Com o acordo extrajudicial, o juiz terá o prazo de 15 (quinze) dias a contar da distribuição do acordo para analisar o acordo, e se caso entender necessário designar uma audiência para proferir sentença com a expedição de alvará de recebimento. Ou seja, ficou bem mais rápido para o empregado receber!
Com a Reforma, as verbas trabalhistas devem ser pagas em até 10 dias após a rescisão do contrato de trabalho, prazo contado em dias corridos, com a exclusão do dia do começo e inclusão do dia de vencimento, de acordo com o disposto no artigo 477, parágrafo 6º da CLT.
A nova lei trabalhista trouxe a possibilidade da demissão por comum acordo. Isso significa que o empregado que pedir para sair da empresa poderá negociar com o patrão o direito a receber metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS e metade do aviso prévio indenizado.
No acordo de demissão o empregado recebe metade do valor devido de aviso prévio, quando indenizado, metade da multa do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Porém, esse trabalhador não terá direito ao seguro-desemprego.
3. Como pedir demissão por acordo trabalhista. O acordo trabalhista de demissão só funciona se tanto a empresa quanto o colaborador estiverem de acordo com os termos do encerramento do contrato de trabalho. A empresa não pode obrigar ou coagir um funcionário para que ele concorde com um acordo trabalhista.
26 curiosidades que você vai gostar
Quais são os direitos garantidos?Saldo de salário (inclusive banco de horas)13º salário proporcional.Férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3.Aviso prévio (se for cumprido pelo empregado)
Neste cenário, é comum que as empresas procedam ao acerto rescisório, liberando para o empregado o FGTS referente ao contrato de trabalho supostamente extinto e as guias do seguro desemprego, mas o empregado terá que devolver a multa 40%.
E no caso da rescisão por acordo o empregado terá direito as seguintes verbas trabalhistas: Metade do aviso prévio, se indenizado; Indenização de 20% sobre o saldo do FGTS; Todas as demais verbas trabalhistas (férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, saldo de salário)
Ao fechar um acordo trabalhista com a empresa, o colaborador consegue acessar boa parte do seu FGTS, e receber todas as suas outras verbas rescisórias em até 30 dias corridos. E, apesar do funcionário perder o direito ao seguro desemprego, ele consegue resguardar alguma quantia para se manter financeiramente.
Qual o jeito certo de passar roupa?
Como o relâmpago sai do oriente?
Como passar roupa de couro sintético?
O que é preciso para ser um pedagogo hospitalar?
Como passar os contatos do celular para o E-mail?
Porque o ovo precisa ser chocado?
Como saber se um poliedro e convexo?
Qual a função do supervisor de equipe?
Como aplicar gel redutor na barriga?
Como transferir os dados de uma conta do Google para outra?
Como um policial deve agir quando ver um crime fora de seviço?
Como deixar os cílios bem grandes e separados?
Como passar uma frase para o Direct speech?
O que acontece quando um país desvaloriza sua moeda?
Como passar segurança para meu filho?
Quando os avós morrem os netos tem direito a pensão?
Como é possível desenvolver a navegação em rios de planalto?
O que vem primeiro selador ou massa corrida?