Nascem com 7 a 9 Kg e vão permanecer com as mães até um ano. A maturidade sexual tanto de machos, quanto de fêmeas é alcançada aos três anos de idade. Vivem em torno de 22 anos em vida livre, mas tem registros de ultrapassar 30 anos em cativeiro.
A anta é o maior mamífero do Brasil, mas todo esse tamanho não evitou que a espécie estivesse em risco. Distribuída pela maior parte do país e grande parte da América do Sul, a anta enfrenta a perda de habitat e tem se tornado rara nos biomas onde ainda é encontrada: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.
A Anta Centro-Americana é a maior das três espécies encontradas nas Américas do Sul e Central. Os adultos têm uma pelagem de coloração marrom escura e orelhas com bordas brancas, apresentando uma coloração pálida cinza- amarelada na face e no pescoço.
A Anta (Tapirus terrestris) é considerada o maior mamífero terrestre do Brasil e é classificada pela IUCN como vulnerável a extinção. A população de antas reduziu 30% nos últimas três gerações (33 anos).
Características da anta
A anta ainda pode atingir a marca de 1,2 metros de altura, pesando até 300 Kg. Não é a toa que ela recebeu o titulo de maior mamífero terrestre brasileiro e segundo maior mamífero terrestre da América do Sul.
34 curiosidades que você vai gostar
Os elefantes africanos, os maiores mamíferos terrestres neste momento, pesam em média cerca de seis toneladas, e a girafa mais alta registrada não alcançava seis metros. “O rinoceronte gigante não tem chifre e se parece mais com um cavalo do que com um rinoceronte.
Com isso, o elefante-da-savana se destaca como o maior ser vivo e o mais pesado. Afinal, com seus 7 metros de altura, é impossível não notar a presença desse animal. Podendo pesar até 12 toneladas, é impossível ignorar a sua presença.
É o elefante africano, um grandalhão que pode pesar até 8 toneladas e alcançar 4 metros de altura.
O maior animal do planeta é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Esse mamífero atinge impressionantes 30 metros de comprimento e pode pesar mais de 160 toneladas.
Um exemplar adulto de uma baleia azul pode chegar a 33 metros de comprimento e pesar 190 toneladas, tornando ela o maior animal que já viveu na Terra.
HABITAT: Ocorre especialmente em áreas de matas e, geralmente, a espécie é considerada rara. No Brasil, tem ocorrência nas regiões sul e sudeste e, mais recentemente, em Pernambuco. ALIMENTAÇÃO: A alimentação é composta por vários tipos de insetos; entre os principais estão mariposas, pernilongos e besou- ros.
A anta ocorre desde o sul da Venezuela até o norte da Argentina, habitando também o Chaco paraguaio e todo o Brasil.
Seus principais predadores são a onça-parda (Puma concolor) e a onça-pintada (Panthera onca).
A espécie é considerada vulnerável no Brasil (IUCN), com status de menos preocupante no Pantanal e Amazonas, mas em perigo de extinção na Mata Atlântica, onde existem poucas populações viáveis, com mais de 200 indivíduos.
Um filhote de anta nascido livre foi visto na semana passada na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os pesquisadores da reserva comemoram o fato, pois as antas foram extintas no estado do Rio há mais de 100 anos devido à caça predatória e ao desmatamento.
Mais uma espécie do menor animal do mundo é o sapo-pulga. Ele nada mais é que um anfíbio, podendo ser encontrado até mesmo em nosso país, Brasil. Este pequeno sapinho mede somente dez milímetros.
Outro dos animais do mundo que também habita o oceano é a baleia-comum ou Balaenoptera physalus, de fato, é o segundo maior animal do nosso planeta. Este animais marinho pode chegar a medir 27 metros de comprimento, sendo que os maiores exemplares podem chegar a pesar mais de 70 toneladas.
Baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do mundo e, diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um peixe, mas sim de um mamífero aquático. A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.
Girafa: o animal mais alto do mundo
Em termos de altura, a girafa lidera com sobra! Uma girafa já nasce com surpreendentes 2 metros de altura!
A baleia-azul é um mamífero pertencente à ordem Cetacea de nome científico Balaenoptera musculus. É o maior animal do planeta, atinge cerca de 30 metros de comprimento e possui cerca de 120 toneladas de massa. As fêmeas são maiores que os machos e podem pesar até 130 toneladas.
O elefante asiático é o segundo maior animal terrestre, seguido pelo rinoceronte branco e hipopótamo.
A anta é o maior mamífero silvestre das terras brasileiras. Aliás, de toda América do Sul! Ela chega a dois metros de comprimento e até 250 quilos. ... Esse seu tamanho e a tromba lembram os elefantes, mas as antas são, na verdade, parentes dos rinocerontes e cavalos.
Portanto, a anta é extremamente inteligente, além de ser o maior mamífero terrestre da América do Sul, já que animais de maior porte, como a vaca e a égua, foram trazidos de outros continentes, ainda na época da colonização portuguesa.
Apesar dos benefícios da carne e da utilidade do couro da anta, ainda não há por aqui um mercado estabelecido para esses produtos, devido ao baixo número de criadores, o que tende a mudar com a difusão da atividade. Se houvesse comércio, produtores estimam em R$ 50 o preço do quilo vivo do animal pago na fazenda.
Existem cinco espécies de antas no mundo: uma na Ásia, uma na América Central e três na América do Sul. A única fácil de se ver é a anta brasileira, no Pantanal.
Quanto tempo dura um jogo de andebol?
Como falar com o suporte do Kwai?
Qual é o pacote Office mais atual?
Quais são os mecanismos de variabilidade genética?
Quanto tempo demora o cartão cidadão?
Quantos corações tem um Creeper?
Qual o prazo para se manifestar sobre a contestação?
Para que serve o reservatório das usinas?