Durante 40 anos, vagaram pelo deserto, até que morresse toda a geração escrava, para que só os nascidos na liberdade pudessem entrar na Terra Prometida.
Os quarenta anos no deserto. O Senhor havia escolhido Moisés para liderar a saída do povo hebreu do Egito, e ele teve como seu porta voz seu irmão Arão.
No relato bíblico, Deus só convoca Moisés para tirar os escravos do Egito quando o nosso herói já está com 80 anos nas costas.
Durante 40 anos, eles percorreram o deserto do Sinai, onde formaram uma nação e receberam a Torá (Pentateuco), que incluía os Dez Mandamentos e deu forma e conteúdo à sua fé monoteísta.
Êxodo 24:12, 18—Moisés fica no Monte Sinai por quarenta dias. Êxodo 31:18—O Senhor escreve nas tábuas com Seu dedo. Êxodo 32:1–24, 30–32—Arão faz um bezerro de ouro.
30 curiosidades que você vai gostar
Êxodo 19 contém o relato de três ocasiões em que Moisés subiu ao monte Sinai e de lá desceu. Moisés subiu ao Sinai para falar com o Senhor, depois desceu o monte para transmitir as palavras do Senhor ao povo.
Quando um dia Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, no pé do monte Sinai, o anjo de Deus apareceu a Moisés, numa chama de fogo. Das chamas ouviu uma voz que se identificou como Deus, e que anunciou tê-lo escolhido para libertar seu povo do cativeiro egípcio e conduzi-lo à Terra Prometida.
Era para serem 11 dias, mas foram 40 anos, porque apesar de tudo o que Deus mostrou ao vivo para eles, o povo não queria nada com nada- em relação a servir a Deus -, mas ao mesmo tempo queria tudo do bom e do melhor de Deus. Por fim Deus cumpriu seu propósito de entregar a terra prometida ao seu povo.
A forma mais rápida de ir de Egito para Canaã é de voo e linha 15 ônibus que custa $150 - $420 e dura 6h 32m. Qual a distância entre Egito e Canaã? A distancia entre Egito e Canaã é 847 km.
Capítulo 22: Quarenta Anos no Deserto.
Moisés morre aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe.
Para chegar à terra de Canaã, Moisés não tomou o caminho mais curto — Ele enfrentou cerca de 400 quilômetros ao longo da costa arenosa do Mediterrâneo. Se não tivesse feito isso, teriam passado diretamente pelo meio do território dos inimigos filisteus.
Reflete-se sobre o cativeiro do povo judeu na Babilônia, que teria durado cerca de setenta anos, segundo a Bíblia, tendo por recorte temático a escravidão, dotada de significado diverso na Antiguidade.
Um tempo depois que eles chegaram, Deus chamou Abrão para prosseguir com sua família para Canaã, distante cerca de 859 km de onde estavam.
A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".
Na passagem bíblica, a travessia do Mar Vermelho durou uma noite inteira. Ou seja, a duração de um tsunami não seria tempo suficiente para que todos os israelitas fugissem.
Moisés, porém, respondeu a Deus: Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? Deus afirmou: Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte . …
A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.
Êxodo 3:1–20; Moisés 1:1–6, 25–26—O Senhor chama Moisés para conduzir os israelitas para fora do Egito.
Assim fez Moisés. Moisés, no momento combinado, subiu ao cume do outeiro junto com Arão e Hur. E consta que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia e quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia na batalha.
Moisés era o único que poderia subir ao monte; os demais não poderiam subir, nem mesmo tocar nas extremidades do monte. Por isso a expressão Mais perto do monte, mais perto da face. Aquele que subisse ou até mesmo tocasse nas extremidades do monte, com a exceção de Moisés, seria morto (Êxodo 19.21).
Monte Sinai: Moisés chamado por Deus, sobe ao monte e ouve que aquele povo deveria ser sacerdotes e santos (feliz o homem cujo deserto termina no Monte Santo de Deus). Primeira subida: Deus manda Moisés falar ao povo.
E a data da conquista de Jerusalém é conhecida precisamente o segundo de Adar (I5/ I6th março de 597 aC). O cerco não pode ter durado mais de dois meses, pois é improvável que começou mais cedo do que um mês depois de as principais forças da Babilônia terem deixado suas casas em Kislev.
Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia. O restante do capítulo é sobre a destruição de outras nações iníquas.
Como é regulada a secreção da saliva?
Quais as formas de reprodução dos protozoários?
Qual Local de controle da fome e saciedade?
Como funciona o transporte público em Porto Alegre?
Como se dá o conhecimento para Kant?
Quando surgiu o hábito da leitura?
Quantos comprimidos de Fluconazol posso tomar?
Como funciona o medidor de glicose FreeStyle?
Como uma pessoa contrai a cisticercose?
Como alguém contrai a doença tuberculose?
Como dar dois espaço simples no Word?
Como se adquire a bactéria Enterococcus?