A grávida, geralmente, sente o bebê mexendo pela primeira vez na barriga entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, ou seja, no final do 4º mês ou durante o 5º mês de gravidez.
A maioria das mulheres sente os primeiros movimentos entre as semanas 16 e 20 da gestação, e este é um momento muito especial. Talvez você sinta o bebê mexer um pouco mais cedo ou mais tarde. Não se preocupe se não sentir os primeiros movimentos logo.
Algumas maneiras de estimular o bebê ainda na barriga são:
Tocar ligeiramente na barriga. ...
Colocar fones de ouvido na barriga. ...
Contar histórias para o bebê ...
Fazer exercícios na água. ...
Pegar sol todos os dias.
O que pode começar com pequenos choques passando pela sua barriga, pode mudar para uma sensação como se tivesse bolhas estourando aqui e ali, e depois se torna algo mais nítido, quando você saberá com certeza que "opa, ele está chutando!" Às vezes, você também vai sentir o bebê soluçando.
Na primeira gestação, você vai demorar um pouco mais para sentir os chutes e mexidas do seu bebê. Por volta da semana 18 ou 20, pode perceber vibrações suaves em sua barriga. No início, sente as movimentações do bebê como ar ou gases, ou como uma sensação de bolhas estourando ou ondulações.
35 curiosidades que você vai gostar
Para sentir o bebê se mexendo, uma ótima dica é deitar de barriga para cima, depois de jantar, sem mexer muito, prestando atenção no bebê, pois a maioria das gestantes relata que é mais frequente sentir o bebê durante a noite.
Para os bebês, comprimir o útero pode ocasionar dificuldade em receber nutrientes e oxigênio pelo cordão umbilical ou placenta e em casos mais graves, pode contribuir para um parto prematuro.
Normalmente a mulher consegue sentir o bebê mexer nitidamente pela primeira vez por volta da 18º a 21ª semana de gestação. Antes desse período os movimentos do bebê mais parecem umas tremidinhas, às vezes umas borboletas voando pelo abdômen.
Os movimentos do bebê iniciam por volta de 8 semanas, entretanto a gestante irá sentí-los por volta de 16 a 20 semanas. O bebê se move, chuta, dorme, acorda, engole e urina. Você pode começar a sentir uma sensação leve de movimento na parte baixa de seu abdôme.
No segundo mês da gravidez, pode ser que você sinta alguns dos seguintes sintomas:
Alterações de humor.
Enjoo matinal.
Desejos e aversões alimentares.
Leve inchaço das mãos e pés.
Queimação e indigestão.
Constipação.
Flatulência.
Fadiga.
A mãe ainda não consegue sentir os movimentos do bebê. Mas isso não quer dizer que ele não se mexa. Na 8ª semana de gestação, ele está desenvolvendo-se a todo vapor. Sua musculatura começa a formar-se, mas por ser tão pequenininho seus movimentos ainda não conseguem ser identificados pela mãe.
Os movimentos da barriga podem ser de diversas origens e não somente por conta de uma gestação em andamento. Quando há gravidez inicial, esses tremores também podem ser efeito da distensão uterina. Quando útero começa a esticar devido à evolução da gravidez, podem provocar sintomas semelhantes às mexidas do bebê.
A sensação de barriga tremendo ocorre, principalmente, em pessoas com tendência a formar excesso de gases, mas também é comum durante a gravidez, no período menstrual e nos casos de síndrome do intestino irritável. Todas essas são situações podem ser resolvidas de forma simples e não oferecem riscos de vida.
Como saber se estou grávida? Veja os principais sintomas:
Atraso na menstruação;
Enjoos e vômitos;
Sensibilidade e aumento das mamas;
Aumento da frequência urinária.
Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Os principais sintomas de um aborto espontâneo são:
Febre e calafrios;
Corrimento vaginal com mau cheiro;
Perda de sangue pela vagina, que pode começar com uma cor amarronzada;
Dor abdominal forte, tipo uma intensa cólica menstrual;
Perda de líquidos pela vagina, com ou sem dor;
Perda de coágulos de sangue pela vagina;
Os bebés respondem aos impulsos do açúcar no sangue. Mas atenção, não é preciso comer doces. Um lanche saudável, como uma fatia de queijo, torradas com manteiga, iogurte grego, frutas e nozes, vão provocar o efeito desejado.
O cansaço e o sono excessivo surgem no primeiro trimestre, não tendo, em um primeiro momento, nada a ver com o peso do feto ou com o tamanho da barriga.
Durante as 12 primeiras semanas de gravidez, não há grandes diferenças entre o feto masculino e o feminino. Nesse período, o bebê se desenvolve na barriga da mãe, partindo de uma única célula, que se multiplica e se transforma em estruturas fetais, criando tecidos, órgãos e sistemas.
Uma pulsação na barriga pode ser apenas os batimentos cardíacos sentidos através da artéria aorta, mas também pode indicar um aneurisma nessa mesma artéria. Gravidez não provoca pulsação na barriga e, mesmo que a mulher esteja grávida, não é possível sentir o coração do bebê bater.
“Quando o bebê se movimenta normalmente, isso significa que está recebendo oxigênio e nutrientes (via placenta) o suficiente”, afirma o especialista.
A tremedeira é um dos sintomas que podem acontecer com o corpo da nova mamãe depois que o bebê nasce.
A sensação de barriga tremendo pode surgir devido a uma série de fatores – desde gases intestinais, muito comuns durante a gestação, até o ciclo menstrual – mas, normalmente, eles não oferecem risco à gestante.
Qual a temperatura normal do focinho do gato?
Como se estrutura um texto expositivo argumentativo?
Como funciona o empréstimo na loja Lebes?
Como funciona o encaminhamento médico?
Como fazer a apresentação de um texto?
Como fazer urso de pelúcia fácil?
Como funciona um detector de plágio?
Como construir um triângulo escaleno com regua e compasso?
Qual é o melhor site para encurtar links?
Como fazer uma apostila em PDF?
O que passar primeiro condicionador ou máscara?
Como economizar no telhado embutido?