Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Confira os quatro tipos de dengue que circulam no Brasil: Dengue Clássica: A primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, normalmente seguido de cefaleia ou dor nos olhos, fadiga ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonturas, vômitos e erupções na pele.
Dengue ou Covid-19: o que observar Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue. Por outro lado, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus.
Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.
Em relação à doença, não há diferença entre os tipos de dengue. Os sintomas são os mesmos, como febre alta, dores pelo corpo e no fundo dos olhos e sangramento em alguns casos. O que pode ocorrer é uma pessoa contrair diferentes tipos do vírus, já que a pessoa torna-se imune apenas ao tipo de vírus contraído.
Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
Acredita-se que a formas graves da dengue ocorram por uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico a esta segunda infecção. Portanto, pacientes que já tiveram dengue em algum momento de suas vidas e apresentam a sua segunda infecção são aqueles que devem ser observados com maior cuidado.
Familiares de um paciente com dengue não precisam de nenhum tipo de cuidado. A doença não se transmite pelo beijo, abraço, aperto de mãos, talheres, toalhas, etc. Como existem 4 sorotipos do vírus da dengue, é possível se contaminar 4 vezes.
Algumas das complicações que surgem quando o vírus da dengue atinge o cérebro são encefalopatia, encefalite e a meningite. Além disso, a dengue também pode causar Mielite, uma inflamação na medula espinhal, e Síndrome Guillain-Barré, uma inflamação que afeta os nervos e resulta em fraqueza e paralisia muscular, o que pode ser fatal.
No entanto, crianças, mulheres grávidas, idosos ou pessoas com o sistema imunológico alterado, como nos casos de AIDS e tratamento para câncer, os sintomas da dengue podem demorar até 12 dias para serem solucionados, sendo importante fazer repouso e uma alimentação adequada para acelerar o processo de cura.
Quais são as principais potências econômicas atuais?
Quem pode ser terapeuta Sistemico?
Quantos jogos de Xbox One cabem em um HD de 500GB?
Quais os benefícios de Encher bexiga?
Quais as doenças que o refluxo pode causar?
Qual horário de atendimento da Vivo 1058?
Qual é a diferença entre as rodas dentadas de uma bicicleta e as engrenagens de um relógio?
Qual a importância da mecanização agrícola na viabilidade dos sistemas de produção agropecuários?
Quais os cargos que tem no Mateus?
O que significa Jóia no whatsapp?
Qual é a maior escola do mundo?
Como saber se estou com baixa produção de leite?
Como matar bactérias no corpo?
Porque o cabelo escurecer com a idade?
O que é necessário para fazer a escritura de um imóvel?