O Período dos Juízes (em hebraico: שופטים, shôphaatîm ou shoftim), também chamado de Período dos Regentes é um período histórico do povo hebreu, que se estendeu entre 1390 a.C. a 1030 a.C..
Na parte central da obra mencionam-se doze juízes. O número é simbólico do momento que vários deles são apenas citados pelo nome e por algum dado ínfimo.
Ele narra a história dos juízes bíblicos, os líderes inspirados cujo conhecimento direto de Javé permitiu-lhes agir como campeões dos israelitas contra a opressão de monarcas estrangeiros e como modelos do comportamento sábio e fiel requerido deles por Javé depois do êxodo do Egito e da conquista de Canaã.
Existem os juízes "maiores" – Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão –, cujos atos são contados de um modo mais ou menos pormenorizado, e seis juízes "menores" – Samgar (3, 31), Tola e Jair (10, 1-5), Abesã, Elon e Abdon (12, 8-15) –, que são recordados apenas brevemente.
Fase do Patriarcado: ocorreu, aproximadamente, entre 2000 a.C. e 1200 a.C. Os patriarcas foram os primeiros líderes religiosos dos antigos hebreus. Fase dos Juízes: os juízes foram autoridades políticas, religiosas e militares, sendo eleitos pelas várias tribos hebraicas, de forma que havia um juiz por tribo.
Existem os juízes "maiores" – Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão –, cujos atos são contados de um modo mais ou menos pormenorizado, e seis juízes "menores" – Samgar (3, 31), Tola e Jair (10, 1-5), Abesã, Elon e Abdon (12, 8-15) –, que são recordados apenas brevemente.
Samuel
Apesar de não trazer nenhuma declaração explícita sobre de quem seja a autoria, ela é atribuída a Samuel. Este, que é o sétimo livro da Bíblia, e faz parte do Velho Testamento, conta a história de Israel desde a conquista da Terra de Canaã até o começo da monarquia.
O tema das histórias separadas é a libertação, por parte de Iahweh, através de um "juiz". A sua função não é tanto a de determinar a justiça segundo a lei, mas sim a de restaurar a justiça; assim, o seu papel é o de difundir o direito da parte ofendida e vingá-lo. Ele é concebido como um líder carismático.
Em Juízes 17–21, lemos sobre a ilegalidade e a desordem que reinavam entre as tribos de Israel sob o governo dos juízes, pois colocaram sua confiança na sabedoria dos homens e decidiram desobedecer aos mandamentos do Senhor.
Portanto, o período total dos juízes será menor do que a soma geral do tempo de governo de cada um. Através da história destes juízes podemos concluir que Deus quer usar a cada um de nós para o benefício da sociedade.
As funções judiciais exercidas por eles estavam diretamente ligadas à liderança espiritual sobre o povo (1Cr 17:6; 2Sm 7:7). Os juízes permaneciam em suas funções até morrerem (Jz 2:19; 1Sm 4:18; 7:15), e, diferente dos reis, eles não estabeleceram um governo hereditário em Israel (Jz 8:22,23).
Se somarmos, conforme vemos na coluna à direita, todas as datas mencionadas em Juízes, temos o resultado de 455 anos para todo o período, que é o cômputo do tempo de todos os juízes, acrescido do todos os tempos de opressão mencionados, incluindo-se os 3 anos de Abimeleque.
♦ Elom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:11). Governou por 19 anos. ♦ Abdom – livramento da opressão do Período da Judicatura (Juízes 12:14 ). Governou por 8 anos. ♦ Sansão – livramento da opressão Filistéia (Juízes 13:1 até 16:31).
Porque ocorre a brisa marítima?
Quais os cuidados de enfermagem com o dreno de Kehr?
Qual o melhor material para solado?
Para que serve a bola Anti-stress?
Qual a importância da gestão democrática para a escola?
Qual é o maior mural do mundo?
Quanto maior o desvio padrão maior a variabilidade?
Quais foram os primeiros seres autótrofos?
Quanto tempo para o juiz liberar depósito judicial?
O que é importunação ao pudor?
Qual a importância da análise de alimento para a nutrição dos animais?
Como se faz cápsulas de remédio?
O que fazer quando o colchão afunda?