Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos.
Para ter o ovo bem cozido, mas com clara e gema macias como o da foto, assim que água começar a ferver, conte 1 minuto e desligue o fogo. Mantenha o ovo submerso por 10 minutos e só então retire da água e descasque (passe na água fria antes se achar necessário). Fica TOP!
A forma mais simples de descobrir se o ovo está cozido é observando a casca após alguns minutos de cozimento. Se a casca está quebrada, significa que o ovo já está cozido. Contudo, se você procura um ovo mal cozido, com gema mole, não espere até a casca quebrar porque isso significa que o ovo cozinhou demais.
“Durante a fervura, o aquecimento da superfície não é uniforme. Uma parte se dilata mais que a outra, por isso a casca acaba se quebrando”, afirma o farmacêutico João Usberco, também do Anglo.
Como você sabe, os alimentos contêm água (em maior ou menor proporção), e quando colocamos as comidinhas para fritar, ao mergulhá-las no óleo fervente — cujo ponto de ebulição é mais alto do que o da água — , o líquido presente em sua composição é vaporizado instantaneamente, formando bolhas.
19 curiosidades que você vai gostar
Mas, e se a casca do ovo rachar? Se for cozinhar ovos que estejam com a casca rachada, coloque um pouco de vinagre na água e as claras não sairão pelas rachaduras.
Um ovo quebrado com as membranas internas expostas não deve ser consumido. Ao ficar quebrado no local de venda, o alimento está exposto a inúmeros fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde. ... Por ser resistente, não é possível tirar a bactéria da casca do ovo, mesmo lavando o alimento.
O vinagre é acrescentado por um motivo simples: ele “tapa” as rachaduras do ovo. Sua composição contém substâncias que, de certa forma, coagulam as proteínas do ovo, o que impede que o ovo estoure e fique deformado. Quando adicionado antes de ferver, o vinagre impede que os ovos rachem, mantendo a casca junta.
Você pode optar por escalfar o ovo. O ovo é quebrado em um copo ou tigela de qualquer tamanho e, em seguida, deslizado suavemente em uma panela de água a aproximadamente 75 graus Celsius (167 ° F) e cozido até que a clara do ovo se solidifique, mas a gema permanece macia.
Respondemos: em média, um ovo cozido sob boa refrigeração pode durar até uma semana. Para tanto, é necessário levá-lo para a geladeira em, no máximo, duas horas após o seu cozimento. E não se esqueça de guardá-lo dentro de um pote com tampa!
Coloque o ovo, um por vez, dentro do copo e fique de olho nesses sinais: se o ovo afundar e ficar de lado no fundo do copo, é sinal de que está fresquíssimo! Se o ovo afundar e ficar “em pé” no fundo do copo, é sinal de que ele está próprio para consumo. Porém, se o ovo boiar, é sinal de que não está fresco.
Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.
Os ovos devem ser colocados ainda na água fria. Se colocar na água fervente, o choque térmico rachará a casca.
Conte os minutos. Para gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos. Para a gema cremosa, 7 minutos. Para o ovo mollet (clara cozida firme e gema mais líquida), 6 minutos.
Coloque os ovos delicadamente em água fervente e deixe cozinhar. Para obter um ovo mole, deixe ferver de 3 a 5 minutos. Tire o ovo da água fervente e mergulhe-o em água com gelo para interromper o cozimento.
A. Deixe o ovo, com casca, completamente imerso em vinagre de álcool por 5 minutos. Não prolongue muito esse tempo, pois o ácido acético do vinagre reage com o cálcio da casca do ovo, tornando-a elástica e impossível de ser quebrada sem destruir o ovo.
- Coloque solução de ácido acético até metade do recipiente e mergulhe o ovo nessa solução.
...
Observe o que acontece:O ovo afunda no vinagre;Há formação imediata de bolhas;Após alguns minutos o ovo flutua;Depois de alguns dias o ovo afunda;As bolhas desaparecem e resta uma fina película em volta da clara e da gema.
O experimento do ovo saltitante é feito da seguinte forma: Coloque o ovo dentro do frasco transparente, cubra-o completamente com vinagre e deixe em repouso de 2 a 3 dias. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O ovo pode ser cru ou cozido, a depender do tipo de ovo saltitante que você vai querer.
No entanto, ele só “fica ruim” quando começa a se decompor por causa de bactérias ou mofo. Na verdade, ovos podem estar perfeitamente bons para comer por muitas semanas.
Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado).
Como explicamos anteriormente o fato de um ovo estar velho não quer dizer que ele esteja ruim, de forma alguma. O passar do tempo muitas vezes não afeta a qualidade do alimento. Sendo assim, ele pode estar velho e mesmo assim ser próprio para o consumo, mantendo a sua qualidade e todos os seus nutrientes.
Modo de Fazer:
Coloque os ovos em uma panela e cubra com água e leve ao fogo baixo. Eu prefiro no fogo baixo, pois assim não se corre o risco deles racharem. Assim que começar a ferver marque o tempo. Para obter o ovo todo duro deixe ferver por 7 a 10 minutos.