Quanto tempo dura a garantia do fabricante?

Pergunta de Leticia Iara de Monteiro em 27-05-2022
(49 votos)

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

Qual o prazo de garantia do fabricante?

Estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal dá à pessoa que fez a compra, a partir do recebimento do produto, 30 dias para reclamar de eventuais problemas caso o produto tenha duração curta (como um alimento) e 90 dias se for durável (como uma geladeira).


Quem é responsável pela garantia loja ou fabricante?

Em resumo, se o produto é fabricado no Brasil, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança do produto é o fabricante. Se o produto é importado, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança é o importador e eventualmente o comerciante.

O que a garantia do fabricante cobre?

IMPORTANTE: GARANTIA é somente para DEFEITO DE FABRICAÇÃO (artigo 12, CDC); A garantia não cobre defeitos de manuseio, deterioração natural ou danos de terceiros, mau uso; O serviço ou pedido somente será efetuado se estiver dentro do prazo da garantia (legal ou contratual);

Quando começa a contar a garantia?

O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto - aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto -, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Direito de Garantia: Quanto Tempo de Garantia Têm os Produtos e Serviços? Posso Trocar?!


20 curiosidades que você vai gostar

O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre garantia?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Quanto tempo é a garantia da loja?

Atualmente, o CDC estabelece prazo de 30 dias para o consumidor reclamar por problemas aparentes em serviços e produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Esse é o período da garantia legal, obrigatória, a ser concedida pelo fornecedor.

O que é que a garantia cobre?

Em geral as garantias cobrem apenas defeitos de fábrica, o que significa que, apenas falhas de software, ou seja, a parte tecnológica ou algum problema oriundo do processo de fabricação serão cobertos pela garantia, dessa forma são excluídos casos como: Desgastes de uso.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).



Outras questões

Quantas uvas tem um cacho de uva?

Quanto vale a Marlboro?

O que leva um homem a falhar na hora do sexo?

O que o cianeto faz na cadeia respiratória?

Quais as principais características de uma declaração?

O que quer dizer Vênus em Câncer?

Quais são os 4 fatores do movimento da dança?

Quais as frutas com baixo teor de potássio?

Quantas pessoas foram salvas na arca de Noé?

Como saber se tenho comportamento infantil?

Quais misturas podem ser separadas por destilação simples?

O que são genes de reparo do DNA?

Quais histórias são utilizadas na educação infantil?

Qual o efeito da arginina no corpo humano?

Quando emitir CTe ou nota fiscal de serviço?

Quando é que uma função é Injectiva?

Como preparar forma de teflon para uso?

O que significa a Kyuubi?

É perda total ou perda total?

Pode usar relógio com vestido de festa?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com