Cientistas ligados à CSIRO, agência de pesquisa australiana, calcularam que o número de canudinhos espalhados pelas áreas costeiras do planeta chega a 8,3 bilhões. Parece uma quantidade enorme. Só que um canudo de plástico pesa, em média, 0,42 grama.
Os canudos, apesar de toda a campanha mundial em volta dos impactos sobre seu uso, representam, pasmem, apenas 0,025% do lixo nos oceanos. Esse número é extremamente baixo e, na prática, é risível no que se refere à poluição dos oceanos.
De acordo com estimativas de uma pesquisa da Universidade da Califórnia, colocamos nos oceanos 8,3 bilhões de toneladas de polímeros em termos globais. A maioria do poluente é microplástico.
Após vários estudos e estimativas, estima-se um consumo mundial de, em média, 2 canudos por pessoa/por dia/por ano. Ou seja: uma pessoa sozinha, em 5 anos, pode descartar 3.650 canudos.
Os números impressionam: só nos Estados Unidos, mais de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente, de acordo com uma pesquisa do governo. O Fórum Econômico Mundial relata a existência de 150 milhões de toneladas métricas de plásticos nos oceanos.
43 curiosidades que você vai gostar
A rede usava 1,8 milhão de canudos plásticos por dia.
O canudo de plástico representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar até mil anos para se decompor no meio ambiente!
Cada canudo de plástico leva cerca de 200 anos para se decompor na natureza. Só o Brasil produz anualmente cerca de 2.000 toneladas. Todos os anos, oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, com pesados danos marítimos e ambientais.
Nesse cenário, os canudos compõem 4% de todo o lixo plástico a nível global e, infelizmente, as consequências são essas: além de poluírem os oceanos, boa parte desse material, ao se desintegrar em partes menores, termina na cadeia alimentar dos peixes, acarretando na morte de diversas espécies marinhas.
Fundo do mar está repleto de 14 milhões de toneladas de microplásticos. Os fundos dos oceanos do planeta estão repletos de cerca de 14 milhões de toneladas de microplásticos provenientes da decomposição das grandes quantidades de lixo que chegam ao mar todos os anos, segundo a agência científica nacional da Austrália.
Todos os dias, 890 toneladas de plásticos são despejadas no mar brasileiro.
O plástico localizado nos oceanos se decompõe paulatinamente em microfragmentos que são ingeridos pela fauna marinha, o que faz com que cheguem à nossa alimentação com consequências ainda desconhecidas para a saúde humana.
Primeiramente, ele consegue chegar facilmente aos oceanos devido a sua leveza. Ao chegar lá, o canudo não se decompõe. Pelo contrário, ele se fragmenta lentamente em pedaços cada vez menores, conhecidos como microplásticos, que são frequentemente confundidos com comida pelos animais marinhos.
Mil tartarugas morrem todos os anos no litoral norte de SP por causa de lixo descartado indevidamente nas praias.
Turra explica que o lixo no mar é apenas a “ponta do iceberg” de agressões e poluentes presentes nesse ambiente por conta da atividade humana, mas considera que dar atenção a ele é uma boa estratégia. [...] ... Lixo no mar é “ponta do iceberg” de problema nos oceanos. Jornal da USP, 2018.
Além disso, os canudos ainda escondem diversos microorganismos que se alojam no material por serem mal armazenados nos estabelecimentos onde foram fabricados ou no ambiente onde são vendidos. Já que levamos o objeto até a boca, há o risco de adquirir doenças como infecção alimentar.
O problema não são os canudinhos, mas sim do material de que são feitos. O polipropileno e o poliestireno, dois dos principais materiais na fabricação, não são biodegradáveis. Quando descartados, tendem a ficar no ambiente, desintegrando em pedaços menores, que acabam sendo comidos por animais.
7 alternativas para evitar o uso do canudinho plástico1Beba diretamente no copo. A mais fácil e eficaz de todas, simplesmente beba diretamente no copo. ... 2Canudo de papel. Se precisar muito usar, opte pelo canudo de papel. ... 3Canudo de silicone. ... 4Canudo de vidro. ... 5Canudo de metal. ... 6Canudo de bambu.
A lei veda a distribuição de canudos de plásticos, além de orientar para que sejam substituídos por canudos de papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.
Aprovada na Alesp, lei que proíbe o uso de canudos plásticos no Estado completa dois anos. Aprovada pelos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a lei que proíbe o fornecimento e uso de canudos plásticos no Estado de São Paulo completa dois anos neste mês.
A lei aprovada no ano passado proíbe o fornecimento ou a venda de canudos plásticos por qualquer estabelecimento comercial do estado, e prevê uma multa que pode chegar a R$ 5,5 mil. A fiscalização e autuação está a cargo do Procon-SP.
Sua vida útil é estimada em 4 minutos. Isso mesmo, 4 minutos! E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.
O Canudo Bio é 100% reciclável, sem cheiro e sem resíduos tóxicos, ele possui a tradicional qualidade Strawplast em uma fórmula biodegradável. Em quanto tempo o Canudo Bio se decompõe? Sofre biodegradação aproximada em 2 anos e 6 meses, de acordo com as condições do meio ambiente e a formulação desenvolvida.
Mas atenção: o bambu possui grande capacidade de absorver umidade (característica nada positiva para um canudo) e a sua durabilidade não é vantajosa – três anos apenas.
Como chamar um método estático?
Quais os sintomas de uma hérnia de disco na lombar?
Como fazer um prato saudável para o almoço?
Quais os principais componentes nutricionais que compõem a nutrição parenteral?
Quantas enzimas existem no corpo humano?
Qual a diferença da aldeia e cidade?
Como conseguir receita para canabidiol?
Qual a diferença entre dado e informação Cite um exemplo?
Qual a diferença entre possui e possui?
Quanto tempo dura o efeito colateral da quimioterapia?
Porque o celular faz mal à saúde?
Quem foi o fundador do pirronismo?
Qual a estrutura da parede celular de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas?