Há ainda a possibilidade de a equipe médica executar o chamado coma induzido, em que a perda da consciência acontece pela ação de medicamentos. “Em lesões neurológicas graves, a gente pode induzir um coma de 24 a 48 horas para o descanso do cérebro e depois revertemos”, conta o neurologista.
A duração de um coma costuma ser menos de quatro semanas, com a recuperação acontecendo de forma gradual, mas também há casos em que uma pessoa permanece em um estado de inconsciência por anos ou décadas.
Um homem ficou em estado vegetativo por 36 anos. Trata-se do espanhol Manel Monteagudo, que entrou em coma em 1979, depois de cair de uma altura de seis metros no navio alemão onde trabalhava. Ele acordou em 2014.
Uma mulher dos Emirados Árabes que ficou gravemente ferida num acidente de carro em 1991 acordou do coma após 27 anos. O caso foi revelado nesta terça-feira pelo filho dela. Munira Abdulla, que tinha 31 anos na época do acidente, sofreu lesões cerebrais quando o carro onde estava bateu num ônibus.
De acordo com um novo estudo desenvolvido pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), é possível utilizar eletrodos que, ao aplicar choques em uma região específica do cérebro que está associada à consciência humana, poderia fazer com que alguém acordasse de um coma profundo.
33 curiosidades que você vai gostar
Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo. Entretanto, existem vários níveis de sedação, a depender da dose do medicamento, por isso, quando a sedação é mais leve é possível ouvir, se mexer ou interagir, como se estivesse sonolento.
A maioria dos neurologistas afirmam que o paciente em coma não sente nada e não demonstra nenhuma percepção, mas opiniões variam, por outro lado existem médicos que afirmam que o paciente pode sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.
Muitas vezes, o coma é reversível e, por isso, a pessoa pode voltar a acordar, no entanto, o tempo até que o estado de coma passe é muito variável, de acordo com a idade, estado de saúde geral e a causa.
Segundo o neurologista Mauro Atra, nessa situação prolongada, o máximo que acontece é o paciente ouvir sons, mas sem a capacidade de interpretá-los. “A pessoa não sabe se ouviu um violino, uma buzina ou alguém falando o nome dela, mas vai mexer os olhos", diz o especialista.
Como regularizar veículo baixado?
Quanto custa para tirar o Creci jurídico?
Qual o registro do técnico em edificações?
Quanto tempo de vida tem um corn snake?
Como registrar embarcação miúda?
Quando um veículo é considerado sucata?
Como ver o número de série do celular?
Como regularizar o nome da mãe na Receita Federal?
Como cuidar de pimenta-de-cheiro em vaso?
Quem não conseguiu atualizar o cadastro do Caixa Tem?
Como registrar redução de jornada no eSocial doméstica?
Como referenciar o Youtube ABNT?
Como registrar dll no Windows 7 Pelo cmd?
Como descobrir o número de série do HD?
Como regularizar estacionamento rotativo Vitória ES?