cinco anos
Os comprovantes de pagamentos devem ser guardados por cinco anos. Recibos médicos, de cursos e escolas usados na declaração de IR devem ser guardados pelo mesmo período, prazo em que ainda podem ser pedidos pela Receita Federal.
Procure deixar as pastas ou arquivos de despesas mensais em lugar de fácil acesso. Assim, não terá problemas em achá-las quando precisar de algum recibo de pagamento. Já as que têm documentação pessoal, de imóvel e outros bens devem ser guardadas em locais mais restritos, pois arquivam documentos mais importantes.
Consumidor cobrado pode ir ao Procon Caso a empresa insista na cobrança de uma conta antiga, o indicado é procurar o Procon. Já se o prazo não tiver expirado, é preciso correr atrás desse comprovante com a companhia que o emitiu.
Como organizar seus documentos pessoais
Ponha clipes em todas as repartições dos recibos e coloque-os em uma pasta de documentos apropriada. Continue colocando clipes nos recibos diários e arquivos nas suas respectivas pastas. No final do mês, pode-se reunir todos em um único clipe de papel ou juntá-los com um elástico.
Confira, a seguir, os 4 passos que selecionamos para você organizar e administrar as contas a pagar da empresa com eficiência:
Verifique se o documento que você deseja arquivar, já existe pasta ou caixa contendo os mesmos; Proceda o arquivamento; Inclua os novos assuntos no Índice de Arquivo; Abra uma caixa de entrada para os documentos que não foram arquivados durante o dia.
Pois é, se você não possui o hábito de guardar comprovante de pagamento dessas contas, é bom ir se acostumando com a ideia de mantê-los guardados. O comprovante é, na verdade, a garantia que você tem de que efetivou o pagamento da dívida.
O proprietário de veículo, além de guardar os comprovantes do pagamento das parcelas, deve também tomar muito cuidado com os documentos referentes aos impostos sobre esse bem. Para ser mais exato, esses documentos precisam ser guardados por um período de cinco anos.
Eu aconselho você a organizar todos os seus comprovantes de pagamento em uma pasta (ou várias) e deixá-los guardados até que se conclua todo o prazo. Assim, caso seja surpreendido com cobranças indevidas ou já quitadas, você poderá se defender e provar que está em dia com o pagamento.
No caso de consórcios, o correto é guardar os comprovantes de pagamento até o encerramento das operações financeiras. Os comprovantes de pagamento referentes a seguros, inclusive os de saúde, devem ser conservados até um ano após o fim da vigência do contrato.
Qual a importância da jugular?
Como usar o celular no PC com a tela quebrada?
Como usar o cartão de memória no celular?
Qual a classificação da palavra romântico?
Como transformar celular em Lousa Digital?
Qual é o significado de quebrar o galho?
Como usar o celular como controle joystick para PC?
Como podemos definir sequência?
Quanto custa a aplicação de hidrogel?
Como ocorre o funcionamento de análise macroeconômica?
Como funciona o sistema político da Noruega?
Como limpar ferro fundido de fogão?
Como copiar nomes de arquivos de uma pasta para Excel?
Como funciona uma alavanca simples?