O tempo para selar a peça deve ser curto, perto de quatro minutos de cada lado. Retire a picanha da grelha e coloque sobre a tábua com a gordura virada para cima.
Outra dica de ouro é selar a picanha, processo que garante sua suculência. Para isso, coloque a carne a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. A gordura da picanha é importante para a hora de assar, pois é capaz de amaciar a carne na medida certa e dar aquele sabor característico do corte.
Em geral, selamos o exterior da carne ou outro alimento em alta temperatura para depois finalizar o cozimento do interior em uma temperatura menor no forno, grelha, churrasqueira ou mesmo frigideira. Ao selarmos a carne, o que acontece é que os seus sucos são preservados, garantindo muito mais sabor e suculência.
Selar a carne é a técnica para evitar que ela perca os sucos. Posicione a grelha bem perto da brasa e coloque a carne na parte mais quente. Quando começarem a se formar pingos de líquido na parte de cima, vire a carne.
Leve a chapa ao fogo (forte) e coloque ½ colher de sopa de manteiga e um fio de azeite. Quando a manteiga derreter, coloque os bifes de picanha. Sele um lado dos bifes, vire-os e acrescente a pimenta do reino. Quando o segundo lado do bife estiver selado, sela a gordura da picanha.
20 curiosidades que você vai gostar
O recomendado é usar uma medida de dois dedos, começando pela parte menor da peça até que alcance o maior pedaço. O tempo de preparo é de 8 minutos para cada lado (aproximadamente) e na distância de cerca de 20 cm entre grelha e brasa.
Como selar a carne? Qual o momento certo de virá-la? Com a cocção em alta temperatura (brasa ou fogão), você posiciona o bife na parte mais quente da grelha ou da chapa e deixa o steak por cerca de 5 minutos. No primeiro momento, é normal que a peça grude na superfície quente.
Entende-se por selar carnes o processo de fritar a superfície de uma peça de carne a alta temperatura de maneira a “queimar” a sua superfície formando uma camada ou “casca” que deverá impedir que os “sucos” da carne se percam durante o seu cozimento.
O truque dos colaboradores é o seguinte: "Respeite a espessura do corte a ser grelhado, bem como o tempo e distância do fogo. O carvão deve estar em brasa e em temperatura alta. Para ter certeza que está quente o suficiente, saiba que a mão deve aguentar no máximo 5 segundos na altura da grelha".
Outra dica: não coloque coisas geladas para temperar a carne (como cerveja ou refrigerantes e vinhos), pois isso faz as fibras dela encolherem, deixando a carne mais dura. Deixe as bebidas em temperatura ambiente para usar como tempero.
Chandanga ou Ponta de picanha.
Ao colocar o bife em uma frigideira quente, SEMPRE coloque o bife longe de você para evitar respingos e queimaduras. Certifique-se de que sua frigideira esteja QUENTE e pronta para cozinhar no minuto em que o bife atingir a frigideira! Isso criará a selagem perfeita!
Truques para amaciar a carnePara manter a carne macia cozinhe o coxão duro rapidamente no fogo alto, como em uma grelha ou frigideira. ... Deixe o corte marinar no suco de abacaxi. ... Outra fruta com efeito amaciante é o mamão verde.
1) Com uma faca afiada, faça cortes na gordura da picanha formando um quadriculado, sem atingir a carne. Isso ajuda a assar a gordura mais facilmente, e essa gordura é que manterá a carne hidratada e dará sabor a ela.
A principal diferença do selado para o mal passado é o tom de vermelho do interior da carne, que agora é um pouco mais rosado e opaco.
Trata-se de uma reação química que gera aquele sabor tostadinho e a coloração dourada da carne selada, o caramelizado que tanto adoramos na carne, na casca do pão... Para esse bronzeamento rolar, é preciso ter aminoácidos, carboidratos e temperatura de mais de 120º C.
Espete a peça de carne, a canaleta do espeto tem que sempre estar virada para cima, comece pela parte de baixo da peça, deixando-a sanfonada e bem justa. Lembre de não furar a gordura. Leve para churrasqueira a 15 centímetros da brasa, 10 minutos entre um lado e outro é o suficiente para selar.
Geralmente, ela precisa de 40 minutos para obter um cozimento uniforme e para ficar crocante por fora e suculenta por dentro. O ideal é que ela fique em uma distância de 40 cm da brasa.
O momento certo de se colocar a carne é quando o carvão está em brasa, com temperatura elevada e coberto por igual, por uma camada de cinza branca, sem chamas ou fumaça.
“Sempre que a carne começar a soltar sangue na parte de cima, é hora de virá-la na churrasqueira. Quando ela não soltar mais nada, significa que está bem passada.”
Se você não tiver sal médio em casa, é fácil fazer. Basta triturar o sal grosso. Em seguida coloque sal no fundo de uma travessa ou assadeira e disponha a peça de picanha ou as postas em cima do sal e jogue um pouco de sal sobre a picanha. Deixe por exatos 5 minutos perto da churrasqueira pra que a carne absorva o sal.
As melhores são as picanhas embaladas por frigoríficos conhecidos. Nas peças de picanha embaladas a vácuo observe se a embalagem tem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Além disso, a embalagem não deve conter sangue em excesso, pois isso significa que a carne está perdendo suco.
O valor do quilo vai de R$ 7,99 a R$ 24,95. A pesquisa também mostra que os preços médios subiram no último mês.
Porque o ar úmido é menos denso?
Como entrar na Escola Bahiana de Medicina?
O que se forma uma ligação covalente?
Como funciona o transmissor veicular FM?
O que significa um país imperialista de um exemplo?
Qual o valor para laquear uma porta?
Como funciona a prova do vestibular online?
Qual o seu domínio para enviar e-mails?
Como ter um cabelo bonito homem?
Qual a finalidade dos termômetros?
Quais são os estilos de homem?
Como fazer um roteiro de uma conversa?
Qual a diferença entre asfalto quente e frio?