Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
O luto é um estágio normal de quando perdemos alguém ou algo importante em nossas vidas, mas pode ser preocupante quando se prende à pessoa, vira algo sem fim e a impede de viver como antes. Esse estado é chamado de luto patológico.
O primeiro passo do tratamento envolve a conscientização sobre o processo de luto. É apresentado ao paciente as diferentes fases. Entre elas, alarme, torpor, procura, depressão e reorganização. Assim, o terapeuta começa o tratamento para mudança de foco.
O processo de luto é bem difícil e envolve questões emocionais, psicológicas e, em alguns casos, tem consequências físicas também....
O “luto normal” é o processo pelo qual o indivíduo compreende e aceita a perda do ente querido, adaptando-se à condição de viver sem aquela pessoa. Mesmo a tristeza, o choro, a saudade e as lembranças ainda presentes. Mas a questão não é não sentir a perda, mas como ela é sentida e administrada.
Ainda assim, a Associação Americana de Psiquiatria definiu alguns parâmetros para ajudar a identificar o luto patológico, que não é saudável e que deve ser tratado. A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um.
Trata-se de potencializar os recursos individuais de cada pessoa, mas também de oferecer o apoio social necessário para acabar com o isolamento. Em qualquer caso, o objetivo principal da terapia do luto não é esquecer o falecido, e sim transformar o processo para que a lembrança da pessoa não cause um bloqueio.
O presente artigo tem como objetivo abordar o processo de luto, bem como os seus fatores envolventes, através do apoio de referencial teórico, onde se inclui a distinção entre o luto normal e o luto patológico.
São evocadas experiências positivas vividas com a pessoa que já não está. Desfruta-se da vida cotidiana e são estabelecidas metas futuras. O luto é um processo normal que requer uma preparação pessoal que nem sempre é fácil de ser realizada.
Como melhorar a absorção de vitaminas no organismo?
Quem ganhou o jogo Flamengo ou floresta?
Quais são os pilares do processo?
Qual laranja produz o ano todo?
Qual a melhor enzima para intolerância à lactose?
Como fazer um PGR passo a passo?
Pode tomar Selene durante a menstruação?
Quantos km a Fazer 150 2014 faz por litro?
O que constitui a Otan atualmente?
Quantas calorias o corpo gasta em repouso?