Alguns tipos de répteis vivem mais tempo que qualquer outro vertebrado. Muitas espécies podem viver mais de vinte anos em cativeiro. Algumas tartarugas chegam a viver mais de cem anos.
Como na maioria dos animais, os répteis se reproduzem sexualmente e a fecundação sempre é interna. Apenas algumas espécies de lagartos e uma família de serpentes se reproduzem mediante partenogénese, na qual a mãe não precisa de fecundação para criar.
Os répteis são encontrados em todos os continentes, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais.
Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.
Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas.
Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar. Os anfíbios anuros conquistaram o ambiente terrestre mas para reproduzir-se necessitam da água. O desenvolvimento do embrião e do girino dependem da água.
As principais características de répteis são o seu corpo revestido por uma camada espessa e impermeável, composta por queratina, e seus pulmões, que realizam trocas gasosas eficientes com o ambiente.
O tamanho atual dos répteis pode variar de poucos centímetros (como é o caso de alguns lagartos) a 10 metros (como acontece com algumas serpentes). Você sabe como nascem os répteis? Eles são animais dioco e ovíparos, em sua maioria. Os machos têm um órgão copulador, o pênis, com o qual introduzem espermatozoides na cloaca da fêmea durante a cópula.
A pele que protege o corpo dos répteis é formada por duas camadas, a derme e a epiderme. A epiderme é espessa e muito queratinizada, o que reflete sua adaptação aos ambientes de terra firme, nos quais a umidade é baixa e a perda de água por transpiração precisa ser reduzida. Essa camada forma placas chamadas de escamas córneas.
Como cidadãos participam da vida política?
O que é participação da comunidade no SUS?
Como começar um Instagram comercial do zero?
Como limpar massa de bolo queimado no forno?
O que escrever no E-mail encaminhado?
Como encontrar horário para reunião?
Como imprimir boleto da Odontoprev?
Como funciona bolão caixa Mega-sena?
Como faço para marcar um amigo no Instagram?