Enquanto a gestação humana dura longos nove meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.
O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote pode variar entre 10 a 30 minutos.
Sintomas de prenhez em cadelas: quais sãoFalta ou redução considerável de apetite.Aumento dos mamilos, que também ficam mais escuros e com pele mais fina e sensível.Aumento da barriga.Cansaço e mal-estar físico.
De acordo com a Dra. Jullia Ferreira Cabidelli Galletti, médica-veterinária clínica geral da Petz, o normal é que a cadela produza leite por, pelo menos, 30 dias após o parto. “Tudo dependerá da quantidade de filhotes e de como essa fêmea será estimulada pela frequência de amamentação”, explica.
A confirmação da gravidez, no entanto, só pode ser feita por volta do 21º dia depois do cruzamento, quando um veterinário poderá realizar uma ultrassonografia - ou mesmo uma outra avaliação como a palpação abdominal, que é mais econômica mas menos certeira que o ultrassom.
21 curiosidades que você vai gostar
De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.
Semelhante ao enjoo matinal nos humanos, a sua cadela poderá vomitar, nas fases iniciais da gravidez. Se os vómitos persistirem, ou tiver alguma preocupação, contacte o seu médico veterinário. Começará a ganhar peso, a partir dos 35 dias de gestação, aumentando gradualmente até 50% acima do seu peso normal.
Por isso, uma sugestão que pode ajudar a aumentar a quantidade de leite da cadela é justamente apostar em ração para cães em crescimento. Assim, além de ela produzir mais leite, os pequenos filhotes terão um aporte nutricional muito interessante para o seu desenvolvimento.
A cachorra “acredita” que irá ter uma ninhada e, assim, as glândulas mamárias podem até mesmo produzir leite. Quando produzido em grande quantidade, o leite pode começar a “endurecer” nas mamas, criando nódulos e inflamações, o que pode ser, consequentemente, um tipo de mastite.
Se possível, rasgue papéis ou junte paninhos para montar um ninho. Quanto mais normal o ambiente, mais a gata ou cachorra vai se sentir confortável e mais fácil será o parto”, explica Rita Rocha, coordenadora adjunta do curso de Medicina Veterinária da PUCPR.
O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela. Esse odor costuma ser mais acentuado que outros odores relacionados ao período do cio.
Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.
Uma maneira de saber se a cadela terminou de parir é fazer uma radiografia ou ultrassom antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando.
Se os fetos estiverem mortos dentro do útero, o médico veterinário decidirá se tem que operar ou se existe a possibilidade de usar medicamentos para abortar, o mais comum e indicado é operar a cadela e retirar o útero, pois a chance de desenvolver uma infecção uterina e muito grande, normalmente nesses casos a cadela ...
O primeiro sintoma de uma gravidez psicológica na cadela é o aumento da produção de leite, denominada “lactação de pseudogestação”. Os níveis de progesterona e de estradiol aumentam até atingirem o mesmo ponto em que se encontrariam no caso de uma gestação real.
As secreções amarela, marrom e esverdeada não estão relacionadas com câncer. Isso ocorre quando o ducto mamário se alarga, ou seja, fica dilatado, o que faz com que o material secretado fique contido no interior. Quando o ducto está cheio, o líquido é extravasado pelo mamilo.
Cadela com mama inchada durante o cio
Fêmeas que não foram esterilizadas desenvolvem uma leve inflamação nas mamas e na vulva durante o período de cio. As mamas podem parecer mais inchadas do que o normal alguns dias antes e durante o cio. Esse inchaço geralmente não deve ser acompanhado por nenhum tipo de secreção.
O alimento mais indicado é uma ração para filhotes, pois além de possuir uma maior quantidade de proteína e energia, também a formulação é rica em vitaminas e minerais e possui uma digestão mais fácil.
Cadela não tem leite – Alimentação especial da cadela
Além de água comum, kefir e leite fermentado, você pode adicionar caldos de carne e leite de vaca à dieta. Também preste atenção aos suplementos de cálcio. Sobre esse assunto, é melhor consultar um veterinário para evitar excedentes.
As recém mamãs amamentam a sua ninhada, durante 6-8 semanas, mas podem ser lentamente introduzidos alimentos sólidos aos cachorros, a partir das 3-4 semanas de idade. À medida que ocorre o desmame, reduza o consumo de alimento da cadela, gradualmente, até que volte à sua dose habitual antes da gravidez.
“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.
Cadela que não pega cria tem que ter investigados os seus ovários. Também pode ser que o útero de sua mascote esteja anatomicamente comprometido, fatores hormonais e uso de medicações também precisam ser lembrados. Depois disso, três são as correntes que podem explicar por que a cadela não pega cria.
De fato, não é incomum que um ou dois filhotes nasçam mortos durante o parto. Há muitas razões para um filhote de cachorro nascer morto, incluindo aquelas relacionadas ao seu tamanho, posição no canal de parto e infecções maternas.
A partir dos 25 dias de gestação, por meio do exame de ultrassom, ou após os 35 dias, quando o médico pode realizar a palpação, é possível saber se a cadela está prenha ou não, bem como descobrir quantos filhotes ela terá.
Entre em contato com o veterinário.
Depois, ligue para o veterinário e agende um exame nos animais mortos. É importante descobrir se os irmãozinhos vivos estão sob algum risco e se a mãe possui algum problema de saúde que a impede de dar crias de novo. Se você tiver a placenta, inclua ela junto aos animais mortos.
Como citar um relatório técnico ABNT?
Como minimizar os danos do cigarro?
Como referenciar um livro traduzido ABNT?
Como fazer referência de trabalho apresentado em congresso?
Como referenciar um artigo científico com mais de um autor?
Como referenciar artigo de revista ABNT?
Como citar parecer jurídico ABNT?
Como era o trabalho até o desenvolvimento do modo de produção capitalista?
Como fazer citação de mais de 3 autores?
Como fazer referência do site Nova Escola?
Como reduzir a resistência à insulina?
O que falar pro Castiel no EP 7?
O que fazer para parar a paralisia do sono?
Como trabalhar como afiliado Digital?
Como recorrer multa Detran RJ online?
Como recuperar banco de dados do PS4?