procedimento é feito no início do ciclo menstrual. São visualizados e contados os folículos com diâmetro de 2 a 10 mm. Contagens abaixo de sete folículos estão ligadas à baixa resposta ovariana.
O exame de reserva ovariana é capaz de detectar aproximadamente quantos óvulos restam no corpo da mulher. O exame é particularmente importante para quem deseja adiar a gravidez ou para quem não tem certeza se quer ser mãe.
Alguns trabalhos sugerem que uma quantidade boa seja entre 8 e 14 óvulos, o que muitas vezes é suficiente para formar embriões de boa qualidade para a transferência embrionária.
Aos 30 anos, o número de folículos já passou para 65 mil, aos 37 anos chega aos 25 mil e aos 40 anos de idade já é de apenas 8 mil. Isso quer dizer que com a idade cai drasticamente a quantidade de óvulos, e mais do que isso, cai também a sua qualidade dificultando muito as chances de uma gestação natural.
Segundo médicos especialistas em fertilidade, uma mulher com idade entre 41 e 44 anos produz de 6 a 9 óvulos por ciclo. Em comparação com mulheres de 37 a 40 anos, que produzem de 8 a 10 no mesmo período, a diferença parece não ser tão grande. Porém, o que realmente muda é a qualidade desses óvulos.
Gravidez aos 30 anos
Dos 31 aos 35 anos a probabilidade de engravidar é de 15% em cada mês de tentativa, ou seja 80% de chances de gravidez em um período de 12 meses. Com 35 anos, essa taxa cai significativamente para 9% ao mês e 50% durante o ano.
Em termos de fertilidade, a melhor idade para engravidar é entre os 20 e os 30 anos, pois é o período em que a mulher tem óvulos de maior qualidade e em maior número, aumentando as chances de engravidar.
Outro motivo que estabelece que a idade máxima para engravidar é até os 35 anos é que depois desse tempo podem surgir alguns problemas de saúde, prejudicando a mulher e o bebê na gravidez. É possível que o pico da fertilidade esteja entre os 20 e 24 anos. Após os 35 anos, pode ficar mais difícil e demorar mais tempo.
Por isso, a recomendação é que casais em que a mulher tem até 35 anos, a espera não ultrapasse o período de um ano. Já no caso de mulheres com 36 até 40 anos, após seis meses, já se deve procurar um especialista em reprodução humana.
Trata-se do exame de sangue mais moderno para estimar a reserva ovariana. Mede o hormônio produzido pelos folículos antrais. Quanto menor for a dosagem, menor a reserva de óvulos. Custa de R$ 400 a R$ 800.
Costumamos dizer que o melhor “exame” para avaliar a qualidade dos óvulos é perguntar “Quantos anos você tem?”. Portanto, qualidade se relaciona com idade. E quantidade, com a reserva ovariana, que pode ser estimada com exames como contagem de folículos antrais, FSH e hormônio anti-mülleriano.
Os óvulos são liberados mensalmente, um ou dois por vez, e pode-se ou não fertilizar. Uma vez fertilizado, ele pode vir a ser um embrião ou simplesmente ser eliminado pela menstruação sem que nós mulheres possamos perceber.
Durante a maioria dos ciclos menstruais, um dos seus óvulos amadurece e é liberado de um ovário (ovulação) em preparação para a fertilização.
A ovulação dentro do ciclo menstrual
Nos primeiros dias, a hipófise aumenta a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula o amadurecimento de três a 30 folículos.
O tecido do ovário é repleto de folículos ovarianos. Um feto de 20 semanas, por exemplo, tem em média 300 mil folículos. Já por volta de 13 anos de idade, a mulher que inicia sua vida reprodutiva tem entre 1,5 milhões e 20 mil folículos. Em cada ciclo menstrual um folículo ovariano cresce e rompe, liberando o óvulo.
Uma mulher pode ter múltiplas ovulações em um único ciclo. Isso significa que vários ovos (mais frequentemente dois) são liberados dos ovários. No entanto, ambos os ovos serão lançados dentro de 24h a partir do primeiro. Isso também é conhecido como hiper-ovulação.
Nos anos reprodutivos, a mulher consome cerca de 30 folículos por dia, ou cerca de 900 folículos por ciclo de 30 dias. Aos 50 anos, a mulher com ciclos regulares ainda possui cerca de 2500 a 4000 folículos residuais insensveis aos hormônios que estimulam os ovários.
31 a 35 anos: 15% de chances de gravidez a cada ciclo menstrual da mulher, sendo que 80% dos casais conseguem engravidar em até 1 ano. 36 a 40 anos: 9% de chances de engravidar por ciclo menstrual. 50% dos casais engravidam em 1 ano de tentativas.
Como se cadastrar no PROJUDI ma?
Como proceder no crime de calúnia?
Como proteger parede de tijolo aparente?
O que fazer para levantar pálpebra caída?
Como prevenir doenças ocupacionais nas mulheres?
Como preparar a casca do jatobá?
Quais os serviços de estética automotiva?
Qual o mecanismo da tuberculose?
Quem tem a doença ELA sente dor?
O que fazer para evitar engasgo?
Quais são as doenças osteomusculares?
O que é bom para displasia coxofemoral em cachorro?
Como evitar acidente de trabalho em altura?
Como devemos nos prevenir para não aumentar pressão arterial?
Quais os erros mais comuns na administração de medicamentos?