Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.
Confira os quatro tipos de dengue que circulam no Brasil: Dengue Clássica: A primeira manifestação é febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, normalmente seguido de cefaleia ou dor nos olhos, fadiga ou dores musculares e ósseas, falta de apetite, náuseas, tonturas, vômitos e erupções na pele.
Dengue ou Covid-19: o que observar Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue. Por outro lado, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus.
Quanto tempo dura? Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas.
Em relação à doença, não há diferença entre os tipos de dengue. Os sintomas são os mesmos, como febre alta, dores pelo corpo e no fundo dos olhos e sangramento em alguns casos. O que pode ocorrer é uma pessoa contrair diferentes tipos do vírus, já que a pessoa torna-se imune apenas ao tipo de vírus contraído.
Há quatro tipos de vírus da dengue: Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4. Eles pertencem à família Flaviridae e são vírus que só contêm RNA. Eles são da mesma família do vírus que causa a febre amarela, e tanto a dengue quanto a febre amarela são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti.
Acredita-se que a formas graves da dengue ocorram por uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico a esta segunda infecção. Portanto, pacientes que já tiveram dengue em algum momento de suas vidas e apresentam a sua segunda infecção são aqueles que devem ser observados com maior cuidado.
Familiares de um paciente com dengue não precisam de nenhum tipo de cuidado. A doença não se transmite pelo beijo, abraço, aperto de mãos, talheres, toalhas, etc. Como existem 4 sorotipos do vírus da dengue, é possível se contaminar 4 vezes.
Algumas das complicações que surgem quando o vírus da dengue atinge o cérebro são encefalopatia, encefalite e a meningite. Além disso, a dengue também pode causar Mielite, uma inflamação na medula espinhal, e Síndrome Guillain-Barré, uma inflamação que afeta os nervos e resulta em fraqueza e paralisia muscular, o que pode ser fatal.
No entanto, crianças, mulheres grávidas, idosos ou pessoas com o sistema imunológico alterado, como nos casos de AIDS e tratamento para câncer, os sintomas da dengue podem demorar até 12 dias para serem solucionados, sendo importante fazer repouso e uma alimentação adequada para acelerar o processo de cura.
Quais são os 7 princípios do cooperativismo?
O que é interrupção de prazo processual?
Qual a principal RDC que regulamenta a indústria?
Qual a importância dos rios para a comunidade local e para a economia da região Norte?
O que é faceta de resina composta?
Qual é o tempo de regeneração da pele?
O que é adjunto adnominal e complemento?
Quais são as palavras com R brando?
Como se cadastrar para receber doações?
Qual o país que não tem McDonalds?
Quais são os tipos de sistemas econômicos?
Qual é o objetivo da inflamação?
Quais são as principais características da gestão da qualidade?
O que é uma ação declaratória?
O que Jesus disse a Pedro quando ele cortou a orelha do soldado?
Qual é a orquídea mais vendida no Brasil?