O camelo possui ainda alguns truques que evitam que ele perca muito líquido e possa ficar até três semanas sem beber água.
Como já mencionado, um camelo de 500 kg consegue beber 150-200 litros de água, em poucos minutos e de uma só vez, após ficar sem bebê-la durante 5-7 dias. Ou seja, eles compensam o estado de desidratação bebendo acima de 30% da própria massa corporal de água.
100 litros O bicho é capaz de beber até 100 litros de água de uma só vez. O líquido é usado para hidratar o organismo. “Com todo esse abastecimento, seu corpo se mantém hidratado por até três semanas”, diz o biólogo Sérgio Rangel Pinheiro, do Zoológico de Sorocaba, em São Paulo.
Os camelos são excelentes em sobreviver onde é muito seco. Camelos de duas corcovas, os bactrianos, passam longos e frios invernos e verões curtos e quentes no deserto de Gobi na Ásia Central. O camelo de uma corcova, o dromedário, vivem no infindável calor dos desertos do norte da África e Arábia.
- As bases das patas dos dromedários é larga. Possuem pescoço longo e pernas compridas. Essa características também facilitam a vida no deserto e a locomoção em regiões arenosas.
porque ele não fica desidratado,ele consegue ficar sem beber agua por até 50 dias por que ele guarda toda a agua que ele bebe no seu corpo em um tipo de galao .
Quando dissemos que os camelos estão preparados para encarar o Deserto é porque de fato estão muito preparados. Para se ter uma ideia esse animal apresenta três pálpebras que o auxiliam a manter os olhos livre de poeira e areia, o que convenhamos é uma habilidade e tanto para se ter no deserto.
Os animais que menos precisam de água normalmente só a utilizam para beber e manter seus órgãos funcionando. A seguir, vamos dar alguns exemplos desses animais. Essa já é lenda antiga. Todo mundo já leu histórias ou ouvir falar de como os camelos conseguem passar tempos e tempos sem beber nenhuma gota de água.
Camelos costumam habitar ambientes desérticos quentes ou frios. Foto: Yerbolat Shadrakhov / Shutterstock.com Os camelos fêmeas entram na maturidade sexual aos 3 anos de idade, mas o acasalamento geralmente acontece quando tiverem 4 anos, e eles conseguem continuar a reprodução até pelo menos 20 anos de idade.
Alguns animais, como pequenos répteis, também conseguem sobreviver em alguns desertos. Existe um deserto conhecido por ser muito “traiçoeiro”, é o deserto do Kalahari, no sul da África. Nele, durante cerca de três meses, chove um pouco e a paisagem rapidamente se modifica, formando pequenos lagos e algumas árvores e matas.