António de Oliveira Salazar foi um ditador nacionalista português que, além de chefiar diversos ministérios, foi presidente do Conselho de Ministros do governo ditatorial do Estado Novo e professor catedrático de Economia Política, Ciência das Finanças e Economia Social da Universidade de Coimbra.
Ficou também para a história como o estadista que mais tempo governou Portugal, desempenhando funções em ditadura entre 1932 e 1933, e de forma autoritária, desde o início da Segunda República até ser destituído em 1968.
O 3.º governo do Estado Novo e 11.º governo da Ditadura Portuguesa, nomeado a 27 de setembro de 1968 e exonerado a 25 de abril de 1974, por via da Revolução dos Cravos, foi o primeiro e único governo liderado por Marcelo Caetano.
Após as eleições do ano seguinte, o general António Ramalho Eanes foi eleito presidente.
Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder.
29 curiosidades que você vai gostar
O sobrenome Salazar indica alguém que veio de Salazar no norte de Burgos, Castela, Espanha - um nome de local que significa curral ou casa senhorial - provavelmente de sala , que significa "salão" e basco za (h) ar , que significa "velho".
O salazarismo foi um regime ditatorial que existiu em Portugal entre 1933 e 1974, conhecido como Estado Novo. Corporativismo: o Estado colocou-se como mediador das relações entre patrões e empregados.
Entre 1928 e 1933, há quem defina este período de Ditadura Nacional.
A Revolução Dos Cravos foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, e ocorreu no ano de 1974, de forma a estabelecer liberdades democráticas, com o intuito de promover transformações sociais no país.
Pretendia abranger toda a juventude, escolar ou não, e destinava-se a «estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina e no culto do dever militar.».
Sobre
Praticamente desconhecido no nosso país durante décadas, Como se levanta um Estado mantém-se, pelas suas características singulares, uma obra indispensável na análise do fenómeno salazarista e no estudo de um período determinante da História Política nacional.
O golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, Revolução de 28 de Maio de 1926, ou Movimento de 28 de Maio de 1926, também conhecido pelos seus herdeiros do Estado Novo por Revolução Nacional, foi um golpe de Estado protagonizado por militares e civis antiliberais que resultou na queda da Primeira República Portuguesa e na ...
O Salazarismo é o nome que se dá para o Estado Novo português, período ditatorial que foi iniciado em 1933, em Portugal, e finalizado em 1974 por meio da Revolução dos Cravos.
A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart. O regime militar durou 21 anos (1964-1985), estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.
A Pátria, Deus e Salazar - o homem que criou a Mocidade Portuguesa (MP) com o objectivo de efectuar a "formação integral" da juventude, com vista a moldar "homens de carácter". Os novos homens para um Estado Novo, e cujo lema era servir a Pátria, Deus e Salazar.
A Revolução dos Cravos foi um revolta popular contra a ditadura de Antônio de Oliveira Salazar. O movimento trouxe liberdade e independência. ... As crises e o relacionamento precário com as forças armadas foram o estopim para que o movimento contra a ditadura fosse instaurado.
Segundo se conta, foi Celeste Caeiro, que trabalhava num restaurante na Rua Braancamp de Lisboa, que iniciou a distribuição dos cravos vermelhos pelos populares que os ofereceram aos soldados. Estes colocaram-nos nos canos das espingardas. Por isso, chama-se ao 25 de abril de 1974 a "Revolução dos Cravos".
Naquela época, além da crise econômica que o país atravessava e do atraso que caracterizava Portugal em relação ao restante da Europa ocidental, uma outra questão importante a marcar o debate político foram as guerras coloniais. Portugal ainda possuía algumas colônias, como Angola, Moçambique e Timor-Leste.
No dia 31 de março de 1964, tanques do exército foram enviados ao Rio de Janeiro, onde estava o presidente Jango. Três dias depois, João Goulart partiu para o exílio no Uruguai e uma junta militar assumiu o poder do Brasil. ... Assim se inicia a ditadura militar no Brasil, que vai durar até 1985.
O Franquismo foi um regime político ditatorial que vigorou na Espanha entre os anos de 1939 e 1976. ... O Franquismo era baseado na ditadura do líder que dava nome ao regime e tinha como característica uma forte repressão aos opositores do sistema. As bases do regime eram definidas pelo catolicismo e o anticomunismo.
Nomes e sobrenomes espanhóis mais populares
García;
Lopez;
Perez;
Gonzalez;
Sánchez;
Martinez;
Rodriguez;
Fernandez;
Autoritarismo é uma forma de governo que é caracterizada por obediência absoluta ou cega à autoridade, oposição a liberdade individual e expectativa de obediência inquestionável da população.
Tem mais depois da publicidade ;) No início de 1939, os militares conseguiram vencer a guerra civil e estabelecer um governo totalitário comandado por Francisco Franco. O seu regime teve longa duração, sendo destituído somente no ano de 1975.
Foi o movimento que derrubou o regime salazarista em Portugal, em 1974, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país.
O Primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, depois de uma consultação feita pelos partidos à Assembleia da República e observação dos resultados eleitorais. Tradicionalmente, o chefe de Estado designa o chefe do partido maioritário.
O termo «primeiro-ministro» enfatiza a sua primazia em relação aos outros ministros do governo ou gabinete ao qual ele pertence. O cargo de primeiro-ministro possui vários outros termos equivalentes, entre eles: ... Presidente do governo: em Espanha, Rússia, República Checa e Croácia.
O 25 de Abril de 1974 colocou um ponto final a quase 50 anos de fascismo, um regime que censurava, prendia e torturava. As celebrações do 25 de Abril são também uma oportunidade para lembrar o país que existia antes da revolução. Uma ditadura que censurava, prendia e torturava.
Em 1974, durante o período da ditadura militar, o Brasil enfrentava a pior epidemia contra a meningite de sua história. ... Isso porque o Brasil foi vítima não de um, mas de dois subtipos de meningite meningocócica: do tipo C, que teve início em abril de 1971, e do tipo A, em maio de 1974.
Emílio Garrastazu Médici GColTE • GColSE (Bagé, 4 de dezembro de 1905 — Rio de Janeiro, 9 de outubro de 1985) foi um militar e político brasileiro. Foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar brasileira, entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974.
Como identificar árvores pelas folhas?
Como falar com atendente do Ministério da Cidadania?
O que o cético alcança ao suspender o juízo?
Como ver as conversas antigas do WhatsApp?
Quanto pesa o maior avião do mundo?
Quanto tempo leva para fecundação depois da relação?
O que é a velocidade de barramento?
Qual a espada mais forte dos animes?
Como calcular a distancia percorrida por um corpo?
Quanto tempo leva para sair a multa do sistema?
Quais os sintomas de alergia à água sanitária?
Quem não pode passar pelo pente fino do INSS?
Quais são os princípios fundamentais dos direitos humanos?
Quais são os três valores olímpicos Conceitue cada um deles?
Qual a diferença entre analgésico é antibiótico?