A duração de um eclipse total do Sol é muito pequena, nas circunstâncias mais favoráveis não é nunca superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. A duração de um eclipse parcial pode ultrapassar a 3 horas, em uma determinada região.
A duração do evento astronômico será de cerca de seis horas e dois minutos, contando desde quando a Lua entra na sombra penumbral da Terra até o momento em que ela sai. Para um eclipse lunar parcial, essa marca é excepcionalmente longa.
Quando a Lua passar pelo nodo durante a temporada de eclipses, ocorre um eclipse. Como a órbita da Lua gradualmente gira sobre seu eixo (com um período de 18,6 anos de regressão dos nodos), as temporadas ocorrem a cada 173 dias, e não exatamente a cada meio ano.
Esse eclipse é chamado de eclipse anular do Sol. A máxima duração de um eclipse solar total é de cerca de 7 minutos. Como a Lua não possui luz própria, ela só é visível enquanto recebe luz do Sol e a reflete para a Terra.
O fenômeno do eclipse solar só pode acontecer durante a Lua nova, pois é apenas nessa fase que a Lua encontra-se entre a Terra e o Sol.
21 curiosidades que você vai gostar
O último eclipse solar total que pode ser visto do Brasil ocorreu em 1194, no dia 3 de novembro. Nessa data, a manhã virou noite para os residentes do sul do país. Antes dele, o último eclipse solar foi em 1991, na região amazônica.
Neste sábado (4), acontecerá o último eclipse solar do ano, mas a olho nu, o único lugar onde este eclipse solar total pode ser visto é na Antártica. Um eclipse solar acontece quando a Lua se move entre o Sol e a Terra, lançando uma sombra na Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas.
O eclipse lunar costuma ter uma duração superior ao solar, podendo, então, durar cerca de três horas ao todo. No entanto, o eclipse total não costuma durar mais de uma hora.
Os eclipses ocorrem a cada 173 dias (1, 2 ou 3 eclipses) numa certa ordenação perfazendo um ciclo a cada 18 anos e 11 dias (Período de Saros, com 41 eclipses solares e 29 lunares).
O primeiro eclipse do ano acontecerá em abril, no dia 30. Será um eclipse solar durante a fase da Lua Nova. Ele será um eclipse parcial em Touro e não visível no Brasil. Em pouco mais de duas semanas depois, teremos um eclipse total, agora lunar, em Escorpião, no dia 16 de maio e ele será visível no Brasil.
Em 8 de outubro, vai ocorrer o segundo eclipse lunar total de 2022. Dessa vez, o eclipse será visível em todo o leste da Rússia, Japão, Austrália e partes do oeste e centro da América do Norte.
O último eclipse de 2021 ocorre neste sábado (4), às 4h43 (horário de Brasília), junto com a Lua nova, em sagitário.
Um eclipse total do Sol demora cerca de 400 anos para se repetir num mesmo lugar do planeta Terra. Eclipse Parcial: ocorre quando apenas uma parte do Sol fica encoberta pela Lua, bloqueando parcialmente a luminosidade do Sol.
As quatro principais fases da Lua (Nova, Quarto Crescente, Cheia e Quarto Minguante) ocorrem nessa ordem durante um mês sinódico ou lunação, cuja duração é de aproximadamente 29,5 dias. Então, poder-se-ia pensar que o intervalo de tempo entre duas fases consecutivas da Lua é um quarto de 29,5 dias.
A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), coincidindo com o início do eclipse solar total. O fenômeno chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37. Durante um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra se alinham de forma que o Sol é bloqueado quando visto de dentro da sombra da Lua na Terra.
O eclipse total começa às 7 UTC. O eclipse máximo ocorrerá às 7:34 UTC (ou seja, às 4h34 AM hora Brasil). A fase de totalidade pode ser vista por 1 minuto e 54 segundos, e estará bem na orla do continente Antártico, ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne.
O eclipse total se inicia às 7 UTC. Já o pico máximo do eclipse ocorrerá às 4h34 AM no horário do Brasil, ou seja 7:34 UTC. A fase de totalidade poderá ser observada por 1 minuto e 54 segundos e estará ao norte da plataforma de Gelo Filchner-Ronne, na orla do continente Antártico.
A cada ano, ocorrem somente 2 eclipses do Sol e 2 da Lua, em média! O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5o com relação ao plano orbital lunar. Os eclipses (solares e lunares) ocorrem somente quando a Lua cruza o plano da eclíptica próximo ao instante de Lua Nova.
O eclipse solar ocorre quando a Lua posiciona-se em frente ao Sol de forma que a sua sombra é projetada sobre a superfície da Terra. Durante a ocorrência desse tipo de eclipse, uma pequena região da Terra fica escura por causa da projeção da sombra da Lua.
Do calendário de 2021 de eclipses, três já ocorreram, sendo dois da Lua, um total e um parcial - que aconteceu em 19 de novembro -, e um terceiro que foi um eclipse solar anular em meados de junho. O último que ocorrerá agora em dezembro também será um eclipse solar, no entanto, dessa vez total.
Eclipse Lunar Total (16)
O eclipse lunar total será visível Nas Américas do Norte e do Sul, Europa, África, e partes da Ásia. E sim, poderemos assistir ao espetáculo aqui no Brasil. O eclipse total durará das 00h30 às 01h54, mas a Lua também será parcialmente eclipsada entre 23:28 e 02:55.
O eclipse lunar parcial poderá ser visto em toda a América do Norte, e em grande parte da América do Sul (inclusive Brasil), Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O fenômeno terá início por volta das 4h19, no horário de Brasília, e uma duração de pouco mais de três horas.
Calendário astronômico
Também devem ocorrer dois eclipses lunares totais em 2022: um entre 15 e 16 de maio, quando a lua ficará vermelha durante a noite, e o outro em 8 de novembro, antes do nascer do Sol.
São quatro eclipses em 2022: dois eclipses solar e dois lunares. O eixo astrológico dos fenômenos neste ano será Touro-Escorpião.
De acordo com o horário internacional, UTC, e cálculos de engenheiros da NASA, o próximo eclipse lunar será 16 de Maio de 2022 e o próximo eclipse solar será 30 de Abril de 2022. As seguintes datas podem variar em torno de um dia devido ao fuso horário de cada país.
Quantos são os nervos Espinais?
Têm radar inteligente na Castelo Branco?
Como funciona o sistema de cotas de aprendizes?
Quanto Spider-man Miles Morales vendeu?
Como entrar em contato com a OAB?
O que fazer um curso de licenciatura?
Como recuperar plástico transparente?
Quantas horas de yoga por dia?
Como criar link de pagamento parcelado?
Em qual episódio Jughead beija Betty?
Como identificar um texto expositivo?
Quantas horas é o treinamento da NR 18?
Qual a principal vantagem do vidro fantasia?
Qual o salário de um arquiteto em Portugal?