Ouça em voz altaPausarOs gregos a denominaram Tebas, pela semelhança com a cidade grega de mesmo nome. Posteriormente, os árabes batizaram-na como Luxor, que significa “palácios com mil portas”. Quando ainda se denominava Tebas, Luxor foi a capital do antigo Egito durante mais de 1500 anos.
Agenor
Ouça em voz altaPausarNa mitologia grega, Tebas, cidade de cem portas, foi fundada por Agenor, no período de nove anos em que ele habitou Mênfis.
Ouça em voz altaPausarO templo de Luxor a princípio não foi feito para cultuar nenhum deus ou como um complexo mortuário, mas ele pode ter sido utilizado na época antiga para coroação dos reis além das celebrações e festividades.
Ouça em voz altaPausarEstudos do que sobrou do povo comum do Egito dessa época, encontrados em um cemitério na cidade, mostram que muitos deles tinham de anemia, ossos fraturados, baixo peso e altas taxas de mortalidade juvenil, de acordo com os professores Barry Kemp e Gerome Rose que coordenaram a pesquisa.
Ouça em voz altaPausar- O Templo de Luxor foi dedicado ao deus egípcio Amon. De acordo com egiptólogos, ele também tinha uma função importante relacionada ao rejuvenescimento dos faraós. Acredita-se que muitos faraós tenham realizado a cerimônia de coroamento neste templo.
Ouça em voz altaPausarTebas é o nome dado pelos colonizadores gregos à cidade do antigo Egito conhecida como "Uaset" (em seu nome original em língua egípcia), e que foi capital do Império Novo egípcio, existente entre 1550 a.C. e 1070 a.C.
Ouça em voz altaPausarO Templo de Luxor foi construído entre os anos 14 a.C. pelos faraós Amenhotep III e Ramsés II. O primeiro ordenou a construção da parte interior e o segundo do recinto exterior, adicionando a fachada, os colossos e os obeliscos. O templo mede 260 metros de largura e está dedicado a Amon (deus do vento).
Templo
Templo egípcio
Templo de Luxor/Função
Ouça em voz altaPausarA história do Egito antigo é dividida em dois períodos: Pré-dinástico, desde a formação das primeiras comunidades até a 1ª dinastia de faraós; e Dinástico, com três fases principais, Antigo, Médio e Novo Império.
O nome Luxor vem do árabe al-quṣūr ( القصور ), literalmente "os palácios", do pl. de qaṣr ( قصر ), que é uma palavra de empréstimo do latim castrum, "campo fortificado". A Luxor moderna cresceu a partir das ruínas de Tebas, antiga capital do Império Novo (1550-1069 a.C.) e situa-se a 670 km ao sul do Cairo.
Além de entender como surgiu a cidade de Luxor no Egito, é possível visitar os grandes templos e mausoléus dos faraós. Luxor possui alguns templos, porém há especialmente 2 templos que são os mais famosos e interessantes.
Na margem leste, destaca-se o Templo de Luxor (ipet resyt, ou santuário meridional em egípcio) um antigo complexo situado na margem leste do Nilo, construído por Amenófiis III. Este por sua vez liga-se ao Templo de Karnak através de uma longa estrada de pedra, que é referida pelo nome grego de dromos.
Como é o clima em Luxor (Egito)? Para quem quer viajar para Luxor, mas ainda não sabe quando ir, entender como é o clima por lá pode ajudar bastante a planejar a viagem. Num geral, Luxor tem um clima super árido e quente, com meses em que a temperatura supera facilmente os 40°C.
O que significa a palavra equídeos?
Como saber se a hepatite É aguda ou crônica?
Qual o agente público responsável pelo ato administrativo da desapropriação?
Quais os melhores cursos para 2022?
Qual o perfil mais propenso a ter AVC?
Como se complementam o campo e a cidade?
Quais são os diferentes tipos de lixo Brainly?
Quais são os sinais que o útero não vai bem?
O que é álcool etílico hidratado 70?
O que significa mensuração baseada em mercado?
Qual EP Jinbei sai da tripulação da Big Mom?
Qual o termo técnico para fraqueza?
Como tem que ser a alimentação de uma gestante?
Como Oden de One Piece morreu?