O gato, também conhecido como gato caseiro, gato urbano ou gato doméstico, é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.
Quando ela estiver quase pronta para dar à luz, vai arranhar, se acomodar na caixa e começar um ronronar alto. Depois de notar que uma secreção avermelhada foi liberada, não demorará muito até que os primeiros filhotes e as placentas comecem a aparecer – normalmente em menos de uma hora.
“Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote.
A gravidez na gata dura normalmente entre 63 e 67 dias, mas pode ser difícil saber exatamente há quanto tempo uma gata está grávida. O período de gestação da gata pode variar entre 61 dias e no máximo 72 dias.
Uma gata pode ter em média 3 a 4 gestações por ano e a cada 3 e 4 meses também! Mas lembramos que isso não é uma regra, ou seja, sua felina pode ter somente uma gestação ou até mesmo nenhuma. Considerando os números anteriores, se em cada ninhada 5 gatos bebês nascerem, serão praticamente 20 gatinhos em sua casa!
22 curiosidades que você vai gostar
O intervalo entre o nascimento de cada gatinho também pode variar entre 30 minutos e 1 hora e, caso a ninhada seja grande, a gata pode ficar o dia todo dando à luz. Se o parto durar mais de 12 horas, no entanto, pode ser necessário buscar ajuda de um veterinário.
A mamãe poderá ficar estressada ou até mesmo rejeitar o filhote. Atenção: animal não é brinquedo! As crianças podem observar a mãe cuidando dos gatinhos, caso a gata esteja acostumada e não pareça se importar com a presença delas. Mas não devem pegar os filhotes, que são muito frágeis nas primeiras semanas de vida.
Filhote de gato nasce morto
Para que se desencadeie o nascimento, os filhotes devem estar vivos. Se não for assim, o parto não ocorre e sera necessário recorrer a medicamentos. Se eles não funcionam (algo bastante provável), deve ser feita uma cesariana.
Um parto pode durar até 12h com intervalos entre filhotes de 5 minutos a 2 horas, mas quando se ultrapassa esse tempo, você se deve preocupar. Um período superior a essas 2 horas de contrações sem nascimento de filhotes pode indicar que existe gato morto na barriga e que a vida da progenitora pode estar comprometida.
Para saber se tem filhote morto dentro da barriga da cadela o mais indicado e fazer um exame de ultrassom. Com o exame de ultrassom iremos descobrir se os filhotes estão vivos pelo batimento cardíaco deles e pelos movimentos dos fetos dentro do útero.
O sentimento de “meu gato morreu, estou muito triste” pode não ser exatamente o mesmo para um outro gato, mas isso não quer dizer que ele não vá sentir falta do seu irmãozinho no dia a dia. Para os felinos, a morte não é bem morte, e sim abandono.
Acariciar e pegar os gatinhos recém-nascidos pode ser perigoso. Os gatinhos, assim como os bebês humanos, são extremamente frágeis. Se você os manusear abruptamente ou se deixá-los cair acidentalmente, poderá danificar os ossos ou órgãos vitais. Você deve sempre ser muito gentil e delicado com os recém-nascidos.
O primeiro sintoma de morte fetal (dos filhotes) é a mudança de comportamento da cadela, que para de comer, pode ter contrações da barriga e depois com o passar do tempo, pode apresentar corrimento vaginal sanguinolento, escuro ou de cheiro forte e ruim.
Para a contagem de filhotes, indica-se a radiografia de abdômen, que é efetiva a partir dos 45 dias de gestação, este exame é muito importante para em caso de parto normal o tutor saber quantos filhotes ainda tem para nascer.
Quando ocorre um aborto em cadelas, ou morte neonatal, é preciso investigar as causas e, se preciso fazer a castração e remoção do útero. Isso porque há grandes chances do problema se repetir em outras gestações.
Permita que a mãe passe um tempo com eles.
Logo ela perceberá que estão mortos e permitirá que você os remova sem ficar incomodada. Ela perceberá que estão mortos assim que ficarem frios. Se após alguns dias, ela ainda estiver se preocupando com filhotes mortos, remova-os logo, mesmo que ela ache ruim.
Apenas 60 a 70% dos filhotes sobrevivem às primeiras 12 semanas. As causas da morte podem variar, mas na maior parte dos casos o falecimento ocorre devido a problemas no desenvolvimento uterino dos animais, durante o nascimento ou no desmame.
Determine se a mãe do gatinho está por perto.
Tente ficar em um local onde o gatinho não note a sua presença e se assuste. Seja paciente. Você quer ajudar o gatinho, não tirá-lo da mãe sem necessidade. As fêmeas costumam buscar alimento para a ninhada no meio da tarde, enquanto os filhotes dormem.
De acordo com Burstyn, mesmo que seu gato não goste de ser pego no colo, ele poderá te surpreender. No vídeo, ele explica que provavelmente o animal não foi carregado corretamente e por isso ele fica irritado.
Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.
Sentir tristeza, choque, raiva, solidão são reacções emocionais naturais à morte de um animal de estimação. Expressar estes sentimentos não significa que somos fracos. Significa apenas que estamos a fazer um luto por um animal que foi muito significativo na nossa vida.
Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. Os gatos são vistos como animais místicos e atraem muitos mitos, alguns bons e outros nem tanto, devido ao comportamento peculiar próprio dos felinos.
Guarde fotografias do seu animal, pode até fazer um álbum ou colocar alguns quadros com as suas fotos. Será uma forma de relembrá-lo por ter sido um fiel e grande amigo. Pode também optar por guardar uma manta, brinquedo favorito, a coleira, trela, ou algo simbólico.
A gestação irá durar entre 58 e 62 dias. Ao completar o primeiro mês, a cachorra deverá passar por um ultra-som. “Dá para saber o número de filhotes e como está a saúde da mãe”, explica a veterinária Carla Alice Berl. Um conselho: troque a ração de adulto pela de filhote durante esse período.
“Não existe uma quantidade única e exata de filhotes que uma cadela pode ter na mesma gestação”, explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz. “O número pode variar de acordo com o porte do cachorro, idade e estado de saúde da cadela”, completa a veterinária.
Quanto tempo de exercício para queimar 1000 calorias?
Quais são as vias de administração de injetáveis?
Qual a importância do controle de qualidade?
Pode secar a argila com secador?
O que vende mais nos EUA Pepsi ou Coca?
O que fazer para evitar a queda de cabelo masculino?
Como fazer terceiro no teclado?
Qual a diferença de máscara e creme de hidratação?
Quem ganhou do Ronnie Von no Qual é a Música?
Como por creme depilatorio homem?
Qual lugar mais barato para comprar nos EUA?
O que muda no corpo com 5 semanas de gravidez?
Quais são os derivados Carneos?