Até mesmo as mulheres que tem seus ciclos menstruais regulados podem ter sua menstruação com alguns dias de atraso sem problema nenhum. A menstruação pode atrasar em média 10 dias da data esperada e pode ocorrer por diversos motivos além de uma gravidez, como é o caso de transtornos emocionais ou físicos.
Vale esclarecer que ultrapassar a data da menstruação em poucos dias é comum, inclusive para as mulheres com menstruações regulares. Porém, a partir de 15 dias, já é considerado um atraso que necessita ser observado. Nesse sentido, a primeira suspeita para menstruação atrasada é uma possível gravidez.
É preciso ressaltar ainda que não existe uma regra que defina por quanto tempo a ansiedade atrasa a menstruação. Esse retardo pode ser de apenas alguns dias ou, até mesmo, meses.
Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.
Para saber se a menstruação atrasada é necessário saber como funciona seu ciclo menstrual e qual a previsão da próxima menstruação. Se não descer no dia esperado o dia posterior é contado como primeiro dia do atraso menstrual.
29 curiosidades que você vai gostar
O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual.
Um dos efeitos secundários frequentes da pílula do dia seguinte é atrasar a menstruação, podendo acontecer 5 a 7 dias depois da data esperada.
Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
Sim, menstruação atrasada na adolescência é normal. Os primeiros anos que se seguem a primeira menstruação são caracterizados por irregularidade menstrual. Os ciclos menstruais podem ser longos, durando mais de 40 dias entre uma menstruação e outra.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
O estresse pode atrasar a menstruação porque ele mexe com a mesma região do cérebro (o eixo hipotálamo-hipófise), onde é produzida uma série de hormônios, entre eles o folículo estimulante (FSH), que tem total influência sobre a sua ovulação e, consequentemente, sobre o seu ciclo.
Seu problema principal deve ser depressão ou ansiedade. Doenças psicológicas, normalmente escolhem um órgão (órgão alvo, diferente para cada pessoa) para repassar parte da dor psicológica e aliviar a tensão interna, transformando isso em sintomas físicos, como no seu caso sangramento vaginal.
O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.
Primeiros 7 dias
Corrimento vaginal cor-de-rosa. ...
Corrimento mais espesso. ...
Cólica e inchaço abdominal. ...
Cansaço fácil e sono excessivo. ...
Mamas sensíveis e escurecimento da aréola. ...
Atraso ou falta da menstruação. ...
Dor no fundo das costas. ...
Aversão a cheiros fortes.
Porém, o mais comum, são os primeiros sintomas de gravidez surgirem apenas entre a 5ª e 6ª semana da gestação. Segundo o Dr. Márcio, “Neste período, muitas mulheres apresentam a sensação de mamas aumentadas, doloridas e até as temidas náuseas, alterações hormonais típicas do período”, esclarece.
A cólica fora do período menstrual pode ser bastante incômoda e ter diversas causas, sendo normal durante a ovulação ou no início da gravidez, no entanto pode também ser indicativo de doenças como endometriose, mioma ou doença inflamatória pélvica, principalmente se acontecer com frequência ou todos os meses.
Viroses comuns, como gripo, ou infecções simples, como cistite ou amigdalites, podem ser suficientes para atrasar a menstruação. Ganhar peso ou emagrecer em pouco tempo também é uma causa para o atraso menstrual. Uma tireoide que funcional mal também pode causar alterações no ciclo.
Pode acontecer da menstruação atrasar por mais de 2 meses, por conta de fatores externos e hormonais, sem que a mulher esteja grávida. Se isso acontece, pode ser sintoma de diversas patologias do sistema reprodutor feminino, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?
Chá de gengibre. Essa raiz é quase um deus dos chás! ...
Chá frio de folhas de rabanete. ...
Chá de orégano. ...
Chá de sene. ...
Compressa de gelo para parar menstruação. ...
Vinagre. ...
Gelatina. ...
Infusão de tomilho.
Você pode achar que sua menstruação está atrasada, mas isso pode ser uma variação natural do seu ciclo normal. Muitas mulheres passam por alguma variação de mês em mês nos seus ciclos, normalmente cerca de dois ou três dias; por isso, sua menstruação pode vir no 27º dia em um mês e no dia 33º dia em outro.
Chás para descer a menstruação atrasada
Chá de gengibre. O chá de gengibre é considerado seguro na gravidez, desde que utilizado em doses baixas de até 1 grama e por um máximo de 3 a 4 dias seguidos. ...
Chá de sene. ...
Chá frio de folhas de rabanete. ...
Chá de orégano.
A pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação devido ao desequilíbrio hormonal que ela provoca. Após o uso da medicação, o organismo precisa se readaptar e reajustar o ciclo menstrual. Isso pode demorar algum tempo a depender de qual momento do ciclo menstrual você utilizou a pílula do dia seguinte.
Ou seja, a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação até 1 mês. Por isso, a mulher que tomou a pílula do dia seguinte e não menstruou até 4 semanas após o uso, deverá procurar um serviço de saúde para investigação de possível gravidez.
Sim, é possível. O atraso irá depender de como o organismo reage à pílula e do ponto do ciclo menstrual em que a mulher está. A pílula pode atrasar a menstruação em 3 semanas. Isso porque o hormônio contido nela bagunça todo o ciclo menstrual, e pode levar de 1 a 2 meses para que ele se normalize.
O que é que tem depois do espaço?
Como sacar o FGTS inativo no caixa eletrônico?
Como mostrar o amor de Deus para as pessoas?
Como estimular a produção de endorfina?
Como medir a resistência muscular localizada?
O que fazer para manter o corpo hidratado?
Como funciona o Defensoria Pública?
Como você caracteriza o espaço?
Como funciona o americanas mercado?
Como ligar a antena parabólica na TV digital?
Como saber se uma pessoa está sentindo sua falta?
Como saber se uma empresa e comercial exportadora?
Como o corpo tem sido visto na sociedade hoje?
Quais as etapas da psicoterapia breve?