Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir), o prazo de carência é de 24 meses; Demais situações, o prazo de carência é de 180 dias.
As operadoras costumam marcar essa condição na própria carteirinha do plano, com a sigla “CPT” – Cobertura Parcial Temporária -, seguida da data em que a cobertura expira. No entanto, pode o usuário acordar com a operadora que essa carência não exista, mas nesse caso, o cliente deverá pagar um adicional.
Ao escolher reduzir a carência, é necessário se atentar ao prazo - geralmente, o plano pode ter sido cancelado há, no máximo, 60 dias da emissão da nova proposta. Assim, ao cancelar seu plano de saúde anterior, se quiser aproveitar as carências, é preciso contratar um novo em menos de 60 dias.
1º Julho 2020
Procedimento | Carência |
---|---|
Internação hospitalar clínica e cirúrgica, demais procedimentos relacionados a exames, tratamentos e procedimentos ambulatoriais, exceto parto e CPT (Cobertura Parcial Temporária). | 180 DIAS |
Parto a termo. | 300 DIAS |
CPT - Tratamento de doenças ou lesões preexistentes. | 720 DIAS |
De acordo com a Lei dos Planos de Saúde, o prazo de carência varia conforme o tipo de serviço, sendo de: 24 horas para situações de urgência e emergência; 300 dias para partos a termo (exceto partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional); 180 dias para as demais situações.
Os prazos de carência do seu plano poderão ser verificados no contrato e no Portal NotreDame Intermédica, na área do Beneficiário.
Verifique as informações relativas às carências e de cobertura parcial temporária impressas no seu cartão e consulte as condições de contratação. Caso tenha dúvida, entre em contato pelo telefone: 33 3339-4444. Mantenha seus dados de cadastro sempre atualizados.
Assim como a definição literal da palavra que tem relação com falta de algo necessário ou privação, a carência no plano de saúde significa justamente o tempo que será necessário aguardar o atendimento fornecido pelo próprio plano em um procedimento específico. Lembrando que isso deve ser informado com clareza em seu contrato.
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estabeleceu que a transferência da carência para planos de saúde só é possível para planos equivalentes ou inferiores ao plano de saúde do qual o consumidor quer sair.
Aguardar o período de carência do plano de saúde, pode ser bem inconveniente para algumas pessoas. No entanto, existem algumas operadoras que oferecem planos onde esse período de espera não existe, este é o caso do plano de saúde Unimed carência zero.
Há valores diferenciados, tudo funciona de acordo com os serviços, sejam eles: consultas, exames, internações e etc. Há diversos tipos de planos de saúde disponíveis no mercado, entre eles estão: os individuais, empresariais, familiares e outras divisões dentro desses como o básico, plus e gold, por exemplo.
Como são classificados os sensores?
Quais são os sons do nosso corpo?
Quanto ganha um profissional de lettering?
Qual a importância dos stakeholders para as empresas?
Como funciona venda de loteamento?
Como são produzidos os sons dos instrumentos de percussão?
O que fazer com chocolate fracionado?
Como Trabalhar filme com os alunos?
Como trabalhar o jornal na sala de aula?
Qual o objetivo de trabalhar com massinha na educação infantil?
Como funciona o programa Mestre do Sabor?
O que são mapas conceituais na educação?
Como fazer reunião pelo Google Meet?
Qual o objetivo de se trabalhar o alinhavo na educação infantil?
O que é o Programa de Aquisição de alimentos?
O que faz o programa Mendeley?