Biologia e comportamento social: voa aos pares ou três indivíduos, podendo ser o terceiro um filhote.
Reprodução: Período de incubação de aproximadamente 28 dias, botando de um a três ovos.
Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes.
As araras-azuis fazem ninhos em ocos de árvores. Após o acasalamento, os ovos são colocados em ninhos localizados, principalmente, em ocos de árvores e em paredões rochosos. Geralmente, a fêmea bota entre um e três ovos e fica chocando-os por um período aproximado de um mês.
O período de reprodução ocorre entre os meses de julho e dezembro, mas é na estação das flores que os nascimentos se intensificam. O acompanhamento do comportamento das araras nos ninhos é realizado diariamente por equipe do projeto Aves Urbanas-Araras nas cidade.
31 curiosidades que você vai gostar
As araras-azuis iniciam sua fase reprodutiva com cerca de 7 a 9 anos de idade. Elas formam casais, na época da reprodução, que passam a realizar tarefas em conjunto, como a averiguação de ninhos para colocação dos ovos e o cuidado do ninho e dos filhotes.
Características da Arara-canindé
O alto da cabeça do animal é verde, bem como há fileiras de penas faciais negras sobre o rosto sem pelos e branco. De outro modo, a garganta é preta e a íris do olho, amarelada. Longa cauda triangular, bico negro, grande e forte, bem como asas largas, são alguns diferenciais da espécie.
Alimentação: Sementes, frutas e nozes. Reprodução: Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos, que são incubados por 24-26 dias. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 50 a 80 anos.
Espécie ameaçada
A extinção da ararinha-azul esteve ligada ao tráfico de animais e à perda de hábitat, que, até hoje, são alguns dos principais fatores que corroboram para a extinção de espécies. “A maior ameaça das espécies é o que chamamos de perda de hábitat, que é a perda do ambiente natural onde a espécie ocorre.
Ara é um género de aves psitaciformes, onde se classificam quinze espécies de araras e maracanãs.
Arara verde
Conhecida como arara-militar, a Ara militaris pertente, também, à família Psittacidae. Sua principal característica é a longevidade, chegando facilmente aos 50 anos com saúde e disposição. Ainda, apresenta manchas vermelhas em sua testa, garantindo uma fácil identificação na natureza.
As araras geralmente habitam florestas situadas nas regiões tropicais. Em território nacional essas aves podem ser encontradas no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica. ... Possui ampla distribuição, sendo encontrada no Brasil desde a Amazônia até o Paraná.
Só estou vendendo por estar muito corrido para mim... o preço é R$ 2.800,00 e não abaixo pois já esta abaixo do que vende no mercado um filhote.. e este preço é somente a vista, não aceito troca.
Longe do contato humano, as águias são os principais predadores das araras na natureza. A harpia caça a arara quando essas estão nas copas das árvores ou em pleno voo.
É possível observar de perto o acasalamento, os cortejos do macho para a fêmea e os casais na porta de seus ninhos. O período de reprodução das araras (acasalamento, postura e incubação) inicia-se em Agosto indo até os meses de Janeiro e Fevereiro, estas aves podem botar até três ovos.
No meio da natureza está o Projeto Arara Azul, que consiste na pesquisa, manejo e conservação da ave. Para executá-lo, biólogos, veterinários, assistentes, auxiliares de campo, fazendeiros e universitários unem forças, aliados ao conhecimento, para garantir a permanência da espécie.
A arara azul é permitida criar como pet, porém nem toda arara azul! A arara azul permitida é aquela de um criadouro que tem permissão de vender esses animais pelo Ibama e o animal também tem que ter permissão.
Nidificam a cada dois anos entre agosto e janeiro, em buracos que escavam nos troncos de árvores e palmeiras. A serragem resultante se acumula no fundo e serve para secar as fezes e acolchoar os ovos, em geral dois, podendo chegar a cinco, que a fêmea, principalmente, choca por cerca de 25 dias.
São colocados dois ovos em média, em pequenas tocas. No sertão da Bahia elas ficam em paredes de pedras, mas no cativeiro, os animais tiveram que se adaptar a ninhos de madeira. Os pais da recém-nascida estão isolados. Podem ser vistos só por um buraquinho, para não sofrerem estresse na época de acasalamento.
Geralmente, os gêneros comumente chamados de araras são os gêneros Ara, Anodorhynchus e Cyanopsitta.
Que espécies de araras existem? Dentro da família dos papagaios, o gênero Ara contribui com oito espécies e várias subespécies. Estas aves impressionantes e de penas chamativas vivem nas árvores das selvas do México ao norte da Argentina.
Estudos realizados em 1994 mostram que 86 dessas espécies estão criticamente muito próximas da extinção e outras 36 ameaçadas de extinguirem se medidas não forem tomadas. Só no Brasil vivem cerca de 84 espécies distribuídas em 24 gêneros, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO).
Como o padrão de beleza afeta as pessoas?
Quantos anos o Percy tem em A Batalha do Labirinto?
Quantas vezes a transportadora tenta entregar?
Quantas peças de roupa levar para uma viagem de 20 dias?
Onde fica a cidade de Sarepta?
Qual a margem de erro do teste de gravidez de farmácia?
Quem rejeitou o projeto do Now United 4 vezes?
Quais os objetivos do marketing verde?
Onde apalpar para sentir o útero?
Que tipo de queijo e o Babybel?
O que são as razões do recurso?
Pode fazer sexo oral em quem faz quimioterapia?
Qual a importância do desenvolvimento fonológico para a aprendizagem da leitura?