Dividida por faixa etária, a média de sono para o desenvolvimento em adolescentes (de 14 a 17 anos) é de 8 a 10 horas por noite, o que significa um pouco mais de um terço do dia. Já em jovens adultos e adultos, esse parâmetro diminui um pouco, chegando a ser de 7 a 9 horas diárias.
O recorde registrado de uma pessoa sem dormir foi de 11 dias e 25 minutos, façanha executada pelo americano Randy Gardner, nos anos 60 e registrada pelo Guinness Book of Records. Por motivos de segurança, hoje, são proibidos testes de privação de sonos em humanos.
“Quando a insônia se torna crônica, o organismo perde a capacidade de se recuperar, acumulando stress e prejudicando o desempenho diário”, afirma Lee. Esses efeitos adversos crescem à medida que aumentam os dias sem dormir, incluindo dores no corpo, problemas gastrointestinais e respiratórios, de acordo com o estudo.
Dia 4. No quarto dia sem dormir, as pequenas rugas no rosto se tornam mais marcadas e a pele fica com um tom pálido. A pessoa começa a ter alucinações auditivas e visuais e se sente confusa em relação ao tempo e espaço.
"A privação do sono está relacionada ao desenvolvimento de várias patologias, de alterações do humor a doenças cardiovasculares, mas uma pessoa só morre se apresentar uma doença conhecida como insônia familiar fatal (IFF).
21 curiosidades que você vai gostar
A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.
Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, alguns tipos de tumor.
Acredita-se que com apenas 2 horas por dia são satisfeitos todos os padrões de sono, podendo mesmo ser conseguido um melhor desempenho em relação ao sono monofásico, sendo possível despertar de um cochilo de um sono polifásico completamente renovado, como se tivesse dormido uma noite inteira.
Quando a luz é cessada, os níveis de melatonina aumentam, desacelerando o organismo. A partir daí, começamos a sentir vontade de dormir. Quando ignoramos esses efeitos e passamos dias ou horas acordados, o organismo entra em desequilíbrio. Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações.
“Não descansar o suficiente [nunca menos de cinco horas, ainda que não seja possível dormir as tais sete] está diretamente associado a problemas de saúde cardiovascular, metabólica, mental e imunológica”, garantem.
Junto ao acúmulo de raiva, nervosismo, solidão, irritabilidade e frustração, problemas respiratórios, dores e distúrbios gastrointestinais revelaram como o bem-estar físico e mental se deteriora diante da ausência de descanso adequado.
Dormir pouco também pode ser prejudicial
Um estudo publicado pelo Journal of American College of Cardiology mostrou que dormir menos de seis horas pode levar a diversos problemas de saúde como doença vascular crônica e progressiva.
A falta de sono crônica aumenta o risco de doenças cardíacas, de obesidade, de ansiedade e de disfunções sexuais. Se já não fosse o bastante, as horas a menos na cama darão espinhas e mesmo rugas. Quem dorme cinco horas por noite aumenta em 60% seu risco de obesidade.
Ficar uma noite sem dormir não é bom para a sua saúde, para a sua pele e para sua memória (sim, isso quer dizer que não ir para a cama para estudar matéria atrasada não funciona). Isso só para mencionar algumas das consequências. Ah, e o sono não se compensa, viu? Depois de perder, está perdido para sempre.
É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. Além disso, a qualidade do sono durante a noite é superior ao diurno.
Como veremos a seguir, eles sugerem que dormir à tarde, especialmente depois do almoço, pode ser uma verdadeira terapia, diminuindo o risco de doenças graves. Além disso, vale relembrar que, para um adulto na faixa de 30 a 60 anos, recomenda-se entre 7 e 8 horas de sono por dia.
Tirar um "cochilo" à tarde, não é só prazeroso, como também traz diversos benefícios para nossa vida! Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.
O sono prolongado de vez em quando pode ser considerado normal. Depois de um dia excessivamente cansativo ou quando estamos muito estressados, dormir um pouco mais ajuda a manter o corpo e a cabeça sãos.
A conclusão é de que adulto saudável deve dormir, diariamente, entre 7 horas e 7 horas e meia1.
Dormir menos de 6 horas por noite aumenta o risco de demência em 30%, diz estudo. Se você está dormindo cerca de seis horas ou menos por noite, está preparando seu cérebro para falhas no futuro, segundo estudo publicado nesta terça-feira (20) na revista Nature Communications.
Sinais e sintomas na insóniaDificuldade em adormecer à noite;Acordar durante a noite;Acordar antes do despertador;Sensação de sono não reparador;Fadiga (cansaço) diurna ou sonolência;Dificuldade em manter a atenção ou em concentrar-se;Propensão para um maior esquecimento das tarefas;
As diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono) variam entre 16 horas para bebês e 8 horas para adolescentes. Segundo a academia, menores de idade se beneficiam física, mental e emocionalmente de quantidades adequadas de horas de sono.
Problemas de saúde: você dorme e não descansa
Os principais são: Depressão. Narcolepsia. Síndrome da apneia do sono.
6 DICAS PARA DORMIR E DESCANSAR BEMAcalme a sua mente. Leve o seu tempo para cair nos braços de Morfeu. ... Desligue. Desligue todos os dispositivos eletrónicos à sua volta, uns 60 a 90 minutos antes de ir para a cama. ... "Ciao" cafeína. ... As refeições...
Qual o melhor lugar do mundo para estudar?
É preciso tirar o dente do siso?
O que o bicho geográfico pode causar?
O que aconteceu com Ramsés depois da travessia do Mar Vermelho?
Qual é a importância da biblioteca no mundo atual?
Para quem é indicado Bioestimulador de colágeno?
O que é transporte público individual?
Para que serve limão para cachorro?
Quais alimentos que ajudam no tratamento da esquizofrenia?
Quem é o fantasma da Grifinória?
O que o peixe tambaqui gosta de comer?
Como trazer meu ex de volta ainda hoje?
Qual a diferença de datiloscopia e Papiloscopia?
O que acontece quando a diabete chega a 600?
Como calcular o grau de astigmatismo?
Porque a população brasileira está crescendo menos e vivendo mais?