Em média, cada brasileiro desperdiça 41,6 kg de alimentos por ano. O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015) desperdiçando cerca de 35% da sua produção anualmente.
Você sabia que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados? São 41 mil toneladas de comida jogadas fora por dia enquanto uma em cada nove pessoas passam fome no país, segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil.
No Brasil, cerca de 10% dos alimentos também são desperdiçados na casa dos consumidores, ainda que o país tenha uma alta taxa de rejeição ao desperdício de alimentos.
No Brasil, os números também impressionam. Por ano, jogamos fora 26,3 milhões de toneladas de alimentos, enquanto 14 milhões de brasileiros passam fome. Este montante desperdiçado poderia satisfazer as necessidades nutricionais de 11 milhões de pessoas.
No Brasil, grande parte do desperdício de alimentos acontece durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo.
18 curiosidades que você vai gostar
O desperdício de alimentos ocorre quando a produção excedente não encontra absorção do mercado. Portanto, os produtos acabam estragando devido a problemas no armazenamento, dificuldades de transporte, assim como nas sobras de supermercados.
Quested: O desperdício de alimentos gera todos os impactos ambientais da produção de alimentos (uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, exacerbação da perda de biodiversidade, emissões de gases de efeito estufa) sem nenhum dos benefícios de alimentar as pessoas.
O chamado "Índice de Desperdício de Alimentos 2021" apresenta um número quase assustador: em 2019, foram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Isso sugere que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo.
Estima-se que 41 mil toneladas de comida são jogadas diariamente fora, de acordo com dados divulgados ano passado pelo WFP (Programa Mundial de Alimentos) no Brasil. Enquanto isso, também já foi detectado que uma em cada nove pessoas passam fome no país.
Brasil desperdiça alimentos, enquanto milhões passam fome.
Tamanho da fome no Brasil
Dos 116,8 milhões de pessoas atualmente em situação de insegurança alimentar, 43,4 milhões (20,5% da população) não contam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estão passando fome (insegurança alimentar grave).
Além de grãos, o Brasil produz por ano cerca de 35 milhões de toneladas de tubérculos e raízes (mandioca, batata, inhame, batata doce, cará, etc.). Comida básica para mais de 100 milhões de pessoas. A agricultura brasileira produz, ainda, mais de 40 milhões de toneladas de frutas, em cerca de 3 milhões de hectares.
O Brasil deixou o chamado Mapa da Fome em 2014 com o amplo alcance do programa Bolsa Família – estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) baseado em dados de 2001 a 2017 mostrou que, no decorrer de 15 anos, o programa reduziu a pobreza em 15% e a extrema pobreza em 25%.
De acordo com dados do Datasus, entre 2008 e 2017, ano dos últimos dados consolidados, o Brasil registrou 63.712 óbitos por complicações decorrentes da desnutrição. Isso representa uma média de 6.371 mortes por ano e 17 mortes por dia. O levantamento foi realizado pelo jornal Estadão.
O Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Isso significa que a água não chega ao seu destino final: as residências dos brasileiros. Essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano.
Segundo a pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos. Desses, 43,4 milhões (20,5% da população) não contavam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estavam passando fome (insegurança alimentar grave).
Mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano enquanto 820 milhões passam fome, diz ONU.
Estamos falando da insegurança alimentar, uma situação crítica que compromete a saúde individual, coletiva e até o desenvolvimento do país. “É um termo utilizado quando uma pessoa não tem acesso regular e permanente de alimentos em quantidade e qualidade suficiente para sua sobrevivência.
Segundo informações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura(FAO), são produzidas anualmente 3,8 bilhões de toneladas de alimento ao redor do mundo. Sendo a China e os Estados Unidos os dois primeiros maiores produtores.
Quanto mais alimento jogado fora, mais caro ele fica. Um relatório feito em 2013 apontou que, em escala mundial, o desperdício de alimentos custa 750 bilhões de dólares por ano. Além das consequências econômicas o impacto do desperdício de alimentos do meio ambiente é enorme.
Por ano o mundo produz cerca de 5.200 bilhões de toneladas de alimento, o que seria mais do que suficiente para alimentar toda a população mundial.
Em todo o mundo, mais de 800 milhões de pessoas passam fome, apontam.
Isso porque para serem produzidos, os alimentos necessitam do consumo de água e do uso da terra, e ao longo do processo de produção e preparo emitem mais de 3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa para a atmosfera, impactando diretamente no clima.
Desperdício de alimentos: prejuízos ambientais
Cada um desses elementos pode representar um grande impacto no planeta. Maior necessidade de transporte e geração de energia representa uma maior emissão de CO², por exemplo. Mais agrotóxicos no meio ambiente pode afetar espécies nativas, rios e lençóis freáticos.
Atualmente, um dos problemas mundiais que mais assolam o planeta é a fome. Por esse motivo, evitar o desperdício de alimentos é fundamental para criar hábitos mais sustentáveis, não só para cuidar do planeta, como também para criar uma conscientização a respeito dos problemas relacionados à fome.
Como dar permissão de administrador Pelo cmd?
Qual é o comportamento de uma pessoa orgulhosa?
Qual o maior artilheiro das eliminatórias Sul-americanas?
Qual o país que já é ano novo?
Qual é a principal característica do taylorismo e do Fordismo e do Toyotismo?
O que rima com a palavra pobre?
Qual objetivo de trabalhar formas geométricas na educação infantil?
O que é a rentabilidade das vendas?
Quanto custa uma drenagem linfática na barriga?
Quantas baratas comemos por ano?
Que horas é produzido o cortisol?
Pode tirar mofo com vinagre de maçã?