A fase lútea tem início após a ovulação. Ela dura aproximadamente 14 dias (a menos que ocorra fecundação) e termina pouco antes da menstruação.
A contagem do ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação. Essa primeira fase, chamada folicular, dura entre cinco e 12 dias. É nesse período que ocorre o crescimento dos folículos, que vão liberar o óvulo pronto para ser fecundado.
Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.
Caso não aconteça a gestação o corpo lúteo permanece por cerca de duas semanas até se tornar o corpo albicans (branco, do latim). Por outro lado, caso ocorra a gestação, o corpo lúteo irá produzir progesterona até aproximadamente a 12ª semana de gestação, quando então a placenta irá tomar essa função.
São elas:
Fase Proliferativa: Quando o endométrio está com a menor espessura, totalmente descamado. Essa fase coincide com o fim da menstruação e é o momento em que o estrogênio libera células que aumentam sua espessura. Fase Secretora: Ocorre durante o período fértil.
A menstruação é o sangue que sai pela vagina devido à descamação do endométrio, a camada mais interna do útero. Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
Tem também efeitos em outros órgãos, nomeadamente mamas. É por este motivo que, na fase lútea, sintomas como maior tensão mamária e algumas alterações intestinais (maior obstipação ou “intestino preso”) são habituais. A temperatura basal aumenta ligeiramente (cerca de 0,5 grau celsius).
As mudanças hormonais da fase lútea são associadas com os sintomas pré-menstruais comuns que muitas pessoas têm, como mudanças de humor, dores de cabeça, acne, inchaço, e sensibilidade nos seios. Se um óvulo é fecundado, a progesterona do corpo lúteo dá suporte para uma gravidez inicial (15).
Isso é chamado de fase proliferativa porque o endométrio (tecido do útero) se torna mais grosso, mais espesso. O endométrio é mais fino durante a menstruação, e engrossa através dessa fase até a ovulação ocorrer (9). O útero faz isso para criar um lugar onde um óvulo potencialmente fecundado pode se implantar e crescer (10).
Esta fase dura aproximadamente 14 dias, exceto quando ocorre a fertilização, e termina imediatamente antes da menstruação. Os ciclos são muito curtos, normalmente menores que 24 dias, mais de 3 dias com corrimento tipo borra de café, aborto de primeiro trimestre e principalmente ciclos irregulares.
O que fazer quando o seguro-desemprego é negado?
Quanto custa emplacamento Mercosul?
O que é a Lei Complementar 840?
Como funciona o financiamento imobiliário do Banco do Brasil?
Como faço para solicitar o cartão do DB?
Como faço para solicitar o policiamento preventivo em meu bairro?
Como solicitar reembolso a Unimed Rio?
Por que as aves têm ossos porosos?
Como são chamadas as marcas deixadas pelos seres humanos?
O que são os termos da multiplicação?
Quais os requisitos necessários para aplicação da responsabilidade tributária do 135 do CTN?
Como são chamados os centros de ossificação endocondral?
Como são chamados os neurônios que recebem estímulos do meio ambiente?
Qual o nome de um filho de um semideus?
Como eram chamadas as pessoas que defendiam o fim da escravidão no Brasil?