O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
Antes, os chamados cirurgiões barbeiros eram responsáveis por grande parte dos tratamentos, inclusive de soldados em guerras, e a prática ia de aplicação de ventosas e realização de sangrias com sanguessugas e escarificadores a pequenas cirurgias, além de corte de barba e cabelo.
A faculdade na verdade começou no século IX como um local para os monges aviarem medicamentos. No século XI, contudo, os estudiosos da faculdade começaram a traduzir textos médicos gregos e, mais tarde, árabes para o latim.
Médicos famosos que revolucionaram a medicina
É uma ciência completa. A Medicina envolve tanto questões biológicas quanto humanas. O médico precisa conhecer cada parte do corpo humano em seus mínimos detalhes. Além do funcionamento normal, ele deve entender as doenças e a forma como o organismo responde à ação de medicamentos.
O médico pesquisador atua em laboratórios, realiza experimentos, estuda o comportamento das células e dos órgãos do corpo humano.
Seu trabalho consiste em diagnosticar o problema, doença ou disfunção e prescrever um tratamento, que pode ser à base de medicamentos, mudanças no estilo de vida ou mesmo uma intervenção cirúrgica. Os médicos precisam manter um histórico dos pacientes contendo informações sobre sintomas, dados obtidos em exames clínicos e o tratamento adotado.
Existem duas versões da origem da medicina. Segundo os países xiitas, a medicina surgiu no Império Aquemênida [4] e segundo a tradição ocidental, Hipócrates é considerado o pai da medicina. Considera-se que viveu entre 4 a.C. e deixou um legado ético e moral válido até hoje.
O primeiro médico prático do Rio de Janeiro foi Aleixo Manuel, o velho, em meados do século XVII. Os caboclos empregavam a medicina dos pajés e os negros, seus amuletos e ervas.
Sabe-se que os gregos foram os pioneiros no estudo dos sintomas das doenças. Eles tiveram como mestre Hipócrates (considerado até hoje o pai da medicina). Um outro povo que teve também um grande conhecedor da medicina (o grego Galeno, que morava em Roma) foi o povo romano. Após Hipócrates e Galeno, a medicina teve poucos avanços.
Como imprimir tarefas do Google Agenda?
Como eliminar a barriga rapidamente?
Qual a melhor fonte para Dislexicos?
Como se vestir para um restaurante chique homem?
Quais os sinais de um aquariano apaixonado?
Como acessar câmera V380 no PC?
O que a Bíblia fala sobre homem prudente?
Como escrever a palavra renasça?
Como docente atua na perspectiva transdisciplinar?
Como calcular o salário do síndico?
Como ser um correspondente imobiliário?
Como é que se escreve a palavra sincero?