Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.
O luto é um estágio normal de quando perdemos alguém ou algo importante em nossas vidas, mas pode ser preocupante quando se prende à pessoa, vira algo sem fim e a impede de viver como antes. Esse estado é chamado de luto patológico.
O primeiro passo do tratamento envolve a conscientização sobre o processo de luto. É apresentado ao paciente as diferentes fases. Entre elas, alarme, torpor, procura, depressão e reorganização. Assim, o terapeuta começa o tratamento para mudança de foco.
O processo de luto é bem difícil e envolve questões emocionais, psicológicas e, em alguns casos, tem consequências físicas também....
O “luto normal” é o processo pelo qual o indivíduo compreende e aceita a perda do ente querido, adaptando-se à condição de viver sem aquela pessoa. Mesmo a tristeza, o choro, a saudade e as lembranças ainda presentes. Mas a questão não é não sentir a perda, mas como ela é sentida e administrada.
Ainda assim, a Associação Americana de Psiquiatria definiu alguns parâmetros para ajudar a identificar o luto patológico, que não é saudável e que deve ser tratado. A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um.
Trata-se de potencializar os recursos individuais de cada pessoa, mas também de oferecer o apoio social necessário para acabar com o isolamento. Em qualquer caso, o objetivo principal da terapia do luto não é esquecer o falecido, e sim transformar o processo para que a lembrança da pessoa não cause um bloqueio.
O presente artigo tem como objetivo abordar o processo de luto, bem como os seus fatores envolventes, através do apoio de referencial teórico, onde se inclui a distinção entre o luto normal e o luto patológico.
São evocadas experiências positivas vividas com a pessoa que já não está. Desfruta-se da vida cotidiana e são estabelecidas metas futuras. O luto é um processo normal que requer uma preparação pessoal que nem sempre é fácil de ser realizada.
Porque os egípcios não comiam pão com os hebreus?
O que é interdisciplinaridade na Educação Infantil?
Como Desencardir lençóis coloridos?
Como colocar ícone na barra de tarefas Windows 10?
Quais aspectos podem ser considerados como desafios ao professor de Geografia na escola atual?
Como se preparar para entrar na Polícia Rodoviária Federal?
Qual exercício é bom para engordar?
Qual a função do pensamento crítico como pode ser feito e ajudar o convívio em sociedade?
Como personalizar cores no Google planilhas?
Qual é o contrário da palavra salgado?
Quais são os princípios básicos da pedagogia de Rousseau?
Quais os tipos de calcificação patológica?
Qual é o significado da palavra ficante?
Qual é a fruta que é rica em vitamina B?
Como limpar meu sapato com bicarbonato?