Quanto tempo dura a garantia do fabricante?

Pergunta de Leticia Iara de Monteiro em 27-05-2022
(49 votos)

A garantia legal é estabelecida pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor) e independe de previsão em contrato. A lei garante e ponto. Assim, você tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável (um alimento, por exemplo), ou 90 dias se for durável (uma máquina de lavar, por exemplo).

Qual o prazo de garantia do fabricante?

Estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia legal dá à pessoa que fez a compra, a partir do recebimento do produto, 30 dias para reclamar de eventuais problemas caso o produto tenha duração curta (como um alimento) e 90 dias se for durável (como uma geladeira).


Quem é responsável pela garantia loja ou fabricante?

Em resumo, se o produto é fabricado no Brasil, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança do produto é o fabricante. Se o produto é importado, o responsável por defeitos de qualidade ou de segurança é o importador e eventualmente o comerciante.

O que a garantia do fabricante cobre?

IMPORTANTE: GARANTIA é somente para DEFEITO DE FABRICAÇÃO (artigo 12, CDC); A garantia não cobre defeitos de manuseio, deterioração natural ou danos de terceiros, mau uso; O serviço ou pedido somente será efetuado se estiver dentro do prazo da garantia (legal ou contratual);

Quando começa a contar a garantia?

O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto - aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto -, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

Direito de Garantia: Quanto Tempo de Garantia Têm os Produtos e Serviços? Posso Trocar?!


20 curiosidades que você vai gostar

O que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre garantia?

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.

Quanto tempo é a garantia da loja?

Atualmente, o CDC estabelece prazo de 30 dias para o consumidor reclamar por problemas aparentes em serviços e produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Esse é o período da garantia legal, obrigatória, a ser concedida pelo fornecedor.

O que é que a garantia cobre?

Em geral as garantias cobrem apenas defeitos de fábrica, o que significa que, apenas falhas de software, ou seja, a parte tecnológica ou algum problema oriundo do processo de fabricação serão cobertos pela garantia, dessa forma são excluídos casos como: Desgastes de uso.

O que a garantia não cobre?

A garantia não cobre o mau uso pelo consumidor e, regra geral, os manuais de usuários desse tipo de produtos alertam sobre essa questão, portanto, a garantia só cobre defeitos ou vícios do produto (art. 12, III).



Outras questões

Qual é a maior ONG do mundo?

Como saber se o número é fixo ou celular?

Quantas páginas se ler em 1 hora?

Quem são os pais de Tobey Maguire?

Qual era o conhecimento de Jó acerca de Deus?

Qual Cartão dá desconto no cinema?

O que é consumidor para a Teoria Finalista?

Qual a melhor divisão de treino?

Quantos km Tem em torno da Cidade Administrativa?

O que é uma garantia contratual?

O que pode substituir o corante?

Como se escreve o barulho de uma sirene?

Como tirar o segundo Tick do WhatsApp 2021?

Que tipo de doença é essa TDAH?

Quantos volumes tem Demon Slayer 2021?

Quais as principais características de um sistema ERP?

Como colocar o adobe como padrão?

Quem foi Herodes na época de Jesus?

Como fazer o cabelo crescer muito rápido caseiro?

O que é uma cavidade patológica?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com