A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
O tratamento da peridontite
Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Para o sucesso da terapia periodontal e manutenção do resultado a longo prazo é de fundamental importância que as três etapas do tratamento periodontal básico sejam eficientes: raspagem e alisamento radicular, instrução de higiene bucal e motivação do paciente.
Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.
Se as suas gengivas estiverem danificadas devido a, por exemplo, periodontite - a forma mais grave de doença gengival - não é possível que as gengivas retraídas voltem a crescer. Contudo, mesmo que a recessão gengival não possa ser revertida existem tratamentos que podem ajudar a prevenir o agravamento do problema.
32 curiosidades que você vai gostar
A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.
A cirurgia plástica gengival é a única forma para recuperar gengivas retraídas. Para facilitar a comunicação entre dentista e paciente, as técnicas são divididas com ou sem enxerto gengival – este, um procedimento adicional indicado para casos mais complexos ou em que a previsibilidade da técnica simples é baixa.
A cirurgia periodontal é realizada através de anestesia local, ou seja exatamente na zona afetada na gengiva. A seguir é recebido o tecido gengival para enxerto e a chamada zona do “palato duro” de onde este é obtido. Por fim, as zonas são suturadas com pontos.
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
As consequências da periodontite são relacionadas com a perda das estruturas que sustentam os dentes, resultando em mobilidade dos dentes até a perda dentária, o que também causa problemas mastigatórios. Outras consequências incluem o impacto na saúde geral bem como mau hálito ou problemas com a aparência.
Redução da profundidade de sondagem. Ganho de inserção clínica. Redução da mobilidade dental. Bom controle de placa do paciente.
...
Objetivos:Acesso para raspagem.Facilitar a higiene.Estética.Eliminação de bolsa.Restaurar o periodonto.Melhorar o prognóstico.
O tratamento periodontal básico tem como objetivo a remoção do biofilme bacteriano que é considerado o fator etiológico primário da doença periodontal e tornar o paciente apto a efetuar o autocontrole desse biofilme.
Para sondagem com uma sonda periodontal graduada (marcações em 3, 6, 8 e 11 mm), apenas uma leve pressão de 0,25N (25 g) deve ser aplicada. A ponta da sonda (diâmetro de 0,5 mm) é inserida suavemente ao longo do eixo do dente no sulco gengival. A profundidade de sondagem (PS) é lida a partir das marcações na sonda.
A amoxicilina comparada às outras penicilinas tem um maior espectro de ação e é capaz de atingir níveis plasmáticos elevados, sendo a primeira escolha para o tratamento de infecções periodontais. Essa tem um amplo espectro de atividade contra espécies anaeróbias estritas e facultativas subgengivais.
O que mais se destaca é o Periogard Gengiva Saudável. A fórmula com ação antibacteriana remove germes e bactérias causadoras da gengivite e da periodontite. Além de aliviar os sintomas dessas doenças, esse creme dental previne a formação de placa bacteriana, tártaro e cáries.
Essa é uma doença que ataca principalmente os adultos. Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.
Tratamento da periodontite
A terapia começa com instruções de higiene oral específica para cada pessoa, além da limpeza feita pelo dentista por meio de uma raspagem da placa bacteriana e tártaro. O uso de anestesia ocorrerá somente nos casos mais difíceis. Medicamentos costumam ser indicados só nos casos mais graves.
O tempo de recuperação depende do procedimento realizado e do organismo/cicatrização de cada indivíduo, demorando em média de 7 a 14 dias, se a cirurgia foi realizada apenas na gengiva.
Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.
A cirurgia plástica periodontal visa a correcção dos defeitos gengivais e dos tecidos moles do periodonto em zonas de comprometimento estético e funcional, tais como, o aumento da espessura gengival conferindo uma maior protecção, a correcção de recessões gengivais e alterações das papilas interdentárias.
A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.
Escove os dentes duas vezes por dia.
Uma boa massagem na gengiva, além de uma técnica de escovação que estimula o crescimento da gengiva na direção da superfície de mastigação, são os “segredos” para que a gengiva não sofra retração. Sempre escove todas as superfícies de seus dentes.
Como tratar a gengiva retraída
Limpeza profunda: o dentista pode usar instrumentos especiais para remover a placa bacteriana e o tártaro acumulados na raiz, no local em que a gengiva está retraída, um procedimento conhecido como alisamento radicular.
Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;Cuspa a solução;Repita duas a três vezes por dia.
Tratar o canal mata a raiz do dente? Verdade. De maneira genérica, tratar o canal significa remover os nervos de um dente que foram expostos a uma contaminação ou agressão. Quando isso acontece, qualquer tipo de irrigação sanguínea cessa, o que também elimina a dor — uma espécie de “morte” do canal.
Como colocar folha A4 no Word 2016?
O que são colônias e como funcionam?
Como saber qual a unidade de medida no AutoCAD?
Quantas gotas de espasmo Flatol um adulto toma?
Quanto tempo demora para cair pontos no IUPP?
Como deixar as letras minúsculas no teclado do notebook?
O que usar para colar glitter no chinelo?
Como ficar com nome invisível no FF?
Como usar o macro de um mouse?
Como podemos usar a energia elétrica de maneira racional?
Como preparar o melão São Caetano para diabetes?
Como por exemplo é redundante?